Honda CB1000R e CB1000R Black Edition – Uma powernaked refinada
Construtor japonês revitalizou a sua powernaked de estilo “retro”. As novas Honda CB1000R e a versão Black Edition são muito mais do que uma simples mudança para versão Euro5. Fique a conhecer os detalhes da proposta de maior cilindrada da gama Neo Sports Café.
andardemoto.pt @ 12-11-2020 20:57:18
Num
mundo onde as atenções de muitos fabricantes se centram ou em motos naked de
alta performance, as chamadas “powernaked”, ou em modelos de estilo “retro” que
relembram os tempos de glória do motociclismo no século passado, a Honda optou
por tentar misturar estas duas formas de pensar o mundo das duas rodas e criou
a CB1000R.
Quando em 2018 a marca japonesa decidiu lançar no mercado a gama Neo Sports
Café, composta então pela CB125R –
clique aqui para conhecer a nova geração de 2021, a CB300R, CB650R e ainda
pela maior e mais poderosa CB1000R, o objetivo foi precisamente unir os dois
estilos de motos. E os clientes gostaram desta abordagem.
Agora, passados pouco mais de dois anos, a CB1000R renova-se com a chegada das
normas Euro5, reforçando os argumentos que a tornam numa proposta tão
interessante.
O design não é uma revolução mas sim uma evolução do conceito Neo Sports Café.
De uma forma geral a CB1000R apresenta um design mais agressivo, com detalhes
especialmente trabalhados para esta versão 2021. Como exemplos disso temos o
redesenhado subquadro em alumínio com acabamento prateado em vez de preto, as
proteções do radiador em alumínio polido, as tampas da da caixa de ar e ainda a
grande ótica dianteira que passa agora a estar mais inserida no conjunto.
E, para aqueles que gostam de traseiras compactas, a Honda redesenhou o suporte de matrícula para ficar mais pequeno do que na versão anterior.
O “look” refrescado para 2021 não retira o destaque de outros elementos. O
painel de instrumentos TFT de 5 polegadas é a cores. A forma como as
informações são apresentadas é personalizável em quatro modos de visualização
prédefinidos. E para os motociclistas adeptos de tecnologia, a Honda instala nesta
unidade o sistema HSVC – Honda Smartphone Voice Control, que permite que o
condutor utilize algumas funções do seu smartphone sem retirar as mãos do
guiador.
E por falar em smartphone, e porque este tipo de aparelhos gasta bastante
bateria, a Honda escondeu debaixo do assento uma valiosa ficha USB para
carregamento.
Não podemos também de deixar de referir que a nova Honda CB1000R conta com
intermitentes com função de Sinal de Paragem de Emergência. Quando o condutor
necessita de travar com mais força, o sistema deteta a desaceleração e
automaticamente aciona os intermitentes para avisar os condutores de outros
veículos do possível perigo. Além disso os intermitentes passam a contar com
função cancelamento automático.
Quanto ao motor, a Honda mantém a mesma unidade motriz. Quatro cilindros em
linha capazes de desenvolver uma potência ligeiramente acima dos 145 cv às
10.500 rpm, enquanto o binário mantém-se nos 104 Nm às 8.250 rpm. Em relação a
este último ponto, a nova CB1000R destaca-se pela utilização de novos
parâmetros da injeção PGM-Fi, que permitiu à Honda trabalhar a entrega de
binário para uma resposta mais contundente entre as 6.000 rpm e as 8.000 rpm.
Para conseguir a homologação Euro5, os sensores de escape O2 lambda foram
substituídos por sensores de fluxo de ar pobre (LAF – Lean Air Flow) colocados
nos coletores de escape, para permitir uma medição muito mais precisa dos gases
queimados. O motor tem um consumo anunciado de 5,84 l/100 km WMTC (World Motorcycle Test Cycle – Ciclo de Testes Mundial para Motos).
A eletrónica mantém-se também ela inalterada. A CB1000R oferece ao condutor a
possibilidade de ajustar em três níveis diferentes a potência do motor, o
efeito travão-motor, e ainda o sistema de controlo de tração HSTC.
Paralelamente, a Honda permite explorar a nova CB1000R utilizando um de três
modos de condução prédefinidos – Rain, Standard e Sport – que ajustam
automaticamente as ajudas eletrónicas de acordo com o modo selecionado. Se o
condutor preferir pode selecionar o modo de condução User. Neste modo a Honda
permite que os diferentes parâmetros eletrónicos sejam ajustados de acordo com
a preferência ou necessidades de condução.
Para 2021 a Honda CB1000R estará
disponível nas seguintes variações de cor:
Vermelho Candy Chromosphere
Preto Metalizado Mate Ballistic
Prata Metalizado Mate Beta
Honda CB1000R Black Edition
Para os clientes que procuram algo mais, a Honda criou uma versão Black Edition
da CB1000R.
Com um visual personalizado e feito à mão, a versão Black Edition começa na
mesma linha de fabrico da CB1000R normal. Depois, esta versão praticamente toda
preta entra em território estético assumidamente mais caraterístico, com
utilização de alguns acessórios extra selecionados.
Sem contar alguns pormenores em alumínio maquinado – nos raios das jantes, no monobraço
oscilante, nas tampas do motor e nos apoios do guiador – tudo o que se vê é
preto: o farol cónico, o para-brisas, as bainhas da forquilha, os resguardos do
radiador, as tampas da caixa do filtro do ar (com acabamento anodizado), o
escape e o silenciador. O depósito e a bacquet do banco do passageiro são em
Preto Graphite.
De série, a CB1000R Black Edition vem equipada com um sistema quickshifter de
mudanças rápidas. O logótipo CB maquinado confere-lhe um toque extra de exclusividade.
andardemoto.pt @ 12-11-2020 20:57:18
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