A Piaggio MP3 300 HPE já chegou e está melhor do que nunca

A Piaggio renova por completo a sua scooter de três rodas. A nova MP3 300 HPE promete mais agilidade, melhor performance, e ainda mais segurança para enfrentar os perigos urbanos sem qualquer medo.

andardemoto.pt @ 16-7-2019 20:29:40

Embora em Portugal as scooters de três rodas não sejam particularmente relevantes em termos de números de vendas, a verdade é que os motociclistas portugueses estão cada vez mais a seguir a tendência europeia. A Piaggio MP3 é, desde há vários anos, uma das opções mais interessantes neste particular mundo das scooters de três rodas, e este ano a marca italiana decidiu renovar por completo este modelo.

É assim que chega ao mercado nacional a nova MP3 300 HPE (High Performance Engine), uma moto que substitui a MP3 350, versão que ajudou a MP3 a vender 180 mil unidades em todo o Mundo, sendo que com a nova 300 HPE a Piaggio conta fazer crescer os números de vendas ainda mais rapidamente.

Para isso a casa italiana dotou a MP3 300 HPE de uma série de características que a tornam numa opção muito interessante para quem necessita de se deslocar na cidade, em particular para quem apenas tem carta de condução automóvel (carta B).


No passado sábado o seu Andar de Moto esteve presente na apresentação da nova MP3 300 HPE a alguns clientes na loja lisboeta da Piaggio, em Alcântara. Por entre a satisfação pela Piaggio continuar a aposta neste modelo de três rodas, os clientes mostraram-se satisfeitos com as novidades introduzidas nesta scooter, em particular a agilidade revelada em condução urbana.

Ao vivo, a scooter italiana mostra-se bastante interessante ao nível da qualidade de construção. Os materiais utillizados, mesmo os muitos plásticos inseridos no painel de instrumentos e toda a zona frontal, têm uma qualidade acima da média, sendo que a montagem de todos os componentes não apresenta falhas. A MP3 300 HPE, neste particular, será uma scooter três rodas “premium”.

Com um design bem mais agressivo e desportivo do que a anterior MP3 350, esta nova versão 300 cc continua a destacar-se pela utilização de duas rodas à frente. Através de um inovador sistema de suspensão dianteira, do tipo quadrilátero articulado, as rodas da frente permanecem “coladas” ao asfalto mesmo em inclinação pronunciada, e nem mesmo a condução em pisos irregulares (calçada ou carris de elétrico) será problemática para a nova MP3 300 HPE.


A travagem é também muito superior em comparação com as scooters GT de duas rodas. Em condução com piso molhado a MP3 300 HPE necessitará de menor distância de travagem, com a frente a manter-se mais estável.

O espaço para os ocupantes é generoso, fruto do assento largo, de dois níveis. Isso garante, por um lado, que o condutor usufrui de bom apoio lombar, enquanto o passageiro irá ter à disposição uma posição descontraída com os poisa-pés do “pendura” a ficarem perfeitamente embutidos na carenagem quando não estão em utilização.

Mas o maior destaque da MP3 300 HPE é precisamente o seu “coração”. A Piaggio abandonou o monocilíndrico da anterior 350, e apostou numa nova unidade motriz. Tem 278 cc e entrega mais do que 26 cv e 26 Nm, números que revelam que este motor High Performance Engine será capaz de boas prestações, sem esquecer que a Piaggio aposta sempre em motores económicos ao nível dos consumos.

Ao nível da segurança e tecnologia, a Piaggio não descurou nada nesta nova MP3 300 HPE. A travagem conta com ABS, claro, mas o destaque vai para o sistema Acceleration Slip Regulation (ASR) que funciona como um controlo de tração para garantir que a roda traseira não derrapa de forma exagerada, maximizando assim a tração e também a segurança.

Mas as novidades tecnológicas da MP3 300 HPE não se ficam por aqui. Esta scooter de três rodas foi desenvolvida a pensar num mundo conectado, e por isso a Piaggio disponibiliza como equipamento de série, na versão Sport, o sistema multimédia MIA. permite a conexão do smartphone ao sistema eletrónico permitindo a visualização de mapas, rotas, postos de combustível ou centros de serviço. A função de controlo permite ainda a análise geral da condição do veículo alertando o condutor para situações potencialmente críticas.

E por falar em versões, a MP3 300 HPE já está disponível no mercado nacional em duas versões. A base e a Sport.

A versão MP3 300 HPE Sport destaca-se pelos inúmeros detalhes com acabamento em preto mate (“gravata borboleta” no escudo, riscas no túnel central e pegas do passageiro) e pelas molas dos amortecedores pintadas de vermelho, cor que também está presente nas costuras do assento. Disponível em três esquemas de cores: Branco Pastel, Cinza Brilhante Pastel e Preto mate. Já a versão base está disponível nas cores preto brilhante e cinza mate Cometa.

O preço é também um bom trunfo para uma scooter de três rodas deste segmento. A Piaggio anuncia que a MP3 300 HPE tem um PVPR de 6860€, enquanto a versão Sport tem um PVPR de 7100€. A estes valores acrescem os custos de despesas de documentação.

andardemoto.pt @ 16-7-2019 20:29:40


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews