GNR fiscaliza mais de 6700 motos durante a operação “Moto” 2020

A Guarda Nacional Republicana realizou a operação “Moto” 2020. De 7 a 13 de julho a GNR esteve especialmente atenta e agora divulgou os resultados desta fiscalização a mais de 6700 motos.

andardemoto.pt @ 16-7-2020 08:15:00

Tal como tinha prometido, a Guarda Nacional Republicana realizou durante um período de sete dias (7 a 13 de julho) uma ação de fiscalização que incidiu especialmente nos veículos de duas rodas.

De acordo com a GNR, a realização da chamada operação “Moto” 2020 é especialmente relevante do ponto de vista de prevenção de acidentes. Os números mais recentes que a GNR apresentou como justificação para a operação “Moto” 2020 apontam para um aumento da sinistralidade envolvendo as motos.

Esta ação de fiscalização aconteceu em todo o território de Portugal Continental, incidindo particularmente nas vias onde o tráfego é mais intenso, e incluiu militares dos Comandos Territoriais e também da Unidade Nacional de Trânsito.



No período de sete dias, a GNR revela que foram fiscalizados 6712 motos. Desta fiscalização resultam os seguintes números:

58 crimes, destacando-se:
- 41 por falta de habilitação legal;
- 14 por excesso de álcool no sangue.

695 contraordenações, destacando-se:
- 122 relacionadas com iluminação e sinalização;
- 42 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
- 41 por excesso de velocidade;
- 36 por excesso de álcool no sangue;
- 31 por falta ou mau uso de capacete;
- 16 relacionadas com pneus.

Para além da operação “Moto” 2020, e que tantas reações despoletou entre os motociclistas portugueses, a GNR destaca também as ações de sensibilização realizadas em todo o território nacional. Ao todo, 68 militares da GNR participaram em passeios de sensibilização para motociclistas, que contaram com a presença de 346 condutores.

Tendo em conta os resultados agora apresentados pela GNR, qual é a sua opinião sobre estas ações de fiscalização específicas para motos, e que ultimamente têm dado tanto que falar nas redes sociais, com muitos motociclistas a queixarem-se do excesso de zelo por parte das autoridades?

Deixe a sua opinião no espaço mais abaixo dedicado aos comentários!

andardemoto.pt @ 16-7-2020 08:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews