Evoke 6061 - Uma inovadora cruiser eléctrica

O fabricante sediado em Pequim acaba de revelar a versão final da sua mais recente moto eléctrica, que apresenta características verdadeiramente revolucionárias!

andardemoto.pt @ 28-8-2020 20:14:09

As primeiras imagens, virtuais, da Evoke 6061 surgiram na internet há cerca de um ano.Uma power cruiser com especificações verdadeiramente impressionantes, mesmo sem se ter em conta que tem motorização eléctrica, e que acaba definitivamente com os preconceitos sobre as motos eléctricas.

A Evoke 6061 conta com um motor VS-1200 PSMS (Permanent Magnet Synchronous Motor) de alta voltagem, que debita 120kW (160cv) com um limite máximo de 8.000 rpm, que lhe permite atingir uma velocidade máxima superior a 230km/h.


Para alimentar este motor, a Evoke desenvolveu uma inovadora bateria de iões de lítio refrigerada por líquido, capaz de armazenar 24.8kWh, que lhe confere uma autonomia superior a 450 quilómetros em ambiente urbano, ou 265 km em auto-estrada, valor que ultrapassa de longe o de qualquer outra moto eléctrica produzida até agora.

Além do mais, esta bateria tem uma eficácia de carregamento assinalável, que se pode resumir a 25 quilómetros de autonomia por minuto de carga. Na prática, isto significa que um abastecimento entre os 0 e os 80% de carga, demorará apenas 15 minutos num carregador rápido de nível 3, DC a 125 kW.

Para carregamentos em casa, a Evoke 6061 está equipada com um sistema de 1,8kW. O sistema BMS, tal como o de refrigeração da bateria, foram concebidos pela Evoke para garantirem uma grande longevidade e fiabilidade.


Com tamanha potência, a ciclística não podia ser esquecida, por isso a Evoke 6061 conta com um quadro T.P.F. (Twin Plate Frame) em alumínio de especificação aeronautica, cortado a laser num design que garante um excelente compromisso peso/resistência, e que assim garante a rigidez e a segurança sem sobrecarregar o motor.

Na travagem, vemos pinças J. Juan, com destaque para a roda dianteira que apresenta dois discos recortados de 310 mm de diâmetro, mordidos por pinças de instalação radial com 4 pistões.

Apesar de a suspensão contar com uma forquilha telescópica  invertida, ao bom estilo cruiser a suspensão traseira conta com dois mono-amortecedores.


As rodas contam com jantes raiadas, e ao nível dos pneus, também a Evoke 6061 se mostra mais perto das motos convencionais, utilizando borrachas de duplo composto de medida 200/55-17 na roda traseira , e 140/70-17 na roda da frente.

A iluminação é integral em LED e o farol dianteiro com uma intensidade máxima de 4800 lumens conta com DRL (Daytime Running Lights).

Não se sabe ainda se ou quando a    vai chegar a Portugal, mas para ficar com uma ideia, as reservas já estão disponíveis para o mercado americano, onde o preço final de 24.995 US dólares, já com transporte incluído, promete tornar esta revolucionária moto eléctrica num estrondoso sucesso.

andardemoto.pt @ 28-8-2020 20:14:09


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews