SSP, 2022, Catalunha - Aegerter vence apesar de despiste

Duas vitórias mais

O Campeão reinante saiu fora da pista na Volta 12, mas com alguns tempos de volta espantosos conseguiu recuperar, suplantando o trio principal de Öncü, Manzi e Baldassarri  

andardemoto.pt @ 25-9-2022 15:37:06 - Paulo Araújo

O atual Campeão Dominique Aegerter (Yamaha Ten Kate) ripostou de uma má partida e de uma excursão fora de pista para reclamar a sua segunda vitória e ampliar a sua liderança do Campeonato para 36 pontos com quatro rondas restantes na época de 2022.

Aegerter partiu da pole position, mas baixou no início da corrida e teve de lutar para voltar ao grupo da frente a fim de limitar os danos na classificação do Campeonato.

Depois de ter trabalhado de volta ao quarto lugar, Aegerter saiu de pista na Curva 1 na Volta 12, custando-lhe mais tempo enquanto procurava ultrapassar Lorenzo Baldassarri (Evan Bros. Yamaha), Can Öncü (61, Kawasaki Puccetti) e Stefano Manzi (Dynavolt Triumph).

O Campeão reinante deu uma série de voltas rápidas para recuperar o grupo, e logo começou a abrir caminho através dos três pilotos que o precediam.

Na volta 15, Aegerter passou de quarto para segundo no interior na Curva 1, antes de, na mesma volta, passar o líder de longa data Öncü na Curva 4 para levar a sua 12ª vitória da época, igualando o recorde de vitórias de Andrea Locatelli numa época, e o seu 30º pódio de SSP, ao alargar a sua liderança do Campeonato para 36 pontos sobre Baldassarri.


Enquanto isso, houve uma feroz batalha pela segunda, terceira e quarta posições entre Öncü, Manzi e Baldassarri.

Por fim, Öncü e Manzi acabaram por fazer um intervalo de dois segundos para Baldassarri e a dupla lutou até ao final da corrida pela segunda posição.

Manzi cruzou a linha em segundo lugar, mas foi despromovido um lugar por exceder os limites da pista na Curva 9 na última volta, promovendo Öncü para segundo e Manzi para terceiro.

Baldassarri reivindicou o quarto lugar com mais de quatro segundos de vantagem sobre Niki Tuuli (MV Agusta Reparto Corse).

Tuuli tinha cruzado a linha atrás de Federico Caricasulo (Althea Racing) mas o piloto italiano foi despromovido um lugar por exceder os limites da pista na última volta, promovendo Tuuli para quinto com Caricasulo em sexto.


Em sétimo ficou Bahattin Sofuoglu (MV Agusta Reparto Corse), melhor colocado no SSP Challenge e apenas 0,001s à frente de Yari Montella (Kawasaki Puccetti) que reclamou o nono lugar.

A distância entre Tuuli e Montella no final da corrida foi de pouco mais de um segundo no final da corrida de 20 voltas na dura batalha pela quinta posição. Estavam mais de um segundo à frente de outra feroz batalha, enquanto Leonardo Taccini (Yamaha Ten Kate) e Adrian Huertas (Kawasaki MTM) lutavam pelo nono lugar.

Taccini acabou de ultrapassar Huertas nessa batalha por 0,040s, e o italiano obteve o seu melhor resultado de sempre nas SSP.

andardemoto.pt @ 25-9-2022 15:37:06 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto