Em Espanha testam um novo tipo de radares!

Autoridades espanholas estão a testar um novo tipo de radares que pretende evitar que os condutores travem antes de um radar fixo e acelerem logo após esse radar.

andardemoto.pt @ 2-2-2020 14:54:46

Denominado de “radar em cascata”, este é o mais recente sistema de radares de controlo de velocidade que está a ser testado e usado nas estradas espanholas. A Direção Geral de Trânsito de Espanha pretende que os condutores deixem de usar o método de travar antes de chegarem a um radar fixo, e depois voltem a acelerar para velocidades acima do permitido no Código da Estrada assim que passam o radar fixo.

Este sistema de “radar em cascata” não é nada menos do que a colocação de um radar móvel de controlo de velocidade após o radar fixo.

Se o condutor utilizar o método de travar e acelerar que já referimos, conseguirá evitar ser apanhado em excesso de velocidade no radar fixo, mas logo de seguida é apanhado no radar móvel e a multa de velocidade será enviada para a sua casa.


O sistema de “radar em cascata” que agora está a ser testado em Espanha, e que, tendo em conta os resultados, deixará de ser apenas um sistema em testes, tem uma margem de erro de 7%. Isso significa que numa via rodoviária de 100 km/h, o sistema não irá punir o condutor que viaje a uma velocidade até 107 km/h. Esta é uma margem de erro semelhante à usada nos radares fixos em Portugal.

A utilização deste novo sistema de “radar em cascata” em Espanha é importante para os motociclistas portugueses.

Sabemos que muitos de nós gostamos de cruzar a fronteira e desfrutar das excelentes estradas de “nuestros hermanos” aos comandos das nossas motos, e por isso é importante ter em conta, tal como sempre que estamos a conduzir, os limites de velocidade. De acordo com um estudo da DGT espanhola, até agosto do ano passado mais de 43.000 condutores portugueses tinham sido multados em Espanha devido à condução em excesso de velocidade.


Se antigamente ser apanhado em Espanha era algo que muitos condutores portugueses desvalorizavam, acreditando que as multas nunca chegariam às suas casas em Portugal, atualmente isso já não acontece pois existe o Sistema Europeu de Informação sobre Veículos e Cartas de Condução (EUCARIS).

Através deste sistema, qualquer condutor europeu que seja apanhado numa infração num país europeu, mesmo que não seja o seu país de origem, será punido posteriormente devido ao cruzamento de dados.

andardemoto.pt @ 2-2-2020 14:54:46


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews