Pilotos da Dunlop testam o calor e o frio de Silverstone

O circuito de Silverstone, no Reino Unido, é um dos mais compridos no calendário de Moto2 e Moto3, com uma pista de 5.900 metros de extensão, que inclui dez curvas à direita e oito à esquerda. Este circuito - o preferido de muitos pilotos - compensa o facto da assistência apenas poder ver a passagem das motas 17 vezes em Moto3 e 18 vezes em Moto2 – cerca de 11 voltas a menos do que as realizadas em algumas corridas, em circuitos mais curtos, como é o caso de Le Mans e Jerez.

andardemoto.pt @ 28-8-2014 16:03:00

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A distribuição de pneus em Silverstone é efectuada considerando os requisitos de temperatura, mais do que a superfície do circuito. O circuito tem rectas onde o arrefecimento do pneu pode constituir um problema, sendo necessário preservar o máximo calor possível para permitir correr com rapidez e em segurança, as curvas seguintes enquanto os pneus recuperam a sua temperatura normal.

Na corrida de Moto2 em Silverstone, no ano passado, os seis melhores pilotos escolheram o composto médio 302 para os pneus dianteiros e o mais rígido, 997, para os pneus traseiros. Ambos os pneus estão disponíveis para esta época com uma opção adicional de pneus dianteiros mais rígidos e uns traseiros mais macios. Os melhores pilotos de Moto3 utilizarão a opção de pneus de composto médio, pelo que será interessante ver se algum não segue esta tendência para tentar obter alguma vantagem.

Distribuição de pneus e códigos de cor:

Moto2:

Pneus dianteiros: 120/75R17, 4 x 302 (Médio - logótipo Dunlop preto em fundo prateado) e 4 x 102 (Rígido - logótipo Dunlop amarelo em fundo preto)

Pneus traseiros: 195/75R17, 4 x 997 (Rígido - logótipo Dunlop amarelo em fundo preto) e 5 x 9855 (Médio - logótipo Dunlop preto em fundo prateado)

Moto3:

Pneus dianteiros: 95/75R17, 5 x Médio (logótipo Dunlop preto sobre um fundo prateado) e 3 x Rígidos (logótipo Dunlop amarelo sobre fundo preto)

Pneus traseiros: 115/75R17, 6 x Médio (logótipo Dunlop preto sobre um fundo prateado) e 3 x Macios (logótipo Dunlop preto sobre fundo amarelo)

Os pilotos terão três conjuntos de pneus para piso molhado, sendo permitido um conjunto adicional se for declarada a presença de piso molhado em todas as sessões.

Informações sobre a corrida: uma questão de temperatura

O pneu de composto rígido 997 para a roda traseira foi apresentado na época passada em Brno, tendo sido utilizado por Mika Kallio na sua vitória, estreando-o num circuito com uma temperatura de superfície de 21 °C. O piloto Esteve Rabat alcançou a vitória utilizando o mesmo pneu, este ano no circuito de Losail, com a superfície da pista a registrar 10 graus mais quente. Isto é o que definimos como versatilidade.

Segundo Clinton Howe, Director de Operações em Grandes Prémios de Motociclismo, “na última corrida em Brno, assistimos a uma competição fantástica, em particular a corrida de Moto3 onde os 16 pilotos atravessaram a linha da meta com um máximo de 2 segundos de diferença entre cada um. O piloto Romano Fenati conseguiu estabelecer um novo recorde de volta à pista, na terceira volta e creio que o seu tempo poderia ter sido batido se não tivesse havido um número tão grande de pilotos, comprometidos na luta pelo primeiro lugar. A corrida de Moto2 de Brno foi uma exibição para Tito Rabat que estabeleceu um novo melhor tempo de volta ao circuito e um novo recorde de volta nessa corrida, terminando a mesma, 6,5 segundos mais rápido em comparação com corridas anteriores”.

“Está previsto um tempo mais fresco em Silverstone, pelo que vamos analisar como se vai comportar nestas condições o novo composto 9855 traseiro. Contudo, na realidade este composto já foi testado em Brno, pelo piloto Sandro Cortese, que terminou a corrida em terceiro lugar com temperaturas semelhantes às que ocorreram no Grande Prémio de Inglaterra no ano passado”, acrescenta.

andardemoto.pt @ 28-8-2014 16:03:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp