Harley-Davidson apresenta novo “Big Twin” que vai equipar gama “Touring” de 2017 - 1ª parte: O motor Harley-Davidson Milwaukee-Eight, o nono na história dos motores icónicos Big Twin da marca
Duas cilindradas e duas versões com refrigeração de precisão a óleo ou a água
andardemoto.pt @ 28-8-2016 08:00:00
Após as notícias sobre a multa que a Harley-Davidson foi obrigada a pagar por ter vendido acessórios que aumentam potência dos seus motores, mas que não respeitam as normas anti-poluição, é finalmente apresentado o novo motor da mítica casa americana. O comunicado oficial da marca começa assim:
“MILWAUKEE (23 de agosto de 2016) – O novíssimo motor Harley-Davidson® Milwaukee-Eight, o nono na história dos motores icónicos Big Twin da marca, proporciona uma maior potência e uma experiência de condução melhorada para o condutor e passageiro, mantendo a sensação, o look e o som inconfundíveis dos seus antecessores”.
Conheça a evolução dos motores V-Twin da Harley Davidson (clique aqui)
Traduzindo isto para linguagem de motociclista comum, o que a Harley-Davidson acaba de apresentar é a solução para o problema da entrada em vigor da directiva europeia Euro-4, no próximo dia 1 de Janeiro de 2017, que impõe, entre outras normas, uma severa limitação à emissão de gases nocivos para o ambiente.
Os novos motores Milwaukee-Eight mantém a configuração de dois cilindros em ângulo de 45 graus, à semelhança dos anteriores “Big-Twins”, e estarão instalados em todos os modelos touring e trike da gama Harley-Davidson de 2017.
Os motores Milwaukee-Eight estarão disponíveis em duas cilindradas e com duas variantes:
Milwaukee-Eight 107 com 1745 cc (107 polegadas cúbicas) tem cabeças de cilindro com refrigeração de precisão a óleo e estará disponível nos modelos:
- Street Glide Special
- Road Glide Special
- Road King / Road King Classic e Freewheeler
Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 com 1745 cc (107 polegadas cúbicas) tem cabeças de cilindro refrigeradas a líquido e estará disponível nos modelos:
- Ultra Limited / Ultra Limited Low
- Road Glide Ultra
- Tri Glide® Ultra
Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 com 1870 cc (114 polegadas cúbicas) tem cabeças de cilindro com refrigeração de precisão a líquido e estará disponível nos modelos:
- CVO Limited
- CVO Street Glide
- Gama Touring (a partir de 2019)
Os novos motores Milwaukee-Eight produzem até 11% mais binário e pesam o mesmo que os seus antecessores, por isso toda a potência é puro ganho, que se reflecte nas prestações dinâmicas:
Segundo o comunicado da marca, o Milwaukee-Eight 107 tem uma aceleração 11% mais rápida dos 0 aos 100 km/h, do que o seu antecessor, e é 11% mais rápido dos 100 aos 130 km/h em sexta velocidade.
O Milwaukee-Eight 114 acelera 8% mais rápido dos 0 aos 100 km/h e é 12% mais rápido dos 100 aos 130 km/h.
Estes novos motores oferecem ainda um melhor conforto térmico ao condutor e passageiro graças à reduzida emissão de calor, conseguida graças a um sistema de escape redesenhado que afasta o catalizador e o colector do cilindro traseiro da perna direita do condutor, e por utilizarem um fluxo direccionado de refrigeração, a óleo ou a líquido, à volta das áreas que atingem maiores temperaturas nas cabeças dos cilindros.
Novos sensores de detonação permitem um controlo da explosão mais preciso, que agora passa a ser feita por duas velas em cada cilindro, e a velocidade do "ralenti" baixou das 1000 rpm para as 850 rpm.
A admissão e o filtro de ar do motor foram redesenhados para reduzir o barulho de admissão, o que a par com outras alterações, nomeadamente em termos de distribuição, tornam os Milwaukee Eight mecanicamente mais silenciosos, permitindo ouvir melhor o som do escape que, apesar de se manter inconfundível e até mais rico, está em conformidade com todas as normas globais em termos de ruído e emissões.
Mas ainda há mais! As novas tampas laterais do primário são mais estreitas e a tampa do filtro de ar é mais fina, oferecendo mais espaço para as pernas e, por via de uma menor largura, um melhor acesso ao chão aos condutores de estatura mais baixa, e uma maior inclinação lateral.
A Embraiagem é do tipo “Assist and Slip” que confere uma maior segurança nas reduções de caixa, sobretudo em piso escorregadio, anulando em grande parte o efeito do elevado binário negativo que faz bloquear a roda traseira, e tem um accionamento hidráulico melhorado que reduz o esforço da manete em 7%.
O novo alternador fornece mais 50% de carga à bateria, mesmo ao “ralenti”, uma vantagem sobretudo para as versões Touring, normalmente equipadas com iluminação adicional, áudio de elevado desempenho, equipamento de aquecimento e diversos outros acessórios.
E para acabar o rol de vantagens, o design do “V-Twin” apresenta um estilo moderno que encerra em simultâneo o espírito dos típicos motores da marca.
Seguramente que os novos modelos equipados com os novos motores Milwaukee Eight vão ser apresentados no pitoresco Lago Faak, na Áustria, entre 6 e 11 de Setembro, durante a 19ª edição da lendária European Bike Week.
andardemoto.pt @ 28-8-2016 08:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews