MotoGP 2021 Portugal – Quartararo na “pole position” e Miguel Oliveira arranca de 10º

Piloto português sofreu uma queda naquela que seria a sua última tentativa na Qualificação 2 de MotoGP. Miguel Oliveira arranca de 10º para o Grande Prémio de Portugal, enquanto Fabio Quartararo beneficia de bandeiras amarelas que “roubam” a Francesco Bagnaia a “pole position”.

andardemoto.pt @ 17-4-2021 15:03:02

As emoções estiveram bem altas naquela que foi uma excelente qualificação a contar para o Grande Prémio de Portugal.

Na categoria rainha MotoGP, a “pole position” só ficou decidida no último momento, enquanto as esperanças lusas caíram por terra quando Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) perdeu o controlo da sua moto na curva “Craig Jones” e terminou aí a sua qualificação.

Depois de Marc Márquez (Repsol Honda) ter batido Joan Mir (Suzuki Ecstar) na Qualificação 1, e assim os dois espanhóis passaram para a decisiva Qualificação 2, os últimos 15 minutos das MotoGP em pista proporcionaram um excelente espetáculo, com emoção até ao fim e também muita estratégia.

Para as cores lusas a qualificação de MotoGP não correu de feição.



Miguel Oliveira lutou para conseguir subir na tabela de tempos, e naquela que seria uma das suas últimas tentativas de volta rápida, e certamente lhe permitiria estar num lugar nas duas primeiras filas da grelha de partida, perdeu a frente da sua KTM RC16 quando entrou na curva “Craig Jones”.

Uma violenta queda a mais de 190 km/h, que felizmente, e de acordo com as informações para já disponíveis, não causou problemas físicos ao piloto português.

Assim, Miguel Oliveira arranca de 10º para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP que tem o seu início marcado para as 13H00 deste domingo.



Enquanto isso, e com bastante drama à mistura precisamente pelas bandeiras amarelas que foram mostradas devido à queda de Miguel Oliveira, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) acaba por assegurar a “pole position” com novo recorde absoluto do Autódromo Internacional do Algarve: 1m38.862s!

Mas o piloto francês esteve quase para não ser o “pole man” em Portugal. Tudo porque o italiano Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), numa última tentativa sensacional, rodou mesmo em 1m38.494s, o que lhe daria recorde e “pole position”.

No entanto a última volta do italiano da Ducati foi cancelada por ter passado no setor de bandeiras amarelas devido à queda de Miguel Oliveira, e assim Bagnaia viu ser-lhe “roubada” a hipótese de arrancar para o terceiro grande prémio da temporada da primeira posição.

A acompanhar Quartararo na primeira fila da grelha de partida temos ainda Alex Rins (Ecstar Suzuki), com o espanhol a fazer uma qualificação “debaixo do radar”, quase a passar despercebido, mas finalmente a conseguir concretizar uma boa qualificação. Será um piloto a ter em conta. A fechar a primeira fila da grelha de partida temos ainda Johann Zarco (Pramac Ducati), que depois de destruir a sua Desmosedici GP21 nos momentos iniciais, regressou à box e saiu com a sua segunda moto para terminar em 3º.


Uma última palavra para a prestação de Marc Márquez (Repsol Honda).

Depois do esforço adicional de ter de passar pela Qualificação 1, o piloto espanhol, que, relembramos, está aqui a fazer a sua primeira corrida após nove meses de ausência devido a lesão grave, mostrou-se algo incomodado com o seu braço direito.

Apesar de clinicamente apto e de ter realizado bons tempos nos treinos e qualificação, em que terminou com o 6º tempo, Marc Márquez está ainda longe do nível físico exigido para pilotar uma MotoGP ao longo de várias voltas.

Nem mesmo o facto de ter passado grande parte da Q2 na box, a descansar, indo para a pista apenas nos últimos cinco minutos, permitiu que Márquez estivesse ao seu melhor nível. Ainda assim o espanhol da Repsol Honda mostrou um bom ritmo, mas a sua resistência física será posta à prova na longa e dura corrida de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve.

Quer saber a que horas são as corridas de amanhã? Então clique aqui!

andardemoto.pt @ 17-4-2021 15:03:02


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP