Zero Motorcycles introduz inovações
A Zero Motorcycles, líder mundial em motos eléctricas, revelou os novos modelos da sua gama 2024 no salão EICMA em Milão.
andardemoto.pt @ 17-11-2023 11:14:59
Para o ano de 2024, a Zero revelou a adição de quatro novos modelos a S, DS, DSR e DSR/X Black Forest, marcando assim um lançamento histórico na história da empresa americana.
Enquanto as novas S, DS e DSR foram completamente renovadas e mantêm apenas o nome e o espírito das suas antecessoras, a DSR/X Black Forest foi a surpresa preparada pela Zero para a EICMA 2023, uma moto eléctrica de aventura.
Mais de 16 anos de desenvolvimento e 265 milhões de quilómetros percorridos permitem à Zero Motorcycles oferecer a mais completa gama de motos eléctricas de todos os fabricantes. Se há apenas um ano a DSR/X era a primeira moto eléctrica de aventura, desta vez o desafio surge com a renovação de parte das duas famílias, como a Street com a SR/F, SR/S, SR, S e FXE e a Dual Sport com a DSR/X, DSR, DS, FX e DSR/X Black Forest 2024.
A S é a mais recente adição à gama Street, o modelo elétrico mais antigo do mercado, que se reinventa para continuar a ser a referência. Baseada na SR, a Zero Motorcycles propõe um modelo acessível com carta de condução A1.
É alimentada por um motor de nova geração, o Z-Force 75-7, e tem uma autonomia urbana de 248 quilómetros graças à sua bateria de 14,4 kWh. O tempo de carregamento normal é de 4 horas para atingir os 95% e de apenas 1,3 horas com o carregamento rápido (opcional).
Em números, a Zero S atinge uma velocidade máxima de 149 km/h e a potência é de 11 kW (15 cv) com um pico de 45 kW (60 cv).
No modelo S, SR, DS e DSR, o Motorcycle Stability Control (MSC) da Bosch inclui ABS e controlo de tração, está ainda disponível um MSC, para compra e atualização na Cypher Store, cuja versão completa inclui ABS em curva.
As exclusivas SR/S e SR/F continuam a ser as mais apetecíveis da família Street, estas motos de alta tecnologia são capazes de atingir os 200 km/h e são também os modelos mais configuráveis do mercado.
Como novidade, a sua irmã mais nova, a popular SR, está posicionada para os titulares de carta de condução A2, com a possibilidade de melhorar o seu desempenho indo ao concessionário quando o proprietário tiver obtido uma carta de condução A.
O Zero FXE surge como o modelo de entrada de gama, uma opção arrojada e ágil para a cidade, acessível com carta A1 ou B (para condutores com mais de 25 anos).
Está equipada com uma bateria de 7,2 kWh e oferece até 161 km de autonomia em cidade.
A gama Dual Sport também foi renovada com a adição das novas DS, DSR e DSR/X Black Forest. Neste caso, inspiram-se na DSR/X para revolucionar a oferta mais versátil da Zero Motorcycles.
Tal como o modelo S e o DSR, o DS é também acessível aos motociclistas com uma carta A1 e incorpora o novo motor Z-Force 75-7 e a bateria Z-Force 14.4 que lhe permite oferecer 232 quilómetros de autonomia em cidade.
Para carregar 95% da bateria no modo standard o tempo de carga é de 4 horas, através do carregador de 3 kW fornecido de série. Tal como os restantes modelos da gama (exceto a FX), a DS inclui também o sistema MSC (Motorcycle Stability Control) da Bosch com conetividade e cinco modos de condução (Rain, Eco, Standard, Sport e Canyon).
A linha Dual Sport ganhou ainda a DSR que se destina aos titulares de carta de condução A2, embora possa ser evoluída nos concessionários para uma potência de 52 kW (70 cv) e 195 Nm de binário, destinada aos motociclistas com carta de condução A.
A bateria de 15,6 kWh permite-lhe uma autonomia de até 249 quilómetros em cidade e um carregamento de 95% da bateria em 3,9 horas. Tal como na DS e na DSR/X, a suspensão Showa é totalmente ajustável.
Para completar a gama 2024 da Zero, a DSR/X Black Forest é uma moto eléctrica de aventura, além da DSX/R e da FX. A Black Forest tem a mesma base da aclamada DSR/X, mas com um equipamento de fábrica excecional, incluindo malas laterais, top case, proteção de cárter e outros acessórios para acentuar o seu carácter de aventura.
Tal como a DSR/X, a DSR/X Black Forest possui o Controlo de Estabilidade de Motociclos (MSC) da Bosch e inclui ainda o sistema MSC Off-Road de série.
Para além dos novos modelos, a Zero Motorcycles continua a ser a marca elétrica líder de mercado mundial, graças à sua gama completa e soluções de iniciação como os três modelos de 11 kW de potência (S, DS e FXE) para condutores com carta A1, e outros dois modelos como a SR e a DSR que aumentam a potência a par com a carta de condução do motociclista, uma vez que se destinam a titulares de carta A2, mas podem ser actualizados nos concessionários para lhes libertar toda a potência.
Todos estes novos modelos, bem como o resto da gama Street e Dual Sport da Zero, estão agora disponíveis nos concessionários Zero a preços mais acessíveis, dado que a Zero Motorcycles reduziu substancialmente os preços no início de 2023.
andardemoto.pt @ 17-11-2023 11:14:59
Clique aqui para ver mais sobre: Zero Motorcycles - Notícias