ESBK, 2022, Estoril: Pódio para Ivo na vitória de Mikhalchyk

Ivo fez a pole mas foi surpreendido na corrida

Os tempos em Superbike foram muito próximos com Ivo Lopes, Óscar Gutiérrez, Tito Rabat e Ilya Mikhalchyk, até que o piloto português da BMW EasyRace fez uma volta incrível para a Pole, provando que está a correr em casa.  

andardemoto.pt @ 14-5-2022 20:15:32 - Paulo Araújo

Na primeira corrida, Ivo, Ilya e Oscar fizeram um grande espectáculo andando juntos. Durante as primeiras voltas foi Lopes quem liderou o grupo, mas Gutiérrez ultrapassou-o.

Então liderou a maior parte da corrida mas, nas duas últimas voltas, Ilya ultrapassou Ivo e, nos metros finais, num final de Photo finish, passou por Oscar para obter a sua primeira vitória na ESBK e dedicá-la ao seu país, a Ucrânia.

Gutiérrez e Ivo estiveram com ele no pódio das SBK e Dani Sáez, Eduardo Montero e Daniel González venceram nas Stock1000.



Meikon Kawakami e Juan Rodríguez, muito fortes desde a sua chegada ao Estoril, lutaram pela primeira posição nos treinos das SSP, com o piloto da Yamaha MS Racing a levar a pole no final da sessão.

Já para Santi Duarte, não correu bem, quando o piloto da MS Racing não acabou: “Hoje o dia não correu como gostaria. Hoje todas as sessões eram para testar detalhes na moto, mas ainda não encontramos o setting perfeito. No entanto, todas as oportunidades para a testar ajudam e, por isso, fico feliz por amanhã estar novamente em pista. Amanhã é outro dia!”

Já Aleix Viu e Yeray Ruiz fizeram uma corrida incrível. Embora Yeray tenha começado em terceiro e Aleix em quarto, ambos assumiram a liderança assim que as luzes se apagaram. Começaram a impor um ritmo muito forte e escaparam aos outros para serem protagonistas. Juntos em pista e ultrapassando-se mutuamente em mais do que uma ocasião, travaram uma luta espetacular.

A quatro voltas do fim, Kawakami juntou-se a eles e ultrapassou-os aos dois para assumir a liderança. As duas últimas voltas foram uma loucura, uma vez que Eric Fernández também foi apanhado e ficou em terceiro lugar.

Com mais ultrapassagens na última volta, Meikon venceu, Aleix ficou em segundo e Eric em terceiro.



Em Stock600 foi o mesmo Fernández, Carlos Torrecillas e Mason Law. Juanan Conesa fez a pole em Junior SBK depois de estar muito confortável na moto desde os livres. Na prova, com céu muito nublado e ar frio, havia até 8 pilotos em grupo, sendo Pepe Osuna, Tomás Alonso, Adrián Rodríguez, Javier Corral, Juanan Conesa e Antonio Torres os que mais se aproximaram na luta pelo pódio.

Mas, com o passar das voltas, alguns ficaram fora da luta e Borja Jiménez viu a bandeira xadrez antes de qualquer outro, com Juan Pablo Uriostegui em segundo e Antonio Torres em terceiro.

Em Moto4, os treinos foram um reflexo vivo da corrida com Álvaro Lucas a partir da pole position. A sessão na categoria mais pequena do Campeonato Espanhol de Superbike viu um número infinito de mudanças de posições. Até 8 pilotos estavam no mesmo segundo e o líder mudava a cada volta.

A meio da corrida, Izan Rodriguez conseguiu distanciar-se um pouco do resto do grupo mas isto logo mudou quando o homem da pole entrou no seu domínio e o ultrapassou.

A luta pela vitória foi entre esses dois pilotos e, com a bandeira xadrez a acenar, Izan Rodríguez conquistou os 25 pontos. Lucas foi segundo e Iaroslav Karpushin o terceiro.

Enzo Hoarau, Jesús Ríos, Pablo Olivares e David González estavam encarregados de lutar pela pole position em PreMoto3, o que foi finalmente alcançado pelo piloto da Cuna de Campeones.

Na corrida, Ríos e González foram também protagonistas, pois estavam na liderança e lutaram pela vitória. Com 6 voltas pela frente, Ríos teve problemas e foi deixado muito para trás, por isso David acabou por cruzar a meta sozinho antes de qualquer outro.

Atrás, houve mais luta com muitas danças de posições. Quando tudo parecia indicar que Gonzalez iria ganhar sem problemas, caiu e a vitória foi para Alex Longarela. Carlos Cano e Pablo Olivares completaram o pódio exactamente com o mesmo tempo na última volta e a classificação foi definida pela volta mais rápida da corrida.

Na Promo3, com uma luta incrível, Jesús Torres, Valentín Perrone e Mario Salles ficaram na fotografia como os melhores e na Cuna de Campeones Jesús Torres, Valentín Perrone e Elliot Kassigian.

andardemoto.pt @ 14-5-2022 20:15:32 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto