MotoGP, 2023 - Aprilia Racing apresenta-se
Pronta para a temporada
Pela primeira vez, quatro motos RS-GP e quatro pilotos de
topo estarão em pista para a fábrica de Noale. Duas foram apresentadas agora.
andardemoto.pt @ 10-3-2023 21:02:45 - Paulo Araújo
Na temporada passada, a Aprilia registou um crescimento impressionante em termos de resultados (uma primeira vitória no MotoGP, mais oito pódio e duas poles), o que colocou a equipa italiana entre os protagonistas do campeonato.
Agora, a Aprilia Racing enfrenta um duplo desafio - confirmar o seu potencial na batalha do campeonato e continuar a crescer, com mais armas no seu arsenal, começando com a equipa satélite e os seus pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernández, bem como um fluxo adicional de informação que virá a ser útil no desenvolvimento das RS-GP.
Mas os holofotes estarão certamente na garagem número 41, onde Aleix Espargaró voltará a lutar pelo campeonato após o seu quarto lugar na época passada.
Veterano da equipa por estatísticas e "Capitão" por aclamação unânime, Aleix poderá contar tanto com a simbiose perfeita com uma equipa que o tem seguido desde 2017, como com a experiência e maturidade que acumulou em mais de 200 corridas de Grande Prémio no Campeonato do Mundo de Motociclismo.
Para Maverick Viñales, a pressão positiva é igualmente evidente. O talento do piloto de Rosas poderá agora contar com a completa harmonia com a estrutura da equipa e as características da RS-GP.
Por outro lado, o ensaiador Lorenzo Savadori está mais do que confirmado. O seu trabalho tem sido um dos pilares sobre os quais o enorme crescimento da Aprilia tem sido construído ao longo das últimas épocas e ele também participará em três wild cards, ainda por decidir.
No plano técnico, a evolução da Aprilia RS-GP envolveu todos os aspetos. motor V4, que não pode evoluir durante a época depois de perder as concessões, aumentou em potência e regime máximo, mantendo ao mesmo tempo a sua excelente condutibilidade.
A arquitetura do chassis assenta numa estrutura que foi revista com base nos pedidos dos pilotos, apontando à tração e estabilidade. A aerodinâmica mantém os conceitos introduzidos em 2022, tais como o painel lateral curvo ou a configuração característica da asa dianteira e evolui-os, confirmando a liderança tecnológica da Aprilia Racing no setor.
A eletrónica beneficia da introdução de um novo ECU Magneti Marelli e de uma gestão estratégica refinada, objeto de um trabalho constante que continuará corrida após corrida.
O crescimento da Aprilia Racing de um ponto de vista estrutural também continua. Os recém-chegados à equipa da fábrica e a nova organização para acompanhar a equipa cliente são os resultados mais evidentes deste facto.
O departamento de corridas da Noale persevera assim no seu compromisso de melhorar do ponto de vista organizacional, bem como na tecnologia que a RS-GP traz para a pista.
Massimo Rivola - Diretor Executivo da Aprilia Racing: "O nosso crescimento é inegável, assim como a rapidez com que melhorámos. É um caminho que não surgiu por acaso. Somos uma empresa melhor de todos os pontos de vista, por isso espero que esta tendência continue.”
“O nosso desafio vai agora aumentar com a responsabilidade adicional de uma equipa satélite que, embora por um lado nos permita ter muito mais informação disponível, será também um banco de ensaio importante para a nossa capacidade organizacional e analítica.
(...) Objetivos? Fazer melhor do que no ano passado".
Romano Albesiano, Diretor Técnico da Aprilia Racing: "Estamos convencidos de que trabalhámos bem durante as férias de Inverno e os primeiros testes já nos deram alguma confirmação disso. A situação técnica será nova para nós, tendo também uma segunda equipa para apoiar e da qual poder extrair informações importantes.”
“Os fins-de-semana de corrida também trarão algumas mudanças, com a introdução da Corrida de Sprint que exigirá uma abordagem específica. Cada detalhe da nova RS-GP é uma evolução do conceito de 2022, com uma melhoria de todos os aspetos principais e o programa de desenvolvimento antecipa aperfeiçoamentos adicionais ao longo da época".
Aleix Espargaró: "Estar com a Aprilia durante tanto tempo coloca-me uma certa pressão, porque sei como os resultados são importantes para esta empresa. Ao mesmo tempo, a maturidade e o facto de eu conhecer bem as pessoas com quem trabalho dão-me paz de espírito.”
“A época do campeonato de 2023 vai começar com muitas incógnitas. O novo formato com a Sprint Race de sábado exigirá ainda mais preparação de nós pilotos, mas ainda ninguém pode avaliar verdadeiramente o impacto real desta mudança. Preparei-me o melhor que pude e estou confiante que nos vamos divertir novamente este ano".Maverick Viñales: "Aprendi muito em 2022 sobre a Aprilia e a minha equipa, mas também sobre mim próprio. Nesta nova estação, seremos capazes de pôr em prática tudo o que aprendemos durante esta aprendizagem. Gostei logo da nova RS-GP.”
“Melhorou em aspetos tais como a gestão precoce da abertura do acelerador, que são fundamentais para o meu estilo. Gostei do novo formato de fim-de-semana. Será interessante tanto para os adeptos como para as equipas que terão a oportunidade de se preparar para a corrida de domingo utilizando a Corrida de Sprint. Mal posso esperar para começar. A pausa foi refrescante, mas agora só quero voltar para a pista"!
Lorenzo Savadori: "A nova RS-GP de 2023 cresceu claramente, mas penso que ainda há margem para melhorias. O nosso objetivo é continuar a testar novas soluções. Temos algumas ideias interessantes a implementar.
A maior melhoria da nova Aprilia? eu diria que o motor. Demos mais do que um passo em frente e penso que isto nos ajudará no decorrer da temporada".
andardemoto.pt @ 10-3-2023 21:02:45 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto