MotoGP S. Marino – Miguel Oliveira arranca de 19º e Viñales da "pole position"

Numa qualificação atribulada onde Marc Marquez e Valentino Rossi voltaram a “chocar” em pista, o português Miguel Oliveira assegurou a 19ª posição na grelha de partida para o Grande Prémio de São Marino. Da “pole position” vai arrancar o espanhol Maverick Viñales, que superou um surpreendente Pol Espargaró em KTM.

andardemoto.pt @ 14-9-2019 19:16:37

A qualificação de MotoGP para o Grande Prémio de São Marino teve um pouco de tudo: emoção até ao fim, batalha mais quente entre dois dos maiores rivais do paddock, e algumas surpresas.

A “pole position” ficou nas mãos do espanhol Maverick Viñales. O piloto da Monster Energy Yamaha capitalizou de um esforço final para bater um surpreendente Pol Espargaró (Red Bull KTM Factory), que aproveitou da melhor forma a boleia de Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) para alcançar um segundo lugar nesta qualificação de MotoGP em Misano. Quartararo por sua vez, e depois de ter sido sempre bastante rápido nos treinos, volta a começar uma corrida da primeira fila da grelha.

Quanto ao momento mais quente em pista nesta qualificação, voltou a ter como protagonistas dois velhos conhecidos: Marc Marquez e Valentino Rossi.


Na Qualificação 2, e quando já não tinham muitas hipóteses de melhorar, tanto Marquez como Rossi estavam numa última tentativa de conseguir melhorar os seus tempos. Rossi estava na frente de Marquez, mas no famoso “Curvone” o campeão e líder do campeonato passou o rival italiano.

Mas Marquez alargou a trajetória logo a seguir, e na travagem para a curva 14 Valentino Rossi aproveitou para lançar-se numa trajetória interior e passar Marc Marquez novamente. O italiano não conseguiu manter a trajetória interior e alargou, comprometendo tanto a sua volta como a de Marquez.

Assim, Marquez vai arrancar de 5º, enquanto Rossi vai arrancar em Misano da 8ª posição.


Quanto ao português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3), e depois de uma boa performance na terceira sessão de treinos livres, onde por muito pouco não assegurou a passagem direta à Qualificação 2, acabou por ter de passar pela Qualificação 1.

Infelizmente o “rookie” luso não conseguiu repetir o andamento dos treinos livres, sofrendo com a falta de tração da sua KTM RC16. No final da Qualificação 1, Miguel Oliveira ficou com o 9º tempo

“Este dia começou muito bem para nós, pois fomos muito rápidos na terceira sessão de treinos livres. Mas na qualificação estava a sofrer bastante com a aderência na traseira. Fizemos algumas alterações na traseira da moto que não resultaram a 100%. De qualquer forma este fim-de-semana não tínhamos grandes expectativas, por isso quero fazer um bom arranque e possivelmente terminar nos pontos”, afirmou Miguel Oliveira após a qualificação de MotoGP para o Grande Prémio de São Marino.

andardemoto.pt @ 14-9-2019 19:16:37