Indian Challenger vence e é a primeira King of the Baggers!

Indian Motorcycle e Harley-Davidson enfrentaram-se no circuito de Laguna Seca. Uma corrida que permitiu definir quem é a King of the Baggers, título que fica para a Indian depois de Tyler O’Hara levar a Challenger à vitória com uma ultrapassagem fantástica no famoso “Saca Rolhas”.

andardemoto.pt @ 30-10-2020 12:41:28

Corridas de todos os tipos, utilizando veículos de todos os feitios, são realizadas em vários locais do mundo para regozijo dos fãs que se divertem com as quedas, ultrapassagens e até vitórias em cima da linha de meta. Mas se há veículos que provavelmente não pensávamos que seriam apropriados para competição em circuito fechado, esses veículos são motos do tipo bagger.

Essencialmente cruisers equipadas com malas laterais compactas e uma grande carenagem frontal, muitas vezes com sistemas áudio que oferecem, gratuitamente, concertos a todos aqueles que com elas partilham o asfalto, as bagger são motos para praticar turismo de moto “leve”.

Mas isso não impediu a realização de uma corrida especial que ficou conhecida como King of the Baggers.


O palco escolhido foi o icónico circuito de Laguna Seca e o seu famoso “Saca Rolhas”. E nada menos do que 13 pilotos aceitaram o desafio de participar nesta corrida especial, sendo que onze pilotos inscreveram motos da Harley-Davidson, enquanto apenas dois corajosos pilotos optaram por inscrever a Challenger da Indian Motorcycle.

Claro está que as motos foram bastante modificadas, quer em termos de performance dos motores V-twin, como também ao nível dos componentes de ciclística, principalmente nas suspensões, pois estes “monstros” com pesos perto dos 300 kg de puro metal – na versão de competição – necessitam de suspensões fortes o suficiente, e também travões, para se movimentarem com a graciosidade possível de curva em curva.

Apesar de não serem feitas para ir à procura do “apex” da curva ou até de bater recordes do circuito, as 13 baggers que entraram na primeira edição da corrida King of the Baggers proporcionaram momentos de pilotagem emocionantes, em particular a ultrapassagem que deu a vitória a Tyler O’Hara.



Conhecedor dos segredos de Laguna Seca, Tyler O’Hara e a sua Indian Challenger preparada pela S&S Cycle tiveram de lutar até à última volta para bater Hayden Gillim (Harley-Davidson Vance & Hines) e a outra Indian em pista, preparada pela Roland Sands Design e pilotada pelo veterano Frankie Garcia, que durante os treinos foi uma das estrelas em pista, ao ser catapultado por cima da sua Challenger quando a bagger realizou um violento “highside”.

E foi precisamente Frankie Garcia que posicionou a sua Indian Challenger logo na primeira posição assim que começou a corrida, embora a sua liderança tenha sido de curta duração pois o seu companheiro de marca, O’Hara, rapidamente assumiu a liderança e até conseguiu uma ligeira vantagem.

Tyler O’Hara, no entanto, não manteve a sua vantagem e a primeira posição acabou por cair nas mãos de Hayden Gillim e da Harley-Davidson a cinco voltas do final, pois O’Hara calculou mal uma trajetória e saiu de pista, deixando os seus rivais diretos passarem para a sua frente.


A partir desse momento Tyler O’Hara encetou uma recuperação metódica, e calmamente recuperou a desvantagem para os dois da frente, tendo primeiro ultrapassado Frankie Garcia, que assim caiu para terceiro, e a apenas duas voltas do fim, com uma espetacular manobra no icónico “Saca Rolhas” de Laguna Seca, O’Hara reassumiu a liderança passando então Hayden Gillim.

Daí e até final O’Hara e a Indian Challenger não mais foram importunados, cruzando a linha de meta com quase dois segundos de vantagem para Hayden Gillim e a Harley-Davidson. Tyler O’Hara conquistou o título King of the Baggers e a Indian Motorcycle bateu em pista a sua grande rival Harley-Davidson.

Esta corrida pouco convencional atraiu um público internacional a uma escala que se calhar nem os próprios promotores da corrida King of the Baggers estavam à espera. Mais de dois milhões de fãs viram a corrida em Laguna Seca através das redes sociais, sendo que npo Facebook a corrida foi partilhada 30.000 vezes!


Galeria de fotos King of the Baggers em Laguna Seca

andardemoto.pt @ 30-10-2020 12:41:28


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto