Ducati Multistrada 1260 – Ainda mais multifacetada
Alterações no motor, ciclística e electrónica permitiram à Ducati garantir maior polivalência à Multistrada.
andardemoto.pt @ 15-11-2017 17:53:00
É a moto mais polivalente da gama da Ducati, ou não fosse anunciada pela casa de Bolonha como sendo a “4 em 1”, quatro motos diferentes numa só. Depois das alterações sofridas há pouco mais de dois anos, com a introdução do motor Testatretta DVT, em 2018 a Ducati vai disponibilizar uma Multistrada ainda mais eficaz e polivalente, agora com denominação 1260.
É no interior que encontramos a maior novidade, o motor. Mas por fora, a estética que nem todos gostavam, foi também refrescada com a utilização de novos plásticos de aparência mais consensual. A Ducati Multistrada 1260 vê também melhorada a qualidade e ergonomia, através da introdução de novos materiais mais agradáveis, e de elementos novos como o painel de instrumentos TFT, a cores.Regressando ao motor, em 2018 a Multistrada 1260 sobe de cilindrada, de 1198 cc passa a 1262 cc, e o motor é o bicilíndrico Testastretta DVT que já é utilizado na powercruiser XDiavel.
O aumento da capacidade deste motor da Multistrada 1260 foi conseguido com a alteração do curso dos pistões para um total de 71,5 mm, conseguindo a Ducati garantir que esta sport-trail funciona ainda melhor a baixas rotações. De facto, 85% do binário está disponível desde pouco menos das 3500 rpm, enquanto o sistema DVT (distribuição variável) foi recalibrado e o Testastretta atinge os 158 cv às 9750 rpm.
A potência é controlada por um novo acelerador electrónico, enquanto o sistema de escape redesenhado, tal como a admissão, permitem que esta Multistrada 1260 ofereça boas prestações sem penalizar os consumos.
O comportamento dinâmico foi também alvo de importantes alterações este ano. A Multistrada 1260 conta assim com um novo quadro tubular, uma estrutura em treliça, com o ângulo da coluna de direção a garantir uma maior estabilidade e precisão em curva, para além de que com o aumento da distância entre eixos, fruto de um monobraço oscilante 48 mm mais longo, a Ducati maximizou a capacidade de tracção desta moto.
Ainda relativamente à ciclística, de destacar as diferentes opções em termos de suspensões. A Ducati instala na versão base da Multistrada 1260 um conjunto de forquilha Kayaba com bainhas de 48 mm e um amortecedor Sachs na traseira. Mas na versão melhore equipada, a Multistrada 1260 S, a escolha recaiu sobre suspensões totalmente Sachs, que contam ainda com o sistema Ducati Skyhook Suspension Evolution, uma evolução das suspensões electrónicas semi-activas da geração anterior.Para os amantes das tecnologias e opções electrónicas, a Ducati instala na Multistrada 1260 um conjunto de opções bastante interessante. Modos de motor são quatro – Sport, Touring, Urban e Enduro. Graças à utilização de uma plataforma de inércia da Bosch, a MTS 1260 recebe de série ABS com função “cornering”, controlo de tracção ajustável em oito níveis, “anti-wheelie” ajustável também em oito níveis, enquanto na versão S o sistema Bosch actua ainda nas luzes de assistência em curva, que são em LED.
De referir ainda que, para aqueles motociclistas que gostam de viajar, a Ducati inclui como equipamento de série na nova Multistrada 1260, o sistema de “cruise control”.
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andardemoto.pt @ 15-11-2017 17:53:00
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