Dakar 2020 apresentado em Portugal

As provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de 2020, que se realizarem até ao mês de Junho, vão permitir que um piloto de SSV possa ter inscrição gratuita no Dakar 2021. Mas não só!

andardemoto.pt @ 18-6-2019 08:14:00

Os responsáveis do Dakar estiveram ontem, 17/06/2019, em Lisboa para a apresentação da edição 2020 daquela que é a prova rainha do todo-o-terreno mundial. O evento realizado pela Amaury Sport Organisation (ASO) em colaboração com a Federação de Motociclismo de Portugal e que contou com a presença de Charles Cuypers, Diretor do serviço de concorrentes do Dakar e Thierry Viardot, Coordenador Técnico do evento, decorreu ao longo de todo o dia.

Logo de manhã houve um workshop dirigido aos preparadores e responsáveis das equipas portuguesas, tendo sido apresentados os novos regulamentos técnicos e as alterações desportivas a implementar na próxima edição do Dakar. A parte técnica focou-se essencialmente nas motas e nos SSV, nos quais Portugal assume uma posição muito forte no panorama mundial.


Depois deste Workshop que teve lugar no anfiteatro da sede da Federação de Motociclismo de Portugal, houve um almoço com pilotos, ex-participantes no Dakar e potenciais participantes na próxima edição, onde foi também, tal como tinha acontecido na parte da manhã, apresentado o Dakar Challenge que arranca em Portugal já a partir de setembro próximo.

O Dakar Challenge coloca de novo Portugal na rota do Dakar, agora por via do campeonato nacional da modalidade (CNTT), e engloba duas partes distintas: começa com o ‘Road to Merzouga’ que permitirá a um piloto de moto e outro de SSV terem acesso a inscrição oferecida pela ASO para o Merzouga Rally 2020. O eleito será aquele que conseguir melhor pontuação no somatório das duas provas que ainda falta disputar esta temporada: a Baja TT Idanha-a-Nova e a mítica Baja Portalegre 500.


Para 2020, o Dakar Challenge prossegue por via do ‘Road to Dakar’. Assim, as provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se realizarem até ao mês de Junho, vão permitir que um piloto de SSV possa ter inscrição gratuita no Dakar 2021, igualmente pelo critério da pontuação conjunta dessas provas. Um prémio que está todavia apenas ao alcance de Rookies, ou seja, pilotos estreantes tanto em Merzouga como no Dakar.

O campeonato português passará assim a ter uma ligação mais estreita e direta à marca Dakar, num intercâmbio que se pretende interessante para ambas as partes, com a promoção do Dakar em Portugal e com a divulgação Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno além-fronteiras.
A terceira parte da apresentação do Dakar em Portugal, decorreu da parte da tarde e prosseguirá ainda amanhã, compreendendo visitas da equipa técnica do Dakar a alguns dos mais relevantes preparadores de SSV em Portugal.

andardemoto.pt @ 18-6-2019 08:14:00


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto