SBK, 2022, Catalunha - “Hat trick” para Bautista

Lidera 1-2 da Ducati

O líder do Campeonato liderou desde o início para vencer a Corrida 2, liderando cada uma das voltas de corrida em toda a ronda da Catalunha e vencendo as três corridas, desta sobre Rinaldi e Razgatlioğlu  

andardemoto.pt @ 25-9-2022 15:21:29 - Paulo Araújo

Álvaro Bautista (Ducati Aruba) conseguiu a sua terceira vitória na Catalunha do fim-de-semana. Bautista depois de vencer tanto a Corrida 1 como a Tissot Superpole.

Partindo da pole position, Bautista voltou a liderar a corrida até à Curva 1, antes de alargar a sua distância na frente para mais uma vitória. Pela metade da corrida, a distância de Bautista tinha aumentado até cinco segundos e ele continuou a aumentar durante toda a segunda metade da corrida para conseguir a vitória por mais de oito segundos.

Atrás de Bautista, a batalha pelo segundo lugar foi entre quatro pilotos.

Jon Rea (Kawasaki) Michael Ruben Rinaldi (21, Ducati Aruba), Axel Bassani (Motocorsa Racing), Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata com Brixx ) lutaram todos pelos restantes lugares do pódio, a trocar frequentemente de lugares.

No final, foi o companheiro de equipa de Bautista Rinaldi que reclamou o segundo lugar após uma batalha emocionante, com a jogada crucial para Rinaldi na Volta 11, quando ele passou Bassani.


Quando Rinaldi escapou em segundo lugar, Razgatlioğlu (1) Rea (65) e Bassani continuaram a sua luta, com Rea terceiro na Volta 14, ao passar tanto Razgatlioğlu como Bassani na Curva 1.

Razgatlioğlu ficou à frente de Bassani na Volta 13 depois de o piloto italiano ter cometido um erro que permitiu a Rea chegar à frente uma volta mais tarde.

No entanto, na volta 16, Rea perdeu muito tempo na Curva 7, o que permitiu a passagem de Bassani e Razgatlioğlu, embora ele tenha re-passado Bassani pouco depois, com Razgatlioğlu terceiro.

Os resultados permitiram a Bautista alargar a sua liderança do Campeonato para 59 pontos sobre Razgatlioğlu, um ganho de 29 pontos ao longo do fim-de-semana, pois levou o seu primeiro triplo desde Aragón 2019 e o quarto da sua carreira.

Tornou-se o primeiro piloto a obter três vitórias no Circuito de Barcelona-Catalunya e aproxima-se dos 50 pódios, agora com 48.


Rinaldi subiu ao seu 14º pódio de SBK com o segundo lugar e é a 135ª vez que a Ducati termina em 1-2, ao mesmo tempo que conquista a sua quarta vitória consecutiva no recinto espanhol.

O terceiro lugar de Razgatlioğlu deu-lhe o seu 72º pódio nas SBK.

Rea, depois de passar de novo Bassani, foi capaz de ocupar o quarto lugar à frente do italiano, que ficou em quinto lugar.

Atrás de Bassani veio uma corrida de três rookies. Xavi Vierge (Team HRC) ficou em sexto lugar depois de aproveitar o seu resultado na Superpole Race para terminar entre os seis primeiros, à frente de Philipp Oettl (Team Goeleven) no sétimo lugar.

Oettl, tal como Vierge, aproveitou para concluir uma forte etapa da Catalunha no sétimo lugar. Ficou à frente de Iker Lecuona (Team HRC), em oitavo lugar, com Lecuona, que ficou com a pole, obtendo mais um lugar entre os dez primeiros.

Loris Baz (Bonovo Action BMW) terminou como piloto líder da BMW no nono lugar, apenas 0,084s atrás de Lecuona no final da corrida.

O final da corrida foi destacado por uma carga de Roberto Tamburini (Yamaha Motoxraxing) que subiu ao top 10 nas etapas finais, levando o seu melhor resultado nas SBK até à data.

Despromoveu Luca Bernardi (BARNI Spark) para o 11º lugar com Bernardi a correr dentro dos dez primeiros durante a maior parte da corrida, o seu melhor resultado desde Most.

Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) esteve envolvido numa batalha pelo décimo lugar mas acabou por ficar em 12º, terminando apenas 0,419s atrás de Bernardi no final das 20 voltas.  

Michael van der Mark (BMW Motorrad) ficou em 13º à frente do companheiro BMW Eugene Laverty (Bonovo Action BMW) no 14º lugar e Kohta Nozane (GYTR Yamaha GRT) que completou as posições de pontos com o 15º lugar.

andardemoto.pt @ 25-9-2022 15:21:29 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto