Mundial de SBK 2025 - Misano - Novo ‘hat-trick’ para Toprak

Ao vencer as três corridas do fim de semana, o piloto turco é agora o segundo mais vitorioso de sempre no campeonato.

andardemoto.pt @ 19-6-2025 10:55:10 - Texto: Vitor Sousa

A temporada 37 chega a meio e o duelo entre os dois protagonistas do Mundial de Superbike intensifica-se. Desde já, deixando a garantia de se tratar de um campeonato à parte daquele que todos os outros disputam.

Toprak e Bulega, os dois primeiros do ano passado, são também os dois primeiros desde o arranque do campeonato  e estão num patamar distinto dos demais. 

Previa-se que em Misano, na bela costa do Mar Adriático, terra de turismo e tradição motociclística, pudéssemos assistir à continuação dessa luta que vem animando a temporada, com dados novos a apimentarem o confronto - Toprak acabara de ver confirmada a sua subida ao MotoGP em 2026 (na Pramac Yamaha) e Bulega a recondução na equipa oficial da Ducati com vista ao título de 2026 e ao MotoGP em 2027, com a entrada das novas regras e dos pneus Pirelli na categoria principal.


O italiano não perdeu tempo e na qualificação assinou a sua terceira pole-position da temporada, estabelecendo novo record absoluto, rodando no segundo ‘31’, proeza em que apenas foi acompanhado por… Toprak. Bulega (e Iannone), no entanto, seria penalizado com três lugares na grelha, devido a impedimento a um piloto rápido em pista (Petrucci). De P1, passava para P4, deixando Toprak na melhor posição na grelha.

A corrida 1 viu o piloto da BMW assumir a liderança, apesar de um erro na primeira volta. No calor da tarde de sábado, Toprak saía com o pneu ‘médio’ à frente enquanto Bulega optava pelo duro.

O italiano ainda deu réplica ao rival, mas cedo se percebeu que era o Campeão do Mundo que tinha o controlo da situação. Bulega segurou o segundo lugar e prometeu fazer melhor no domingo. Toprak queixava-se de problemas com o travão-motor e de vibrações… mas prometia ganhar o que restava.


Com este triunfo, a 7ª do ano e 64ª no mundial, Toprak desempatar com Bautista e passava a ser o segundo piloto mais vitorioso de sempre nesta disciplina, apenas superado por Rea, com os seus 119 triunfos.

Dia aziago para o líder

O domingo não começou bem para Bulega, com uma (rara para o italiano) queda logo na ‘warm-up’. O que se seguiria não traria nada de muito melhor.Logo à partida para a Superpole Race, Bulega, que recuperara a sua posição na frente da grelha depois de cumprida a penalização na corrida de sábado, foi ‘varrido’ por um ambicioso, mas displicente, Axel Bassani (que colocara a Bimota na primeira fila), ao perder a frente na sua moto na entrada para a curva 1 após o arranque, atirou Bulega ao chão e fê-lo perder 12 precioso pontos (já havia perdido 5 na véspera) na frente do Campeonato para Toprak.

Claro que o piloto da BMW não se fez rogado e aproveitou para somar a segunda vitória do fim de semana. Alex Lowes ofereceu à Bimota - que corria em casa - o melhor resultado para a marca desde que Anthony Gobert venceu em Phillip Island em 2000… Andrea Locatelli, terceiro com a Yamaha, conseguiu o melhor resultado desde a vitória na segunda corrida de Assen, pondo assim termo a uma sequência de maus resultados (recuperação iniciado na véspera com um P5).


A última corrida do fim de semana tinha importância redobrada para Bulega. Mas a tarefa também aumentava de dificuldade. Com a Superpole Race a determinar as três primeiras filas da grelha de partida da Corrida 2, o italiano via-se relegado para a 10ª posição da grelha (4ª fila) e teria, por certo, tarefa hercúlea pela frente.

Toprak partiu bem e empreendeu um ritmo forte desde o primeiro momento, deixando atrás de si, um atarefado rival a tentar ganhar posições no grupo dos da frente. Quando, à quinta volta, Bulega chegou ao segundo lugar, o líder já estava demasiado longe, a mais de 4 segundos. A partir daí o italiano da Ducati limitou-se a garantir a segunda posição. Na frente, ‘El turco’ terminou a corrida com uma vantagem superior a 9 segundos. Absolutamente imperial!


Numa semana que esteve longe de lhe correr bem, Alvaro Bautista viu confirmada a não continuidade na equipa oficial da Ducati para 2026 e só na última corrida esteve à altura, vindo a terminar em terceiro. Locatelli foi quarto, Petrucci fechou o Top 5.

No final da jornada da Emilia-Romagna, Toprak Razgatioglu igualou o record de vitórias de Rea em Misano (8), descolou de Bautista na tabela dos mais vitorioso de sempre (agora com 66 triunfos), ultrapassou Bulega em número de vitórias nesta temporada (9 contra 8), conseguiu o segundo ‘hat-trick’ da época, repetiu o domínio absoluto em Misano que já evidenciara no ano passado e, mais importante, reduziu de 31 para 9 a desvantagem para Bulega, no segundo lugar do campeonato. Sai de Misano com um boost de moral e confiança que o pode catapultar para uma segunda metade de campeonato mais forte que a primeira na corrida para a revalidação do título.

A próxima jornada corre-se entre 11 e 13 de julho, no circuito de Donington Park, em Inglaterra.


Todos os resultados em worldsbk.com


andardemoto.pt @ 19-6-2025 10:55:10 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto