Anke Eve Goldman - provavelmente já viu muitas fotos, mas sabe mesmo quem foi esta senhora?

Uma fantástica mulher motociclista que ficou para a história por desafiar as convenções nos primórdios de década de 60 do século passado.

andardemoto.pt @ 12-8-2015 17:15:25

Nascida em 1930, Anke-Eve Goldmann foi, a partir de meados dos anos 50, jornalista para as revistas Cycle World inglesa, Das Motorrad alemã e Moto Revue francesa. Além disso, foi correspondente de eventos de motociclismo para a Espanha, Suécia, Estados Unidos e até para o Japão.

Anne (como também era conhecida) correu em provas de resistência e de velocidade, apesar de, pela sua condição feminina, ter sido sempre afastada do circo dos Grandes Pémios. Com mais de 1,80m de altura, dificilmente escapava despercebida, de tal forma que até as motos pareciam pequenas sob a sua imponente corpulência.

Para além de pilotar como um profissional, granjeou um estatuto de ícone de moda e estilo. Foi a primeira mulher a conduzir uma moto equipada com um fato de cabedal completo, que terá sido ela própria a desenhar com a ajuda do estilista alemão Harro, que posteriormente terá começado a comercializá-lo, tendo sido esse o primeiro equipamento técnico de motociclismo especificamente desenvolvido para senhora.

Condutora destemida e viajante intrépida, por várias vezes a senhora Goldman participou no Elephant Treffen, uma duríssima prova de resistência invernal.


Durante grande parte da sua carreira no motociclismo, Anne foi vista aos comandos de motos BMW, tendo sido proprietária de diversos modelos da marca. Mas, mais para o final da sua carreira, foi seduzida pela MV Agusta, tendo em 1970 comprado uma 750S de quatro cilindros, quase a antítese das BMW que até então tinha conduzido, sendo muito mais rápida, mais desportiva e provavelmente um pouco mais frágil, mas carregada de “vera passione” que ela foi gradualmente esculpindo até a transformar numa imponente “cafe racer”.

Por todos os seus predicados, foi ela que inspirou a personagem "Rebecca" do mais popular livro do autor francês André Pieyre de Mandiargues, de quem Anne era muito amiga. O livro chama-se The Motorcycle e foi editado em 1963, tendo sido posteriormente adaptado ao cinema em 1968, para o filme "The Girl on a Motorcycle" (também conhecido por Naked Under Leather ou La motocyclette) em que Marianne Faithfull desempenhou o papel principal ao lado do galã francês Alain Delon.

Em 1958, Anne foi uma das impulsionadoras da W.I.M.A. - Women’s International Motorcycle Association ( associação motociclista feminina internacional) na Europa.  Abandonou o motociclismo devido ao trágico acidente de moto que vitimou uma grande amiga sua. 

Anke Eve Goldman faleceu em 2004 depois de ter passado os seus últimos anos a viajar de mochila às costas pelo Oriente, visitando e fotografando diversos locais exóticos em Burma, no Vietname, e no Cambodja.

Abaixo pode ver um excerto do tal filme "The Girl on a Motorcycle" com Marianne Faithfull e Alain Delon


andardemoto.pt @ 12-8-2015 17:15:25