Voge ER-10 – Uma naked com argumentos eletrizantes
A Voge apresentou a sua primeira moto elétrica. Disponível em Portugal com um preço muito apelativo, a nova ER-10 conta com argumentos capazes de rivalizar com as melhores 125 cc do mercado. Fique a conhecer a Voge ER-10 ao pormenor!
andardemoto.pt @ 29-3-2021 10:38:28
Aqui
no Andar de Moto acreditamos que, tendo em conta determinadas situações, as
motos elétricas são uma excelente solução de mobilidade. De facto, na edição
digital da nossa revista mensal temos um dossier especial sobre motos
elétricas, em que não só destacamos algumas novidades do segmento, como
inclusivamente testamos várias propostas muito interessantes.
Com um forte potencial de crescimento nos próximos anos, o segmento das motos
elétricas, sejam elas do tipo scooter ou moto de maior dimensão, acaba de
ganhar uma proposta bastante interessante. A nova Voge ER-10 é a mais recente
moto elétrica disponível em Portugal!
A Voge, marca “premium” do gigante asiático Loncin, e que chegou ao nosso
mercado ainda durante o ano 2020, prevê alargar a sua gama de produtos em 2021.
E parte da sua estratégia de crescimento está alicerçada na moto elétrica
ER-10, disponível desde o mês de março e com um PVP de 6.545€. Pode no entanto
ser adquirida neste momento de lançamento com um desconto especial de 300€, o que
torna a ER-10 numa proposta bastante aliciante.
Apostando numa imagem agressiva, desportiva e bastante inovadora, a Voge ER-10
apresenta-se ao serviço com argumentos eletrizantes.
O grande destaque, claro, é o seu motor elétrico. Localizado entre o eixo do
braço oscilante e o amortecedor traseiro encontramos o motor. Tem uma potência
de pico que atinge os 8,9 kW (12,1 cv), sendo que a sua potência nominal é de 6
kW (8,2 cv). O mais impressionante será o seu binário: 41 Nm à roda ou 190 Nm
ao motor!
Estes números colocam a Voge ER-10 como uma alternativa válida às mais potentes
125 cc a combustão que encontramos à venda em Portugal, até porque o quadro
perimetral dupla trave em alumínio, em conjunto com o braço oscilante também em
alumínio, permitem à ER-10 apresentar uma dinâmica descontraída, fácil de
explorar, e ao mesmo tempo desportiva graças aos restantes componentes da
ciclística.
A este nível temos de destacar a forquilha com bainhas de 37 mm à frente e
curso de 115 mm, ou o monoamortecedor com sistema progressivo de bielas,
ajustável em pré-carga. A travagem fica a cargo de dois discos (um por eixo),
sendo que o sistema é auxiliado por ABS de dois canais independentes.
Numa moto elétrica um dos grandes problemas costuma ser o peso. Mas mesmo tendo
em conta as suas dimensões de moto de maior porte, a Voge ER-10 apresenta um
peso de 122 kg. De acordo com a marca, a distribuição de pesos é perfeita, 50 /
50, garantindo assim um comportamento neutro.
A bateria de polímeros de lítio da Samsung é responsável por 30 kg do peso
total. Com um total de 384 células de 2600 mAh, esta bateria é carregada em 4
horas, oferecendo uma autonomia que varia entre os 135 km a 30 km/h e os 100 km
a 50 km/h. A autonomia homologada em modo WMTC é de 75 km.
A bateria está protegida com um sistema de gestão BMS que monitoriza a
totalidade das células perante sobrecargas ou descargas, incluindo
curto-circuitos, com um equilíbrio que isola a célula afetada para que tudo
continue a funcionar.
A ER-10 conta com dois modos de condução: um económico que reduz a velocidade
máxima a 50 km/h, velocidade máxima legal em trajetos urbanos, e outro
desportivo com o qual se alcança uma velocidade máxima de quase 100 km/h.
É claro que não podia faltar a tecnologia de iluminação LED em todos os seus
componentes. O farol emprega dois módulos de alta intensidade sobrepostos para
os feixes de médios e máximos, situando-se os dois focos DRL por cima e em
ambos os lados do farol.
Como pormenor prático, a ER-10 dispõe de um compartimento de carga por cima da
bateria com 16 litros de capacidade, no qual se inclui uma tomada de corrente
USB para carregar um telemóvel ou utilizar um navegador GPS.
A ignição “keyless” com comando à distância é de série, e a sua instrumentação
baseia-se em dois ecrãs digitais com retroiluminação adaptada à luz exterior
por meio de um sensor crepuscular.
O ecrã principal integra a informação mais importante a consultar: velocímetro,
nível de carga da bateria de forma percentual e gráfica, autonomia estimada e
relógio. No segundo são mostrados os avisos de manutenção, modo de condução e
os conta-quilómetros total e parcial simultaneamente, para além de sete luzes
de aviso.
Como referimos, a nova Voge ER-10 está disponível desde março nos
concessionários oficiais da marca em Portugal, e nas cores branco ou preto.
Galeria de fotos Voge ER-10
andardemoto.pt @ 29-3-2021 10:38:28
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