BMW Alpha Concept - pronta para Bonneville Salt Flats.
A história desta moto com carenagem “torpedo” começou há cerca de dois anos na Turquia. Uma parceria pouco provável acabou por transformá-la numa realidade americana!
andardemoto.pt @ 28-2-2017 11:57:27
A Alpha Concept foi desenhada por Mehmet Doruk Erdem um designer turco que tem uma paixão pelo desenho de motos improváveis.As suas criações em 3D, de motos inspiradas, segundo o autor, na “world’s fastest Indian”, com linhas fluidas e detalhes realistas, são bem conhecidos e divulgados por toda a internet.
Mas foi construída pelo preparador americano Mark Atkinson, um construtor do Utah, veterano dos recordes de Bonneville Salt Flats, capaz de fazer de raiz os seus próprios motores para as suas próprias motos exclusivas.
Ao ver pela primeira vez o desenho da Alpha Concept, Mark Atkinson ficou imediatamente rendido às suas linhas perfeitas e cheias de força que reflectem a perfeição da anatomia do grande tubarão branco, outro dos fascínios do artista turco.
Makr (maker = construtor), como é conhecido o génio americano, começou imediatamente a pensar como conseguiria passar o modelo de desenho 3D para a realidade, e construir uma “land speed racer”.
Por detrás das linhas estonteantes da BMW Alpha Concept esconde-se o coração de uma BMW K75, acidentada, que Makr tinha na sua garagem. A BMW K75 foi uma moto lançada pela marca alemã em 1985 (manteve-se em produção até 1995) desenvolvida em paralelo com a BMW K100, com quem partilha grande parte da tecnologia, mas cujo motor em vez de 4 cilindros, apresenta apenas 3.
A K75 marcou a diferença pela sua suavidade do motor que provém da integração de um veio de equilíbrio mais bem balanceado. O seu formato de paralelepípedo, com os cilindros inclinados num ângulo de 90º para a esquerda e a cambota posicionada do lado direito, proporcionavam uma assimetria estética que valeu às motos da série K a alcunha de “tijolo voador”.
Injecção electrónica Bosch, ABS (nos modelos a partir de 1990) e um sistema electrónico de diagnóstico avançado que controlava a baterias, as luzes e o próprio ABS, promoviam um excelente desempenho e uma grande facilidade de condução.
Na Alpha Concept o motor tricilíndrico debita bastante mais do que os 65cv (a versão europeia original debitava 75 cavalos) já que está equipado com um turbo-compressor, pelo que o arranque de 0 a 100km/h também deve ser inferior aos 4,7 segundos do modelo de série.
Repare nos pormenores da construção, e na "manete" das mudanças, accionada pelo joelho esquerdo!
Será que ainda vamos ver a "voar" sobre o sal de Bonneville?
Veja o vídeo
Veja mais imagens da BMW Alpha Concept
andardemoto.pt @ 28-2-2017 11:57:27
Clique aqui para ver mais sobre: BMW - Notícias