Magni Italia 01/01 – O tributo merecido a Arturo Magni
O pequeno construtor italiano criou uma moto que serve de homenagem a Arturo Magni. O fundador da Magni está agora imortalizado na nova Magni Italia 01/01. Fique a conhecer os detalhes desta moto bem especial com motor MV Agusta de três cilindros.
andardemoto.pt @ 8-1-2021 11:47:45
Para o
comum dos motociclistas, o nome Magni poderá não significar muito. Talvez
imaginem que seja um fabricante italiano de componentes especiais para motos
italianas. Em particular para a MV Agusta. Mas poucos estarão conscientes da
importância que a Magni tem no mundo das duas rodas.
Uma importância conquistada ao mesmo ritmo que o seu fundador, Arturo Magni,
ajudava marcas como a Gilera, Cagiva e principalmente a MV Agusta a conquistarem
vitórias nos Grandes Prémios.
A ligação especial de Arturo Magni à MV Agusta permitiu-lhe, enquanto diretor
técnico do conhecido Reparto Corse da casa de Varese, amealhar nada menos do
que 38 títulos mundiais de pilotos, ajudando nomes como Giacomo Agostini, John
Surtees, Phil Read ou ainda Mike Hailwood a atingirem o sucesso e o estatuto de
ícones no mundo do motociclismo.
Para os diferentes fabricantes também foi importante a presença de Arturo. Foi
sob a sua liderança que foram conquistados outros 37 títulos de Construtores.
Eventualmente, Arturo Magni decidiu abandonar o mundo da competição e fundou em
1977 a marca Magni Motorcycles. Infelizmente Arturo faleceu há cinco anos, mas
a sua pequena marca Magni continua a trabalhar para criar motos especiais. E o
mais recente exemplo desse trabalho é a Magni Italia 01/01.
Criada pela equipa que trabalha na pequena fábrica na região da Lombardia, a
Magni Italia 01/01 foi especialmente criada para imortalizar o fundador deste
pequeno fabricante italiano. Linhas retro de inspiração nas motos de competição
dos anos 60 e 70 do século passado, que se interligam a uma motorização
moderna.
O motor da Magni Italia 01/01 é um três cilindros em linha de 800 cc. Fabricado
pela MV Agusta (obviamente!), este é o mesmo motor que encontramos em modelos
como a Brutale. A Magni não revela se foram feitas algumas alterações à unidade
motriz, mas a Magni Italia 01/01 ostenta um esbelto sistema de escape
assimétrico: duas ponteiras do lado direito, e uma única no lado esquerdo.
Como manda a tradição, o quadro em tubos de aço foi cuidadosamente fabricado
para garantir uma condução desportiva e ágil. A pequena semi-carenagem frontal
foi criada exclusivamente para a Magni Italia 01/01, seguindo o princípio
iniciado por Arturo de que “Podemos dar à moto um aspeto desportivo mas deixamos
à vista toda a beleza da estrutura mecânica do seu propulsor”.
O nível de atenção aos detalhes é impressionante.
A Magni socorreu-se exclusivamente de fornecedores italianos no momento de
selecionar os diferentes componentes da ciclística. Na travagem encontramos
componentes Brembo, com destaque para os discos de 320 mm e pinças de quatro
pistões, montados em jantes de raios com assinatura da JoNich Wheels. As jantes
foram modificadas em exclusivo para a Magni Italia 01/01.
A forquilha dianteira de aspeto clássico foi trabalhada pelos especialistas da
ORAM, e até mesmo os punhos em pele foram feitos especificamente para esta moto
única pela Ariete Sandro Mentasti, replicando o design dos punhos dos anos 70.
Sem contar com o motor MV Agusta ou o painel de instrumentos, talvez a outra parte mais moderna nesta Magni
Italia 01/01 sejam os seus pneus Metzeler Racetec RR K1, que garantem uma aderência
perfeita ao asfalto.
Infelizmente, e se o caro leitor já estava a pensar em enviar um e-mail à Magni
Motorcycles a a questionar sobre o valor a pagar para ter uma na sua garagem, e
tal como o nome da moto indica, a Magni Italia 01/01 não será disponibilizada
para venda ao público. Foi criada para imortalizar o nome de Arturo Magni.
Galeria de fotos Magni Italia 01/01
andardemoto.pt @ 8-1-2021 11:47:45
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews