47º Rali Dakar 2025, Etapa 12 e última: Shubaytah - Shubaytah

Com o dia de hoje completou-se a 47.ª edição do Rali Dakar, a 6.ª consecutiva realizada na Arábia Saudita. Numa palavra só, pode resumir-se como tendo sido “duro”, tal como tinha prometido o diretor da prova, David Castera.

andardemoto.pt @ 17-1-2025 21:26:47

Para as motos, foram cerca de 7.706km, sendo que desses quilómetros 5146km foram cronometrados. E houve de tudo: dunas, pedras, piso rápido, chuva, frio, neblina, areia solta… que resultaram em abandonos, desistências, quedas, falhas mecânicas...

O dia de hoje foi uma consagração para os pilotos da frente, nomeadamente para o australiano Daniel Sanders (4) que conseguiu a sua primeira vitória no Rali Dakar, além de garantir que o cetro é para a KTM, marca que acabou por ter razões para sorrir, mesmo atravessando uma fase delicada da sua existência.

Em 2.º, 3.º e 5.º lugar ficaram as motos do fabricante japonês Honda, mas não conseguiram repetir a façanha de 2024 em que o norte-americano Ricky Brabec foi o vencedor, tendo o mesmo terminado este ano em 5.º lugar na geral.


Daniel Sanders

Daniel Sanders

Aproveitando o jogo de gato e rato do dia de hoje, o homem do dia foi o sul-africano Michael Docherty da BAS World KTM Racing Team (22) que decidiu arriscar tudo para chegar na frente, apesar de no final nem sequer ter ficado nos 10 primeiros lugares.

 Como se previa, Daniel Sanders (4) foi o grande vencedor deste Dakar e hoje, ao terminar na 6.º posição, a pouco mais de 1 minuto do vencedor, mostrou que é um piloto muito completo e um ótimo navegador e estratega.

Esteve na liderança desde o início, arriscou quando tinha de o fazer, mas foi sempre frio e calculista e recebe agora a justa recompensa, além de que a sua KTM esteve sempre à altura do desafio, nunca o deixando ficar mal.

Com apenas 30 anos, Sanders sabe perfeitamente que ainda pode ter pela frente ótimas condições para lutar pela vitória durante várias edições, sendo que esta foi a sua 5.º participação tendo abandonado apenas em 2022. Hoje sagrou-se Rei do Dakar de 2025.


Tosha Schareina

Tosha Schareina

O espanhol Tosha Schareina (68), a correr pela Honda, tudo fez para combater o australiano da KTM, mas foi tarde demais quando finalmente se começou a aproximar do líder. Apesar das várias tentativas, nunca conseguiu incomodar Sanders verdadeiramente.

Com 29 anos e apenas na sua 4.ª participação, é previsível que na próxima edição da prova venha ainda mais forte e determinado. O 2.º lugar é seu com todo o mérito.

O lugar mais baixo do pódio ficou, como era de prever, para o francês Adrien Van Beveren (42), ele que é um verdadeiro especialista no Dakar, contando já com 9 participações.

Agora com 33 anos, Van Beveren sabe que o tempo joga contra si, mas ainda está perfeitamente a tempo de conseguir uma vitória que lhe teima em escapar. AGora repete o 3.º lugar da edição de 2024.


Adrien Van Beveren

Adrien Van Beveren

O argentino Luciano Benavides (77) também não deixou escapar o 4.º lugar, mas começou demasiado tarde a aproximar-se da frente e, desse modo, já não conseguiu subir mais lugares na classificação geral.

Por fim, o top 5 foi fechado pelo vencedor de 2024. Ricky Brabec acabou por não conseguir realizar uma prova ao seu melhor nível. O 5.º lugar é sempre um excelente resultado, mas deixa um amargo de boca ao vencedor da edição do ano anterior.


Bruno Santos

Bruno Santos

Rui Gonçalves às portas do top 10 e Bruno Santos solidamente no top 50!

Rui Gonçalves (19) é hoje um verdadeiro especialista no Dakar. Deu nas vistas em várias das etapas e conseguiu excelentes resultados, tal como demonstra o facto de hoje ter finalizado a etapa num meritório 9.º lugar. Ainda assim, teve que se contentar com o 11.º lugar na geral e o título de melhor piloto da marca Sherco.

Com um longo historial em competição, incluindo muitas épocas de motocross, faz uma dupla temível com a sua Sherco, mostrando ser, ao mesmo tempo, resiliente, bom estratega e dotado de grande energia. Esperamos que possa voltar em 2026 e nos dê ainda mais alegrias que este ano. O seu melhor resultado foi em 2021 com o 19.º lugar, pelo que no futuro irá seguramente apontar para o top 10.

Bruno Santos (35), piloto da Husqvarna, mostrou que, apesar de vários azares ao longo da prova, nunca se deixa abater e é resiliente o suficiente para continuar em frente, por maior que seja o sofrimento. É um verdadeiro lutador e tem em si toda a garra lusitana.

O 45.º lugar talvez não fosse o resultado desejado, pois em 2024, na sua primeira participação, tinha terminado em 28.º, mas sabe que pode melhorar, caso volte a correr na prova. Aos 37 anos ainda vai perfeitamente a tempo!


Buhler e Maio acabaram por ficar pelo caminho, mas enquanto estiveram em prova deram o seu melhor, tal como o fizeram todos os concorrentes lusos, apesar de muitos terem ficado pelo percurso, tal a dureza desta edição.

Aliás, mesmo no dia de hoje, acabaram por acontecer muitas desistências, apesar da etapa ter apenas 205 km e a especial ser de somente 134 km.

Já na categoria dos Automóveis houve uma verdadeira hecatombe: nada menos que 22 equipas não terminaram a prova, desistindo no seu derradeiro dia! Infelizmente neste elevado lote de desistências houve uma equipa lusa, aquela composta por Gonçalo Reis e João Dias (424) da Santan Racing.

Obrigado por nos ter feito companhia ao longo de todo este Dakar. Continue a acompanhar o seu Andar de Moto e voltamos a reencontrar-nos na edição de 2026.

Consulte também o resumo de todas as etapas na nossa secção de Desporto!

Classificação final (motos)

andardemoto.pt @ 17-1-2025 21:26:47


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