SBK 2022, Antevisão: Regresso a Phillip Island
Batalha final aguarda
A frase que temos estado à espera de escrever: A SBK
aterrou na Austrália para a Ronda final em Phillip Island e, como se costuma dizer, "é bom
estar de volta".
andardemoto.pt @ 17-11-2022 13:24:27 - Paulo Araújo
Terão passado 225 dias desde o início do Campeonato Mundial de Superbike Motul de 2022, quando a primeira corrida da ronda final tiver início este sábado. 2022 passou num instantinho na viagem de montanha-russa de outra época histórica de corridas.
Por isso, é apropriado que um traçado clássico nos traga a final da época.
A Ronda Grand Ridge Brewery da Austrália e o icónico Circuito de Grande Prémio de Phillip Island fecham o pano numa época hipnotizante.
Com os títulos decididos, novos pneus de desenvolvimento disponíveis e uma primeira visita à 'Island' desde o início de 2020, o palco está preparado para um fim-de-semana clássico nos antípodas. A antevisão da final de SBK de 2022 está aqui.
A corrida pelo título está rematada e embrulhada para Álvaro
Bautista (Ducati Aruba), o que significa que ele pode relaxar em Phillip Island
este fim-de-semana.
Phillip Island viu Bautista estrear-se para a Honda e ficar com dois merecidos lugares nos seis primeiros do 16º lugar na grelha, mas talvez seja melhor recordá-lo pela sua enfática estreia com a Ducati em 2019, quando ele conseguiu três vitórias dominantes, a primeira das quais foi de quase 15 segundos e a maior margem seca na história das SBK em Phillip Island.
Com o título decidido, as atenções voltam-se para o Campeonato de Fabricantes; a Ducati precisa apenas de um final entre os quatro primeiros e tem o trabalho feito na Corrida 1, enquanto que o Campeonato de Equipas estará assegurado se não perderem mais de 34 pontos para a Yamaha Pata.
A batalha pelo quarto lugar é entre Michael Ruben Rinaldi, que está 34 pontos à frente de Andrea Locatelli (Yamaha Pata com Brixx SBK). Uma vantagem de quatro pontos sobre o seu compatriota dar-lhe-á o quarto lugar na classificação geral.
O segundo lugar parece estabelecido para Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata com Brixx SBK), que abdica da sua coroa após apenas uma temporada. O Turco está 37 pontos à frente do rival Jonathan Rea (Kawasaki Racing) e, se mantiver essa diferença, assumirá a posição de vice-campeão.
Razgatlioğlu tem um bom recorde em Phillip Island e conquistou uma vitória surpreendente de estreia com a Yamaha, liderando o segundo pódio mais apertado de sempre nas SBK.O campeão mundial de saída pretende assinar a temporada em grande estilo, mas sabe que a combinação dos rivais e dos seus pacotes será forte.
O companheiro de equipa Locatelli (ao lado) tem uma oportunidade matemática à quarta posição do Campeonato, mas realisticamente, o seu objectivo será ficar em quinto lugar, com apenas 15 pontos a cobrir três pilotos até ao sétimo lugar.
Terceiro lugar na sua "segunda ronda de casa" da época, Jonathan Rea está consciente de que uma vitória não significa que ele e a sua equipa Kawasaki não tenham de procurar melhorias, mas é algo que ele procurará alcançar.
Seis vitórias na 'Island' para Rea, está a uma distância mínima do recorde de sete de Troy Corser no circuito, mas ele sabe que será difícil.
Uma vitória na Superpole Race em 2020 é a sua única vitória nas últimas oito corridas e ele espera acabar com a seca de vitórias, enquanto o companheiro de equipa Alex Lowes é o mais recente vencedor na pista, aguentando Rea para a vitória na Corrida 2 em 2020.
Lowes é sexto, 11 pontos atrás de Locatelli, que enfrentará Phillip Island numa moto de SBK pela primeira vez.
Está em oitavo lugar no Campeonato, embora talvez seja
Scott Redding (45, BMW Motorrad) que já o tem no saco, pois está um ponto à frente
do lesionado Iker Lecuona (Equipa HRC).
É um grande fim-de-semana para Redding, que regressa a Phillip Island pela primeira vez desde o seu fim-de-semana de estreia nas SBK em 2020, onde subiu a três pódios com a Ducati.
Redding é o piloto líder da BMW no Campeonato e, embora isso já esteja garantido, ele espera impulsionar o fabricante alemão para o quarto lugar no Campeonato de Fabricantes, uma vez que estão actualmente três atrás da Honda. O companheiro de equipa Michael van der Mark esteve na batalha pela vitória a bordo da Yamaha em 2020, e vai tentar terminar bem a sua temporada 2022 e também ajudar a BMW a ficar em quarto lugar.
Depois da lesão de Iker Lecuona sofrida na 2ª edição dos TL em Mandalika, ele escorregou para a nona posição na classificação e está um ponto atrás de Redding.
Lecuona teve uma primeira temporada estelar a bordo da Honda e teve pódios e muitos lugares nos cinco primeiros, mas será substituído por Nagashima aqui, (abaixo) e portanto não vai aumentar o seu total de pontos.
A esperança da Honda reside em Xavi Vierge (Team HRC), que parece certo entre os dez primeiros do Campeonato. Ele terá o objetivo de ultrapassar a BMW para tentar entregar o quarto lugar à Honda, num circuito que conhece bem dos seus dias do Campeonato do Mundo Moto2.
O espanhol subiu ao pódio na pista em 2018 com o terceiro lugar, e teve um quinto no ano anterior. Poderia ele utilizar a atualização da super concessão da Honda mais este fim-de-semana?
Já coroado o melhor piloto independente para 2022, Axel Bassani (Abaixo, com Rinaldi no pódio) está em sétimo, a apenas quatro pontos de Lowes em sexto e a apenas 15 de Locatelli em quinto.Bassani tem sido um dos melhores pilotos de SBK em 2022 e ele e a equipa Motocorsa Racing lutam taco a taco com os oficiais. No entanto, é a primeira vez que Bassani está em Phillip Island, pelo que talvez não esteja tão avançado como já vimos antes.
Garrett Gerloff (GYTR Yamaha GRT) é o próximo piloto independente enquanto se prepara para um fim-de-semana final com a sua equipa na pista onde tudo começou.
Loris Baz (Bonovo Action BMW) está 17 pontos atrás de Gerloff mas vai sempre bem em Phillip Island, sendo esta a última pista em que liderou uma corrida em 2020.
Depois de ter sido excluído da Corrida 2 em Mandalika, Philipp Oettl (Team Goeleven) espera estar de volta suficientemente apto para a final da temporada, enquanto o mesmo acontece com Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) atrás dele, o francês que vai para a Austrália para a sua última ronda com as cores de Manuel Puccetti.
Na 16ª posição da geral, Eugene Laverty (Bonovo Action BMW) está a preparar-se para uma última ronda emocionante da sua carreira e procurará assinar uma alta no circuito em que obteve a última vitória em 2014 para a Suzuki.
Xavi Fores (BARNI Spark Racing) tem Laverty na mira da sua posição no Campeonato e já foi finalista do pódio na Austrália antes, e está mesmo à frente de Kohta Nozane (GYTR Yamaha GRT), que também se prepara para a sua última ronda nas SBK antes de passar para a Moto2.
Completando a grelha, Hafizh Syahrin (MIE Racing Honda) e o companheiro de equipa Leandro Mercado esperam obter mais pontos antes do final da época, enquanto que depois de se tornar o 587º piloto diferente a marcar pontos na história das SBK, Oliver Konig (Orelac Racing VerdNatura) espera continuar essa tendência na sua estreia em Phillip Island.andardemoto.pt @ 17-11-2022 13:24:27 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto