Bimota KB4 apanhada em testes na estrada
A desportiva retro que será o segundo modelo nascido da ligação com a Kawasaki já está a testar em estradas públicas. A nova Bimota KB4 entra na derradeira fase de desenvolvimento antes de começar a produção.
andardemoto.pt @ 26-5-2020 18:08:00
Depois
da exótica Tesi H2 que utiliza o motor sobrealimentado da Ninja H2, a Bimota já
está bastante avançada no desenvolvimento do segundo modelo nascido da ligação
entre a marca italiana e os japoneses da Kawasaki.
Inspirada na histórica KB1 de 1977, a nova Bimota KB4 apenas se deu a conhecer
através de imagens criadas por computador.
Mas a versão de produção começa a ganhar uma forma real, pois será no próximo
Salão de Milão EICMA que a KB4 será oficialmente revelada ao público. Nesse sentido,
a Bimota iniciou agora uma nova fase de desenvolvimento: testes em estradas
públicas.
Leia também – Bimota KB4: Uma desportiva
retro com mecânica moderna
As imagens que pode ver neste artigo foram captadas num momento em que o
protótipo de desenvolvimento parou para abastecer o depósito de combustível.
Apesar da Bimota continuar sem indicar novidades técnicas, sabemos já que o
motor que equipa a KB4 será o quatro cilindros em linha que a Kawasaki utiliza
na Z1000SX.
Isso significa que a desportiva retro italiana deverá ter uma potência de 143
cv e 111 Nm de binário. Isto se o motor não sofrer melhoramentos. Por exemplo,
ao nível do sistema de escape, o protótipo revela um escape muito semelhante,
para não dizer igual, ao da Z1000SX.
No entanto a Bimota é mais conhecida pela forma como desenvolve a ciclística
das suas motos. E no caso da KB4 estamos perante um conjunto de elementos que
garantem um comportamento de topo.
O quadro tubular será uma estrutura tipo treliça. A isso juntam-se suspensões
Öhlins, com algumas informações não confirmadas a deixarem no ar a
possibilidade de serem suspensões eletrónicas, e travagem a cargo da Brembo,
com pinças dianteiras Stylema de quatro pistões.
Não sabemos ainda qual será a abordagem da Bimota em relação às opções
eletrónicas.
Sendo que a Kawasaki já tem um “pack” eletrónico comprovado e evoluído, com
diversos modos de motor, ABS com função “cornering”, controlo de tração, entre
outras ajudas à condução, não será de estranhar que a Bimota opte por replicar
este conjunto eletrónico na nova KB4.
Com uma carenagem frontal a fazer recordar as desportivas dos anos 70, a Bimota
não esconde que o cariz desta KB4 é mesmo de pura desportiva. Poisa pés
elevados e posicionados mais atrás, enquanto os avanços fixos abaixo da mesa de
direção deixarão o condutor bastante deitado sobre o depósito, assumindo uma
postura mais agressiva.
andardemoto.pt @ 26-5-2020 18:08:00
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