Novidades para 2013

2012 está quase a terminar, e com ele termina também a temporada de apresentação das novas apostas das fabricantes de motos para o próximo ano.  A INTERMOT em Colónia, e a EICMA em Milão foram o palco para a divulgação dos novos modelos que prometem agradar a todos no próximo ano.

andardemoto.pt @ 7-12-2012 17:21:36

MOTO GUZZI V7 SPECIAL

MOTO GUZZI V7 SPECIAL

A japonesa Honda apresentou oito novos modelos: a NSC50R, e a CB1100CRF450 Rali, CBR600RR, Gold Wing F6B, CBR500R, CBR500F e CB500X.

A NSC50R é uma scooter de 50cc que pretende atrair os mais jovens para o universo das duas rodas, combinando economia de combustível, qualidade de construção e segurança com um visual elegante e agressivo.


A CB1100 mistura o estilo naked com um design clássico e intemporal, equipada com um motor tetracilíndrico de 1140cc.

A CRF450 Rali é a aposta da Honda para vencer o Dakar 2013. É uma moto que alia conforto e potência, com um motor de 449cc.


A superdesportiva CBR600RR foi actualizada e em 2013 virá com várias melhorias, entre as quais um motor compacto, capaz de potências na ordem dos 120cv.

Gold Wing F6B é a versão mais recente do modelo de turismo da marca japonesa lançado em 1975. Apresenta um motor com potências máximas de 117cv.


Por sua vez, a CBR500R é um modelo desportivo de média cilindrada, com motor bicilíndrico, capaz de potências na ordem dos 48cv.

CBR500F é um modelo de inspiração “naked” com origem na CB1000R, que alia a qualidade de construção a um preço acessível e baixos custos de manutenção.


Por fim, a CB500X é um modelo de aventura de média cilindrada, acessível e fácil de conduzir. Apresenta um motor bicilíndrico de 48CV.

Já a Aprilia divulgou as novas RSV4 e Caponord 1200. A RSV4 está equipada com um potente motor tetracilíndrico e foi alvo de algumas melhorias, entre as quais um sistema APRC melhorado e um sistema ABS mais avançado. Por sua vez, a Caponord 1200 é uma street enduro com aparência desportiva, equipada com um motor bicilíndrico de 1200cc, que alcança a potência máxima de 128cv.

A Moto Guzzi levou à Alemanha três novas versões da V7, inspiradas no modelo original de 1969: Stone, que pretende apelar a compradores mais jovens, Special, com um design retro, e Racer, um modelo de turismo com inspiração clássica, com várias opções de personalização. Já em Milão, a marca italiana divulgou a California 1400, que virá em duas versões, Touring e Custom, para modernizar a famosa linha California, acrescentando-lhe um motor duplo de quatro válvulas de 1380cc.

A Suzuki divulgou cinco novos modelos em Colónia: os protótipos Suzuki V-Strom e Intruder C1500T e versões melhoradas dos modelos Burgman e Hayabusa, bem como a edição comemorativa GSX-R1000. Já em Milão foi apresentada a nova GW250.


A V-Strom contará com um motor bicilíndrico de 1000cc e é esperada para 2014. Já a Intruder C1500T foi desenhada para garantir conforto, potenciada por um motor bicilíndrico de 1500cc.

A Burgman 650 apresenta melhorias na ergonomia e no estilo face à sua versão actual e é 15% mais económica.


A Hayabusa GSX1300R apresenta melhorias face à versão actual, sobretudo no sistema de travagem.

A GSX-R1000 comemora a produção de um milhão de GSX-R na fábrica da marca japonesa, e apresenta um esquema cromático especial preto com detalhes a dourado.

Por último a GW250, um modelo com um design moderno, equipado com um motor bicilíndrico de 248cc.

A Kawasaki apresentou em Colónia a Z800, que substitui a Z750, no 40º aniversário da original Z1. Este modelo vem equipado com um motor tetracilíndrico de 806cc.


Por sua vez, a Triumph apresentou a Street Triple R, um modelo naked, com um motor de 675cc, bem como duas novas versões da desportiva Daytona. A Daytona 675 teve várias melhorias e o modelo 675R apresenta-se com especificações de topo, que proporcionam uma melhor performance. Ambas as versões têm um motor de 675cc.

A Ducati levou a Colónia as novas Multistrada 1200, uma “quatro em um”  (desportiva, turismo, urbana e enduro), com um motor bicilíndrico de 1198cc, e Panigale RS13, que substitui a Superbike 1198. Foram também apresentadas versões melhoradas dos modelos Diavel, Monster e 848 Superbike. Já em Milão foram apresentadas a 1199 Panigale R, uma variação super premium da 1199 Panigale Superbike, com um motor de 1199cc, e três novas versões da próxima geração das Hypermotard. Ao modelo standard junta-se o modelo SP, com características de topo, e a nova Hyperstrada com um motor de 821cc.


A BMW apresentou a F800GT, um modelo touring de média cilindrada, inspirado na F800ST.


A Vespa também surpreendeu com a apresentação de um novo modelo, o 946, que é um tributo ao primeiro modelo da marca italiana, o MP6 de 1946. Equipada com um motor de três válvulas de 125cc, a Vespa 946 combina performance com economia de uso.

Por sua vez a Keeway apresentou duas scooters, uma Silverblade melhorada e a nova Logik, e duas novas motos, a RVK 200S Factory e a KXM 200. A Silverblade foi alvo de várias melhorias, com principal destaque para o motor que foi melhorado de  125cc para 250cc. Já a Logik é um modelo novo e vai estar disponível nas versões 125cc e 150cc. Quanto às motos, foram apresentadas a RVK 200S Factory, uma naked desportiva com motor monocilíndrico de 200cc e jantes de17 polegadas, e a KXM 200, uma supermoto desenhada para a rotina quotidiana .


A KTM revelou a 390 Duke ABS, que é um modelo leve e “divertido”, com um motor monocilíndrico compacto 373cc.

andardemoto.pt @ 7-12-2012 17:21:36

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews