EWC 2025 - 8 Horas de Spa - Honda regressa às vitórias
Um regresso aos triunfos, que não acontecia desde Le Mans 2023, pela mão da equipa FCC/TSR Honda France com a CBR 1000 RR-R
andardemoto.pt @ 11-6-2025 13:18:51 - Texto: Vitor Sousa
A FCC/TSR Honda France voltou às vitórias no Campeonato do Mundo de Resistência da FIM, com Corentin Perolari e Alan Techer a partilharem a pilotagem da CBR 1000 RR-R oficial para vencerem as 8 Horas de Spa. Um regresso aos triunfos, que não acontecia desde Le Mans 2023, após uma corrida dramática sob chuva no Circuito de Spa-Francorchamps.
Apesar de mais um arranque falhado por parte de Marvin Fritz e de uma queda do mesmo piloto, a equipa Oficial YART Yamaha estava a caminho de uma segunda vitória consecutiva no EWC, depois de ter vencido a prova de abertura em Le Mans, e de um segundo triunfo consecutivo nas Ardenas.
Apesar de mais um arranque falhado por parte de Marvin Fritz e de uma queda do mesmo piloto, a equipa Oficial YART Yamaha estava a caminho de uma segunda vitória consecutiva no EWC, depois de ter vencido a prova de abertura em Le Mans, e de um segundo triunfo consecutivo nas Ardenas.
O que parecia certo, deixou de o ser quando Jason O’Halloran, a 90 minutos do fim, caiu (num aparatoso e violento ‘highside’) e levou à perda de quase quatro minutos nas boxes. Uma infelicidade para o australiano que estava a ser parte do sucesso da equipa no difícil traçado belga, sendo especialmente rápido na pista molhada.
A Honda, a equipa mais forte no início da prova, que se correu com o piso predominantemente seco, viu Perolari e Techer revezaram-se na pilotagem, mantendo assim um ritmo intenso e regular. Pouco antes da primeira chuvada mais forte do dia, assistiu-se a um duelo apurado entre Techer e Karel Hanika, da YART, que mudaria o panorama da corrida.
Capitalizando as suas capacidades de pilotagem em piso molhado, O'Halloran era o piloto mais eficaz em pista, mas cometeeu um erro de ‘rookie’, ao tocar na moto quando esta estava a ser reabastecida, o que valeu à equipa uma penalização de 10 segundos de ‘stop-go’. A Honda regressava ao comando.
Apesar de perder 43 segundos no cumprimento da penalização, nem por isso a YART baixou os braços, com O'Halloran, de novo, debaixo de chuva intensa, a retomar a liderança.Infelizmente para as aspirações dos líderes do campeonato, 15 minutos depois, o australiano caiu e deixou a Yamaha #7 danificada.
A Honda #5 voltou à liderança e, desta vez, já não a perdeu. A equipa oficial da BMW terminou no segundo lugar, com a YART a recuperar a terceira posição, à frente da Suzuka Yoshimura SERT e da Kawasaki Webike Trickstar.
A BMW da ERC Endurance ficou em P6, enquanto os estreantes britânicos do EWC, John McPhee e Charlie Nesbitt, ajudaram a Tati Team AVA6 Racing a conquistar o sétimo lugar.
A BMW-Tecmas venceu a categoria Superstock no seu regresso à competição, no oitavo lugar da classificação geral, seguida pelo Team Bolliger Switzerland, com o português Pedro Nuno.
A equipa Super Moto Racing repetiu a vitória de Le Mans na categoria de Produção, seguidas pela ARTEC #199 e pela equipa que conquistou a pole position, a Green Team 42 Lycée Sainte Claire.
No rescaldo da segunda prova, das quatro que compõem o calendário do Mundial de Resistência da FIM, a YART lidera com 18 pontos de vantagem. A próxima prova é a clássica japonesa 8 Horas de Suzuka, que se corre na sua 46ª edição, a 3 de agosto.
Todos os resultados em: www.fimewc.com
andardemoto.pt @ 11-6-2025 13:18:51 - Texto: Vitor Sousa
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto