12 Horas do Estoril – YART garante a “pole position” e assume-se como favorita

Equipa oficial da Yamaha confirmou hoje aquilo que tinha mostrado no dia de ontem. A tripla de pilotos da YART é a mais consistente e assim garantiram a “pole position” para as 12 Horas do Estoril, corrida que tem novo horário.

andardemoto.pt @ 25-9-2020 16:42:49

Depois de no primeiro dia de treinos e qualificação a Yamaha Austria Racing Team de Mandy Kainz ter dominado por completo as operações no circuito do Estoril, a equipa oficial da Yamaha voltou hoje a demonstrar ser a mais consistente, com todos os seus três pilotos a conseguirem rodar abaixo do segundo 39.

Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika mantiveram a alta rotação na derradeira sessão de qualificação. Defenderam a primeira posição na tabela de tempos e impediram que a FCC TSR Honda France - Josh Hook, Freddy Foray e Mike di Meglio – obtivesse a “pole position”. Na terceira posição da qualificação ficou a equipa oficial BMW Motorrad World Endurance Team – Markus Reiterberger, Kenny Foray e o “road racer” Peter Hickman -, que viu um dos seus pilotos, Reiterberger, alcançar mesmo o melhor registo até ao momento com 1m38.447s.



A equipa oficial Suzuki, a Suzuki Endurance Racing Team, que está na liderança do Mundial de Resistência FIM e pode amanhã sagrar-se novamente campeã da disciplina, pode não estar ainda a rodar ao mesmo ritmo dos mais rápidos, mais concretamente ao ritmo da FCC TSR Honda France que é a sua mais direta rival nesta luta pelo título.

Ainda assim, a SERT vai arrancar do quarto lugar e por isso mantém-se numa posição que lhe permite controlar o andamento das equipas rivais.

Recordamos que sendo as 12 Horas do Estoril a última corrida da temporada do Mundial de Resistência FIM, as pontuações dadas beneficiam de uma bonificação de 150% de acordo com os regulamentos.



A Suzuki Endurance Racing Team, como referimos, está no topo da classificação com 127 pontos na sua conta pessoal. Mas a FCC TSR Honda France, que recentemente venceu as 24 de Le Mans, posicionou-se como a mais direta rival da SERT na procura do título. Há no entanto que contar com outras formações como a YART Yamaha, a BMW Motorrad World Endurance Team ou a Webike SRC Kawasaki France Trickstar, esta última ainda à procura das melhores afinações após ter estreado pneus Michelin na passada ronda 24 de Le Mans.

Quanto à corrida em si, a organização das 12 Horas do Estoril confirmou há pouco que o início da corrida foi adiantado em relação ao horário inicialmente previsto.

A nova hora de arranque para esta prova de resistência será às 8h00 da manhã de sábado, meia hora mais cedo do que estava no programa, com final previsto para as 20h00, altura em que vamos poder saber quem são os novos campeões do Mundial de Resistência FIM. Esta decisão, de acordo com a organização da prova, tem que ver com questões de segurança, restringindo o tempo que os pilotos vão competir já durante a noite.

Para os fãs do Mundial de Resistência FIM, e porque esta é uma prova sem público nas bancadas do Estoril, a boa notícia é a transmissão de parte da prova no canal Eurosport 2: 07h45-10h30 e das 16h30-20h30.

andardemoto.pt @ 25-9-2020 16:42:49


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto