Novas regras Supersport testadas pela Triumph e Ducati no BSB
A FIM pretende renovar as regras técnicas do Mundial Supersport para permitir a entrada de novos fabricantes. A Triumph e a Ducati irão competir nesta categoria do campeonato britânico BSB para testar as novas regras.
andardemoto.pt @ 25-11-2020 10:12:12
Foi no
início de outubro passado que o seu
Andar de Moto lhe falou pela primeira vez na possibilidade do Mundial
Supersport sofrer uma mudança radical. A Dorna e a Federação Internacional
de Motociclismo (FIM), liderada pelo português Jorge Viegas, pretendem
revitalizar uma categoria que tem vindo a perder grande parte do seu interesse
nos anos mais recentes.
Com as vendas dos modelos supersport a cair a pique, com os fabricantes pouco
dispostos em investir grandes quantias de dinheiro numa fórmula que,
aparentemente, não é do interesse do público que depois se desloca aos
concessionários para comprar os modelos que competem e ganham nas pistas
durante o fim de semana do Mundial Supersport, a única solução para a Dorna e
FIM é uma atualização radical dos regulamentos técnicos.
Nomeadamente a parte dos regulamentos que indica qual o tipo de motores (número
de cilindros e cilindrada) que são possíveis de utilizar na categoria
Supersport.
Nesse sentido, um conjunto de novas regras está a ser preparado. Mas em vez de
aplicarem as regras já no Mundial Supersport, a Dorna e a FIM optaram por
chegar a acordo com os organizadores do campeonato britânico BSB. Este acordo
permitirá que sejam testadas em competição as novas regras que abrem a porta à
homologação para competição de motos com motores de maior cilindrada.
Nesta fase de teste que durará toda a temporada 2020 do BSB, a categoria
Supersport deste campeonato nacional verá uma equipa com apoio de fábrica da
Triumph e uma equipa Ducati a competirem frente aos modelos mais “tradicionais”
como as Yamaha R6, Kawasaki Ninja ZX-6R, entre outros modelos.
Se a Ducati irá utilizar a Panigale V2 com o seu motor bicilíndrico de 155 cv –
clique aqui para ler o nosso teste à desportiva da Ducati –, a moto a utilizar
pela Triumph é ainda uma incógnita no sentido que não será um modelo que atualmente
podemos adquirir nos concessionários a marca britânica.
Steve Sargent, diretor de produto da Triumph, confirma que a moto a utilizar
será uma derivação do chassis da Street Triple 765, o motor tricilíndrico da
aclamada naked de Hinckley, e que serve também de base para o motor único do
Mundial Moto2, verá a sua potência aumentada com utilização de um kit de
competição, enquanto as carenagens de pista servirão para garantir a
aerodinâmica necessária que a naked Street Triple não oferece.
Apesar de não existir ainda a garantia de que as novas regras serão aprovadas
depois desta temporada de teste no BSB em 2021, o comunicado da Triumph em que
confirma a participação neste teste refere ainda que “Este desenvolvimento excitante marca o regresso oficial da Triumph ao
cenário da competição britânica com uma equipa apoiada pela fábrica e o início
de uma presença ainda mais abrangente em 2022 e daí em diante”.
Estas declarações não deixam grandes dúvidas de que a Triumph, tal como outros
fabricantes como a Ducati ou a Aprilia, estão já a pensar na aprovação das
alterações aos regulamentos técnicos da categoria Supersport e em inscreverem
motos para competir no mundial da categoria a partir de 2022.
andardemoto.pt @ 25-11-2020 10:12:12
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