Kawasaki Heavy Industries revela mudanças para a divisão de motos
A divisão de motos da Kawasaki Heavy Industries terá maior independência a partir de outubro de 2021. Uma reestruturação importante que vai afetar diretamente o lançamento de novos modelos da Kawasaki.
andardemoto.pt @ 14-12-2020 16:00:00
Sempre
que aqui no seu Andar de Moto falamos em Kawasaki, obviamente estamos a referir
à divisão de motos da empresa “mãe” Kawasaki Heavy Industries (KHI), com sede
em Kobe, Japão. O departamento da KHI dedicado às duas rodas tem a sua sede em
Akashi, e a grande novidade é que a partir de outubro de 2021 será gerido de
forma mais independente.
Com as mudanças que estão a acontecer atualmente a nível global, muitas por
força da pandemia, mas também por força de motivações ambientais, a Kawasaki Heavy
Industries acredita ser necessário reestruturar toda a empresa para melhor
responder às necessidades do mercado.
Nesse sentido, a divisão de motos Kawasaki vai ter maior liberdade para
desenvolver a sua gama de modelos e levar as motos de Akashi para novos patamares
tecnológicos.
A cooperação entre os diferentes departamentos dentro da Kawasaki Heavy
Industries permitiu à divisão de motos criar a Ninja H2 com o seu motor
sobrealimentado. O compressor volumétrico é o resultado dessa cooperação, que
irá continuar no futuro, mas com a divisão de motos a depender menos do que
fazem e decidem as restantes divisões da KHI dedicadas ao fabrico de barcos, comboios, helicópteros e também equipamento para a indústria aeroespacial.
Nesse sentido, o desenvolvimento de uma motorização híbrida – motor a combustão
+ motor elétrico – é já um primeiro passo na estratégia de conferir à divisão
de motos da Kawasaki maior independência.
Esta reestruturação profunda a nível da estrutura da empresa tem também como
objetivo ajudar a divisão de motos a recuperar da perda financeira que vai
acontecer por força da pandemia. A Kawasaki Heavy Industries revela que esperam
perder 47 milhões de dólares americanos em 2020.
De acordo com o comunicado divulgado pela Kawasaki Heavy Industries, “A independência da divisão de motos vai acelerar
a tomada de decisões e oferecer produtos e serviços em sintonia com os
clientes, incluindo os seus novos estilos de vida. A Power Sports (denominação
da divisão de motos) vai fortalecer a Kawasaki enquanto marca. Quando olhamos
para a indústria das duas rodas de uma forma mais ampla, verificamos que enfrentamos
diferentes desafios como o envelhecimento da base de clientes e o cumprimento
das normas ambientais. A Kawasaki está a fortalecer a cooperação industrial
entre as várias divisões do grupo, com o desenvolvimento da propulsão elétrica
e tecnologias de segurança avançada, para além de um grande número de
componentes funcionais. Tudo com o objetivo de exponenciar o crescimento do
negócio Power Sports e alcançar a revitalização do mercado”.
Leia também - Kawasaki EV Endeavor: Já temos mais detalhes da nova Kawasaki elétrica
Para além da divisão motos ou Power Sports, que ocupa um lugar em segundo ou
terceiro plano dentro da estrutura da Kawasaki Heavy Industries, também a
divisão dedicada ao fabrico de comboios irá ser mais independente, mas neste
caso já a partir de abril.
De referir ainda que no comunicado em que anunciam a maior independência e reestruturação
da Kawasaki Heavy Industries, os responsáveis japoneses revelam também que vão
reforçar a sua ligação ao hidrogénio enquanto energia limpa. Neste particular,
o plano de reestruturação prevê que a Kawasaki Heavy Industries se torne
empresa líder no setor do hidrogénio, tanto na produção, como depois no transporte e armazenamento.
andardemoto.pt @ 14-12-2020 16:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews