BMW regista patente de carregamento wireless através de descanso lateral

Construtor alemão pretende eliminar o passo de ligar a moto à tomada para carregar as baterias das motos elétricas. A ideia é utilizar o descanso lateral da moto para servir de meio condutor de eletricidade para carregar as baterias.

andardemoto.pt @ 31-12-2019 14:30:00

Os projetos de motos elétricas da BMW Motorrad não se ficam pela apresentação de novos modelos, ainda que na forma de projeto de desenvolvimento, como é o caso da E-Power Roadster. Na realidade a marca alemã está a trabalhar noutras ideias para as motos elétricas e que envolvem novas formas de carregamento das baterias.

De acordo com uma patente divulgada pelo website britânico Bennetts, a BMW Motorrad registou uma patente que pretende que os descansos laterais das motos elétricas cumpram não apenas com a função de suportar o peso da moto quando a estacionamos, mas também que sirvam de meio de carregamento das bateriais da moto.

Habitualmente, e tal como acontece com outros veículos elétricos, quando queremos carregar as baterias da moto temos de a ligar a uma tomada elétrica ou a um posto de carregamento rápido. Há ainda a hipótese mais prática que é remover as baterias da própria moto para as carregarmos em casa, como acontece com a Ecooter E1R que testámos recentemente.


Mas a BMW Motorrad pretende agilizar um pouco o processo de carregamento.

Para tal a marca de Munique repensou o descanso lateral da moto para permitir a passagem de energia que alimenta e fica armazenada nas baterias. O sistema funciona colocando a base do descanso lateral numa plataforma especial, que transmite energia da mesma forma que hoje em dia acontece com os smartphones que carregam por indução.

É assim eliminada a necessidade de ligar a moto a uma tomada, bastando estacionar a moto e o carregamento acontece automaticamente.

É uma ideia interessante mas que poderá ser complicada de implementar devido a diversas situações, das quais destacamos duas.

A primeira situação é que a base do descanso lateral que entra em contacto com a plataforma que fornece energia, poderá danificar-se facilmente quando paramos a moto sem ter a plataforma como base de apoio para o descanso. Não será difícil raspar com a base do descanso lateral no asfalto e assim danificar o sistema.

Depois temos a capacidade de carga que um sistema de indução oferece.

As motos elétricas atuais, dependendo dos sistemas de carregamento das baterias, podem carregar a nível 1 ou nível 2 (o mais eficiente e rápido). Num sistema de carregamento por indução existem perdas de energia que, tendo em conta as dimensões de uma moto e respetivas baterias, podem ser definidas como consideráveis.

Não apenas estaríamos a desperdiçar energia, como isso faria com que o tempo de carregamento das baterias da moto fosse bastante mais demorado do que simplesmente ligar a moto à tomada através dos convencionais cabos de carregamento.

Não nos é possível antever o que é que a BMW Motorrad estará a pensar em relação a este assunto. Carregamento das baterias de uma moto elétrica por sistema de indução parece uma excelente ideia, mas fica a dúvida se num futuro a médio prazo esta será uma opção verdadeiramente viável e eficiente em termos energéticos para que passe da teoria à realidade.

andardemoto.pt @ 31-12-2019 14:30:00


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