Troféu Clássicas Luís Carreira: Team Clássico Racing volta a dominar na 2ª prova

No passado domingo dia 19 de Maio de 2013 realizou-se a segunda prova do Troféu Nacional de Motos Clássicas – Circuito Luís Carreira no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril. Os lugares cimeiros voltaram a ser conquistados por Alberto Pires e Fernando Pedrinho Martins do Team Clássico Racing.

andardemoto.pt @ 23-5-2013 12:36:11

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Alberto Pires apresentou-se no Estoril em excelente forma, destacando-se dos outros pilotos logo nas duas primeiras voltas na sua Yamaha RD 350 LC YPVS, isolando-se na vitória com 50 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, que ficou em 2º lugar. O piloto bracarense conjugou a sua técnica com o suporte técnico dos engenheiros do ISVOUGA, que realizaram testes na sua máquina incidindo sobretudo na aerodinâmica, suspensões e carburação.

Para Fernando Pedrinho Martins, esta foi a sua primeira corrida a seco com uma Yamaha TZ e apesar das dificuldades no arranque, ao falhar uma passagem de caixa, conseguiu manter um ritmo mais elevado, desembaraçando-se de Hermano Sobral e de André Caetano, obtendo o segundo lugar na C3.

A Classe C2 ficou marcada pela ausência do vencedor do ano passado, José Figueiredo, e do vencedor da primeira etapa em Braga, Paulo Barbosa, o que permitiu a João Leandro alcançar a vitória na sua Triumph Bonneville 750. A completar o pódio ficaram Francismo Monteiro (Yamaha XS 500) e o veterano Fernando Matos Sousa (Honda CBR 600F).

Vasco Rodrigues liderou a classe C1 na sua BMW R50/5, vencendo sem dificuldade Daniela Saraiva (Yamaha TZR 125), a única senhora em prova.

Segundo Alberto Pires, “a prova de Braga correu muito bem mas eram vários os problemas que tinham de ser resolvidos para poder aspirar a lutar por um lugar no pódio”, referiu Alberto Pires, após repetir o triunfo bracarense. “Fizémos quatro testes, em momentos distintos, e conseguimos melhorar o comportamento do motor e da ciclística. A dimensão do domínio nos treinos e na corrida é apenas proporcional ao esforço e conhecimento dos engenheiros do ISVOUGA - António Nicolau e Lindolfo Sol - na procura das soluções para ultrapassar as limitações da RD. É um facto que conseguiram transformá-la numa moto de competição!”

Já Fernando Pedrinho Martins afirmou estar “felicíssimo pelo resultado da equipa, pois voltámos a dominar por completo, à imagem do sucedido em Braga, só que desta feita em piso seco. O Alberto Pires deu-nos uma autêntica ‘abada’ e, sem qualquer precalço, não estou bem a ver como será possível batê-lo em pista. A equipa está a colher os frutos do investimento de dois anos de desenvolvimento da RD 350 LC, com muita dedicação, método, treino, análise e empenho do professor António Nicolau e do engenheiro Lindolfo Sol. Parabéns para eles.

No que toca à minha corrida, falhei escandalosamente a passagem de caixa para segunda e o Hermano Sobral e o António Sousa Machado passaram-me em plena aceleração. A minha estratégia de corrida era seguir o Alberto até onde fosse possível, de modo a evoluír a minha pilotagem com a TZ, já que esta é apenas a minha segunda corrida com tão exigente moto, e a primeira em seco. Há todo um mundo de referências e afinações por descobrir, face a adversários que correm com as suas montadas há dois anos ou mais. O ‘Maninho’ Sobral estava com dificuldades e era visível que nos estava a travar o ritmo de corrida. Foi então, quando me preparava para atacar na travagem da recta interior o Tom Sousa Machado, que vi o Sobral perder uma ponteira de escape, que se atravessou na frente do Tom, felizmente sem consequências de maior para ele. Quando passeio o Sobral, concluída a segunda volta, o Alberto era uma miragem e limitei-me a conservar a minha posição e assegurar o pleno em termos de resultados, para a equipa.

Tenho muito para evoluir em termos de rapidez e confiança com esta moto. Resta-me, por isso, agradecer a todos os que connosco colaboraram e vieram ao Estoril dar o seu apoio, em particular ao António Cristina e ao Sérgio Carvalho, que assistiram a TZ”.

A próxima jornada do Troféu será disputada novamente em Braga no dia 2 de Junho de 2013.




Classificação Estoril 1

PosPilotoMotoClasseTempo
Alberto PiresYamaha RD 350 LC 31kC316’44’’657
F. Pedrinho MartinsSpondon TZ 350GC3+51’’584
André CaetanoHonda CB 900F Bol d’OrC3+1’04’’665
Hermano SobralYamaha TZ 350GC3+1’05’’865
António Sousa MachadoYamaha TZ 350GC3+1’10’’386
João LeandroTriumph Bonneville 750C2+1 volta
Francisco MonteiroYamaha XS 500C2+1 volta
Fernando Matos SousaHonda CBR 500FC2+1 volta
Vasco RodriguesBMW R50/5C1+1 volta
10ºGermano PereiraHonda CB 900F Bol d’OrC2+1 volta
11ºCláudia SaraivaYamaha TZR 125C1+2 voltas



Classificação Geral TNC 2013 

PosPilotoMotoClassePontos
Alberto PiresYamaha RD 350 LC 31kC350
F. Pedrinho MartinsSpondon TZ 350GC340
João LeandroTriumph Bonneville 750C238
Francisco MonteiroYamaha XS 500C236
Fernando Matos SousaHonda CBR 500FC227
António Sousa MachadoYamaha TZ 350GC327
Hermano SobralYamaha TZ 350GC326
Paulo BarbosaBMW R76/6C225
Daniela SaraivaYamaha TZR 125C124
10ºVasco Rodrigues BMW R50/5C124
11ºJosé FigueiredoYamaha XS 500C220
12ºAndré Caetano Honda CB 900F Bol d’OrC316
13ºGermano Pereira Honda CB 900F Bol d’OrC213

andardemoto.pt @ 23-5-2013 12:36:11

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp