Exposição "Pirelli em 100 imagens. Beleza, Inovação, Fabrico" - 140 anos de história

A Biblioteca Archimede de Settimo Torinese, município da província de Turim, em Itália, inaugurou esta semana a exposição “Pirelli em 100 imagens. Beleza, inovação, fabrico” que percorre os mais de 140 anos de história da conhecida marca de pneus. A mostra vai estar patente até 1 de maio de 2017.

TSR @ 20-1-2017 11:47:44

Lora Lamm, publicidade ao pneu Pirelli para scooter, outdoor, 1959. Fundação Pirelli.

Lora Lamm, publicidade ao pneu Pirelli para scooter, outdoor, 1959. Fundação Pirelli.

A exposição debruça-se sobre os mais de 140 anos de história da marca da Pirelli: a fábrica, os seus trabalhadores, a tecnologia, o departamento de investigação e de desenvolvimento, a sua relação com o mundo da arte e a sua inovadora comunicação, além da vinculação com o mundo do desporto do motor e o popular Calendário Pirelli.

O evento foi proposto pela Fundação Pirelli, de cujos arquivos históricos procede a totalidade do material, organizada e promovida pelo município de Settimo Torinese, com a colaboração da Fundação ECM (Esperienze di Cultura Metropolitana) e o patrocínio da Região de Piemonte e da cidade de Turim. A apresentação contou com a presença do Presidente da Região de Piemonte, Sergio Chiamparino, o Alcaide de Settimo Torinese, Fabrizio Puppo, o Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, e o Presidente da Fundação ECM, Aldo Corgiat, além do Diretor Geral da Fundação Pirelli, Antonio Calabrò.

A Pirelli tem estado presente em Settimo Torinese desde os anos 50 do século passado. A actual zona industrial da marca inclui um terreno acrescentado da fábrica original, adquirido à Ceat (marca de pneus indiana) em 1984, e que foi objeto de avultados investimentos nos últimos dois anos.

A ideia de criar um Hub industrial Pirelli em Settimo Torinese surgiu em 2007. O projecto fundia as duas antigas fábricas da Pirelli da zona numa só, e o resultado dos trabalhos iniciados em Junho de 2009 culminaram no passado mês de Maio de 2016 com o início da produção.

A exposição “Pirelli em 100 imagens. Beleza, inovação, fabrico” confirma a importância da cultura como ferramenta principal de desenvolvimento, de coesão social e de integração. Para a Pirelli, em particular, a mostra segue os passos das actividades organizadas e patrocinadas na cidade pela marca e pela sua Fundação, criada em 2009 para promover e expandir a cultura corporativa, documentação e história. Alguns exemplos destas propostas são os concertos organizados no Hub industrial nos anos 2010, 2011 e 2014, integrados no festival MITO, que a Pirelli tem apoiado desde 2007, e o apoio da marca ao Innovation and Science Festival.

Fundação Pirelli


A exposição

A mostra desenrola-se em seis partes:

1 - “Una P Lunga oltre 140 anni” (a “P Lunga” durante mais de 140 anos) traça a história da Pirelli através de imagens das suas fábricas e dos seus produtos: desde a primeira planta, inaugurada nos arredores de Milão, à presença nos primeiros salões internacionais, catálogos ilustrados e capas da revista “Pirelli”.

2 - “La fabrica degli artisti” (a fábrica de artistas) apresenta as muitas ocasiões em que pintores e fotógrafos ligaram a sua arte ao mundos das fábricas e do fabrico manufaturado.

3 - “Si va che è un incanto” (vai “às mil maravilhas”) documenta os desafios que a Pirelli abordou no mundo da competição desde 1907.

4 - “Una Musa tra le ruote” (uma musa entre rodas) foca-se na relação entre a Pirelli e a arte desde a era dos pioneiros à da ilustração e às grandes campanhas de publicidade.

5 - “Elogio della Bellezza” (elogio à beleza) mostra alguns dos ícones femininos que introduzem os visitantes à última parte da mostra.

6 - O Calendário Pirelli, 1964-2017 inclui imagens realizadas por alguns dos melhores nomes do mundo da fotografia. Enquanto preparava a edição de 2017 do Calendário Pirelli, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh registou algumas fascinantes imagens na fábrica de Settimo. Esses instantâneos fazem parte de um projeto com entidade própria e cujas mostras iniciais serão exibidas ao público em geral pela primeira vez.

Enquanto preparava a edição de 2017 do Calendário Pirelli, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh registou algumas fascinantes imagens na fábrica de Settimo. Esses instantâneos fazem parte de um projeto com entidade própria e cujas mostras iniciais serão exibidas ao público em geral pela primeira vez.

Calendário Pirelli


INFORMAÇÕES

Datas: 18 de janeiro a 1 de maio de 2017

Local: Biblioteca Archimede, Settimo Torinese,  Itália

Horário: Segunda-feira a Sábado das 9:00 às 19:00h | Domingos das 15:30 às 19:00h

Preço: Entrada livre

TSR @ 20-1-2017 11:47:44