"Segunda Pele" - Review equipamento REV'IT!: blusão Vertical GTX, jeans Lombard 3 RF e botas Link GTX

O conjunto formado pelo blusão Vertical GTX, pelas jeans Lombard 3 RF e pelas botas Link GTX, tem-me acompanhado nos meus testes ao longo dos últimos meses. Nos dias tristes de intempérie, ou em épicas jornadas solarengas, esta foi a minha "segunda pele".

andardemoto.pt @ 15-5-2023 17:41:13 - Texto: Pedro Alpiarça | Fotos: Luis Duarte

Existe todo um mundo para além dos fatos completos. Aliás, na maior parte das vezes que nos servimos da moto para nos deslocarmos, a escolha recai num bom blusão e numas intemporais calças de ganga.

Não só privilegiamos o conforto e a simplicidade da indumentária, como deixamos de lado o look alienígena dos equipamentos de duas peças. Conseguimos assim misturar-nos melhor com a mole humana que não percebe o mundo das duas rodas (e que se assustam facilmente), caminhando no meio deles, quase incógnitos.

Jeans REV'IT! Lombard 3 RF

Começando então pela peça mais consensual, as calças de ganga. A sua polivalência e capacidade de se poderem combinar com qualquer tipo de blusão (mantendo uma imagem descontraída e confortável), sem perder algumas fundamentais características de segurança, tornam-nas indispensáveis no arsenal de equipamento de qualquer motociclista. 

As REV'IT! Lombard RF (de Regular Fit) vão na sua terceira geração, uma evolução justificada pela sua popularidade junto do público. Disponíveis em preto ou azul escuro (ambas as cores em tom "lavado"), o seu corte é constante ao longo de toda a perna, sem secções mais estreitas ou apertadas, o que lhe dá um vestir bastante confortável e um aspecto casual. Temos os cinco bolsos tradicionais em quaisquer jeans, com costuras discretas no desenho e na cor. 


O material utilizado na sua construção é denominado de CORDURA ® DENIM, em que o algodão da ganga tradicional é reforçado com fibras de nylon, aumentando assim a sua durabilidade e resistência à abrasão. Neste particular e importante capítulo, as Lombard conseguem uma certificação AA (o nível intermédio) da norma europeia EN 17092 standard, para equipamentos de protecção pessoais.

Claro que as proteções SEESMART™ CE-nivel 1 nos joelhos e nas ancas (incluídas de fábrica), também contribuem para esta certificação. Leves, bastante maleáveis, e com ajuste no seu posicionamento (para melhor se adaptarem aos diferentes tamanhos), a sua presença é uma garantia de segurança fundamental para transformar estas calças em algo mais parecido a uma armadura.

As costuras nas zonas atreitas a impactos são reforçadas para uma maior performance de integridade na resistência à abrasão. 

E o conforto? A REV'IT! melhorou a sua última geração das Lombard dotando-as de maior elasticidade na sua composição, facilitando assim todos os movimentos de entrada e saída da moto.

Ao longo dos últimos meses, o espectro de temperaturas de utilização foi bastante exigente, desde os 8°C de Janeiro aos dias mais quentes do despoletar da Primavera. Estas calças mantêm a sua neutralidade térmica, típica das jeans normais, conseguindo a proeza de serem aconchegantes no frio e bastante respiráveis no calor.

E, surpresa das surpresas, se as usarmos com a bainha virada para fora, encontramos um útil reflector da 3M™ Scotchlite™ na parte exterior da perna. Os pormenores são tudo…


Botas REV'IT! Link GTX

Passemos então às botas Link GTX. Desenvolvidas a pensar nos amantes das motos de turismo mais despachado, as Link GTX prometem ser as companheiras ideais para as várias épocas do ano. A sua construção em pele com uma membrana de GORE-TEX, é uma garantia de impermeabilidade e de respirabilidade.

No seu interior encontramos uma palmilha da OrthoLite® X 40, uma clara aposta no conforto e na manutenção da sua forma ao longo do tempo. Os movimentos do tornozelo são facilitados pelas secções em fole nas zonas onde importam, e o longo fecho corrido tipo zipper (ajudando assim a operação de calçar/descalçar) é selado em toda a sua extensão com painéis de velcro extra forte.

Como a segurança não pode ser descurada, zonas reforçadas para protecção ao impacto podem ser encontradas na biqueira da bota, na envolvente do calcanhar e tornozelo, sendo que os painéis laterais também recorrem à mesma estrutura. 

O aspecto robusto das Link GTX deve-se em grande parte ao formato da sua sola, com borracha anti derrapante desenvolvida pela própria REV'IT!. Outros apontamentos que revelam a qualidade das mesmas, são os painéis perfurados na lateral (atingindo o tal equilíbrio térmico através da respiração), os reforços texturados para potenciar o contacto com os selectores da moto, e a discreta mas bastante útil faixa reflectora na zona do calcanhar.

A convivência com as Link está directamente associada à palavra conforto. Contrariamente ao que a sua imagem volumosa poderia antever, sentem-se leves no andar e eficazes na postura, mantendo a sua impermeabilização nas condições mais rigorosas, sem se tornarem insuportavelmente quentes nos dias em que a temperatura sobe.

A sua qualidade de construção e aparente simplicidade fazem delas umas botas de turismo prontas para testemunhar muitos e bons quilómetros.


Blusão REV'IT! Vertical GTX

Por fim, e de longe a peça deste conjunto mais complexa a nível técnico, encontramos o blusão Vertical GTX. De design bastante limpo e ligeiramente desportivo, sem grandes volumes e com linhas fluidas, mostra uma clara intenção de misturar elegância com eficácia.

Até porque todas as soluções apresentadas estão muito próximas das que se podem encontrar num qualquer blusão topo de gama, e o exemplo perfeito deste paradigma é a utilização do GORE-TEX laminado na camada exterior. 

E se por esta altura está a imaginar um blusão pesado e pouco flexível, o Vertical consegue surpreender, pois o uso da tal película mágica que nos deixa sequinhos e confortáveis recorre à tecnologia 2L (membrana + tecido), uma solução mais leve e maneável que a camada tripla (3L).

Continuamos a sentir aquela sensação de capa semi-rígida que os blusões com GORE-TEX possuem, mas neste caso, sem cairmos em exageros, com bastante liberdade de movimentos. O corte é típico de um blusão de turismo, passando a cintura até à zona das ancas, e possui ajustes na cintura e nos antebraços.

Os punhos servem-se de um velcro (bem robusto e assertivo) para garantir o bom casamento com as luvas, e ainda existe um elástico que permite “selar” toda a base do blusão junto ao corpo. Só quem já sentiu o frio a entrar pela zona da cintura, naquelas jornadas épicas de temperaturas baixas, é que percebe o quanto este último ajuste é útil.

No fecho da gola, conseguimos ajustar o seu diâmetro através do sistema Flexisnap, que permite a sua adaptação ao uso de balaclavas ou golas térmicas.


Mantendo o apanágio da discrição e da fluidez, temos dois bolsos frontais apenas com a a aba visível, um bolso grande no fundo das costas (seguindo o mesmo princípio de “bolso luva”) e um muito útil bolso para cartões e pequenos objectos na manga esquerda (especialmente útil para o pagamentos de portagens).No seu interior encontramos mais dois bolsos com fecho. Todos estes compartimentos são à prova de água.

No capítulo da ventilação, o REV’IT! Vertical GTX faz uso de dois grandes painéis frontais que permitem a entrada de ar na parte superior do corpo. O seu funcionamento é prático e intuitivo, recorrendo a um sistema de imanes com bloqueio para fácil operação em andamento. Quando fechados, a sua estanqueidade é garantida pelo do sistema VCS / Aquadefence, uma espécie de goteira de borracha que se esconde debaixo do fecho de velcro/zipper.

Em conjunto com estes ventiladores frontais, temos duas saídas de ar na zona dos ombros. Como complemento indispensável temos um forro térmico destacável.
E sendo este um blusão de gama média/alta, as protecções dos ombros, cotovelos e costas têm homologação CE de nível 2 (o mais elevado) sendo que o Vertical está ainda preparado para acolher duas proteções de peito, que são vendidas separadamente. 

Tendo em conta que falamos de um tecido à base nylon 400D, os dois AA da certificação europeia (resistência à abrasão e integridade do conjunto em situações extremas) provam o seu valor nesse patamar de segurança. Podemos encontrar apontamentos reflectores (laminados) no peito, ombros e costas, e o colete reflector da marca tem encaixes próprios disponíveis.

O REV’IT! Vertical GTX poderá ser adquirido em três cores, o elegante Azul Escuro, o clássico Preto, e um não menos espectacular Branco.

A versatilidade deste blusão foi largamente provada pela eclética montra de motos em que o utilizei. Maxi-scooters, Sport-Tourings e até Nakeds, sendo que em todas elas este equipamento provou estar contextual, provando ser um verdadeiro all-rounder, seja pelo design bastante apelativo, seja pela tecnologia que incorpora.

A sensação de eficácia a toda à prova explica-se com um gesto decidido, aquela escolha que nos parece certa nos dias em que as variáveis são muitas. Aconteceu-me bastante e não falhou.

Veja mais produtos REV'IT!, clicando aqui.

andardemoto.pt @ 15-5-2023 17:41:13 - Texto: Pedro Alpiarça | Fotos: Luis Duarte


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos