Scooters 125 cc - A prova das 9 - 6ª parte: Piaggio Liberty

Nove scooters 125 cc, de todas as formas e feitios, preços e segmentos, passaram pela redação do Andar de Moto. O objetivo? Perceber quais as mais-valias destas opções, algumas delas muitas vezes esquecidas pelos motociclistas na altura de escolher uma moto nova.

andardemoto.pt @ 27-2-2018 00:47:29


Piaggio Liberty

Esguia, leve, design europeu, roda alta. Assim se resume facilmente a Piaggio Liberty 125, um modelo já com 19 anos de carreira. Dando uso à mais recente tecnologia, como é o caso do motor monocilíndrico I-Get, com 3 válvulas, a Liberty é uma companheira perfeita para uma utilização citadina.

O motor tem uma capacidade de aceleração imediata aos impulsos no acelerador, e sobe de rotações de forma fluída e sem falhas na entrega de binário. Em conjugação com as rodas altas de 16’’ e 14’’, frente e atrás, a Liberty facilmente se desenvencilha do trânsito compacto mantendo uma compostura muito boa, e mesmo nos pisos de calçada, as rodas maiores ajudam a ultrapassar os obstáculos com facilidade e conforto relativo.

O espaço debaixo do assento é um pouco acanhado devido às dimensões esguias da Liberty, mas o compartimento tem boa altura e assim os capacetes mais altos podem ser guardados sem problemas de maior.

Para transporte de objetos de outras dimensões, e como boa scooter citadina que é, esta Piaggio conta com uma plataforma plana, que para além disso oferece um bom espaço para as pernas do condutor.


Numa scooter com uma qualidade de construção muito boa, o assento é confortável, e em termos dinâmicos a ciclística funciona no sentido de facilitar a condução mesmo nos espaços mais apertados. A agilidade proveniente do peso reduzido, 114 kg a seco, é das mais interessantes neste lote de 9 scooters que testámos, e aos comandos da Liberty 125 sentimos sempre que estamos perante uma scooter capaz de aguentar com ritmos mais vivos, pois as suspensões funcionam extremamente bem, talvez um pouco rijas para uma condução mais descontraída.

Para os motociclistas que gostam de adotar um ritmo de condução mais vivo, a Piaggio trabalhou na renovação do quadro, em aço tubular, conferindo-lhe maior rigidez estrutural. A sensação que obtemos a conduzir esta Liberty é de que estamos sempre em total controlo aos seus comandos.

A qualidade de fabrico está bem patente nos vários elementos cromados que adornam as formas esculpidas desta Piaggio, e a iluminação em LED completa um design cuja influência é claramente europeia.

Clique aqui para ficar a conhecer as características técnicas da Piaggio Liberty 125

Galeria Piaggio Liberty 125

andardemoto.pt @ 27-2-2018 00:47:29


Clique aqui para ver mais sobre: Kawasaki - Notícias




Mais