Pneus Dunlop Trailmax Meridian

Um pneu misto que garante um bom desempenho em todos os tipos de piso, e mais 15% de duração.

andardemoto.pt @ 30-4-2020 14:57:04


Com o lançamento do Trailmax Meridian, a Dunlop declara “o advento de uma nova aventura’ para o segmento. Posicionando-se num patamar acima do aclamado pneu TrailSmart MAX, o novo Trailmax Meridian foi desenvolvido em função dos específicos e complexos requisitos das motos dual-purpose, tecnicamente mais avançadas.

É um facto que as exigências dos motociclistas estão a mudar, e as vendas de motos para estrada/fora de estrada cresceram mais rapidamente do que a média do mercado, caso de modelos como a Honda Africa Twin, a Suzuki V-Strom, a Triumph Tiger ou a BMW GS, os motociclistas esperam uma maior versatilidade, tanto das suas motos como dos respectivos pneus.

Dunlop Meridian traseiro

Dunlop Meridian traseiro

Estas motos atraem os motociclistas pela posição de condução elevada e pela capacidade para percorrer confortavelmente longas distâncias, mas também pelo potencial numa eventual aventura off-road. Depois de avaliar as necessidades dos motociclistas, a Dunlop criou um enorme desafio à sua equipa de investigação e desenvolvimento.

O novo pneu Trailmax Meridian teria de possuir a versatilidade necessária para superar desafios tão distintos como aventuras off-road e longas viagens pan-europeias, assim como ser capaz de aproveitar a potência e a performance das mais recentes motos de topo de gama.


A Dunlop conseguiu assim vantagens interessantes em termos de quilometragem em condições de condução extrema. O pneu Trailmax Meridian traseiro, testado frente aos melhores concorrentes, evidenciou um ganho de 6% na quilometragem em condução em linha reta, que aumenta a vida útil do pneu para mais de 15% permitindo ângulos de inclinação de 40 graus*. Dmitri Talboom, Product Manager da Dunlop, explica melhor:

 “As nossas pesquisas dizem-nos que isto é exatamente o que os motociclistas necessitam. Precisam da durabilidade para as suas deslocações diários ou viagens de turismo, assim como da capacidade para oferecer um melhor desempenho em estradas sinuosas, numas férias na montanha, ou durante um fim de semana de aventuras no campo”. 


A melhoria é ainda maior no que concerne à quilometragem do pneu dianteiro, por via da sincronização do momento preditivo de troca de pneus para ambos os pneus. O que significa que pode efetuar-se a troca dos dois pneus em simultâneo, ao invés de ter que visitar-se duas vezes a oficina, para trocar, separadamente, o pneu dianteiro e o traseiro.

O desenho radical da banda de rolamento do Trailmax Meridian não só apresenta uma aparência espetacular, como foi concebido para expelir eficientemente tanto a água como a lama, mantendo, ao mesmo tempo, um elevado nível de aderência em asfalto seco.

Mas não é tudo: a tecnologia MultiTread da Dunlop garante uma excelente aderência em asfalto molhado e uma superior flexibilidade do pneu a baixas temperaturas, devido ao composto com elevado conteúdo de sílica. O que, juntamente com a lona de rayon da carcaça, proporciona uma melhoria tanto em quilometragem como no tempo de aquecimento, beneficiando os motociclistas que cada vez utilizam mais este tipo de motos durante todo o ano.

Adicionalmente, o pneu traseiro também introduz um novo composto central que se estende até debaixo dos blocos do ombro do pneu, uma característica que ajuda a incrementar a rigidez global o pneu traseiro, proporcionando um comportamento desportivo e uma tração mais eficaz durante a aceleração.


Tanto o pneu dianteiro como o traseiro contam com uma versão de duas capas da carcaça com lonas de rayon, o que, combinado com a construção da banda sem juntas (JLB), proporciona um comportamento mais fluido, transmitindo maior confiança.

“Muitas destas motos Adventure possuem a mesma potência que as da classe hypersport, e os motociclistas esperam que o pneu dissimule o peso relativo da moto, para poderem desfrutar de um comportamento ágil e dinâmico. A combinação de tecnologias do novo Trailmax Meridian garante-o”, acrescenta Dmitri Talboom. 


Uma moto Adventure também necessita de possuir a capacidade para evoluir facilmente fora de estrada. Nos testes efectuados pela Dunlop,  realizados com uma BMW R1200 GS em Monteils, França, o inovador desenho da banda de rolamento  do Trailmax Meridian, em forma de garra, mostrou uma tração melhorada na lama, por comparação com os seus três principais competidores, assim como com o seu predecessor, o TrailSmart MAX.

Em terrenos duros, com lama seca ou gravilha, a sua performance ficou ao mesmo nível da do TrailSmart MAX , provando que que o foco da Dunlop em performance não foi alcançado por detrimento da versatilidade fora de estrada.  O Trailmax Meridian já está disponível no mercado, em quatro medidas para as rodas dianteiras e três medidas para as rodas traseiras, cobrindo, um amplo leque de modelos de motos.

andardemoto.pt @ 30-4-2020 14:57:04


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos