Mundial SBK, 2022, Aragón - Pole de estreia para Baldassarri nas SSP

Balda fez a pole apesar de queda

O piloto italiano vindo da Moto2 bateu o recorde de todas as voltas no seu caminho para a pole position apesar de uma queda no final da sessão

andardemoto.pt @ 9-4-2022 10:55:00 - Paulo Araújo

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp


A primeira sessão da Tissot Superpole no Campeonato Mundial de Supersport de 2022 foi um caso dramático com o estreante Lorenzo Baldassarri (Evan Bros. SSP Yamaha Team) a reclamar a sua primeira pole position na sua estreia no Pirelli Aragón Round, apesar de ter caído na Curva 9.

O tempo por volta de Baldassarri ficou a mais de três décimos de distância dos seus rivais, ao mesmo tempo que estabeleceu a fasquia antes da primeira corrida da SSP da época.



PARTINDO DA FRENTE: um estreante, um Campeão e um competidor

O melhor tempo de Baldassarri foi de 1:52.706s e ele foi o único piloto a rodar no escalão de 1:52s, pois rodou mais de três décimos à frente do Campeão Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) em segundo lugar. Significa que Baldassarri tornou-se apenas o terceiro piloto a reclamar uma pole position de estreia nas SSP depois de Ruben Xaus em Kyalami em 1999 e Andrea Locatelli em Aragón em 2020.

Apesar do seu ritmo espantoso, a sessão de Baldassarri terminou prematuramente quando ele teve um acidente na Curva 9. Aegerter fez um melhor tempo de 1:53.050s, enquanto vai em busca de uma vitória na sua defesa do título, com a estrela turca Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing) em terceiro. Antes de uma bandeira vermelha a cinco minutos do fim, Öncü tinha subido três décimos depois de dois sectores, ao mostrar um ritmo forte na ronda de abertura da época.



MISTURADO NA LINHA DOIS: Ducati em quarto lugar

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing) foi o piloto da Ducati mais bem colocado quando a Panigale V2 fez a sua estreia nas SSP. Bulega estava a meio segundo do incrível ritmo de Baldassarri e vai alinhar ao lado do holandês Glenn van Straalen (EAB Racing Team) no quinto lugar; o melhor resultado Superpole da sua carreira nas SSP. O suíço Marcel Brenner (VFT Racing) vai começar a Corrida 1 e a Corrida 2 a partir do sexto lugar, depois de uma forte exibição ao terminar como o mais alto classificado das SSP Challenge.



A VER O PROGRESSO

Dando início à Corrida 1 e à Corrida 2 a partir da linha três, Federico Caricasulo (Althea Racing) começará ambas as corridas a partir do sétimo lugar enquanto procura lutar pelos pódios e ganhar mais uma vez, alinhando à frente do antigo companheiro de equipa Jules Cluzel (Yamaha GMT94) no oitavo lugar.

O pole de Aragón de 2021 só conseguiu agora um 1:53.841s na Superpole, enquanto apenas 0,002s separaram Brenner em sexto e Cluzel em oitavo.

O estreante Yari Montella (Kawasaki Puccetti Racing) completou o top nove com uma volta 0,027s mais lenta do que Cluzel.

andardemoto.pt @ 9-4-2022 10:55:00 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp