Bajaj procura reforçar a sua posição na Pierer Mobility AG que controla a KTM

A Bajaj Auto está a tentar trocar parte da sua percentagem na KTM AG por uma posição reforçada na “holding” Pierer Mobility AG que controla as marcas KTM, Husqvarna e GasGas. Negociações começaram em 2019 mas o negócio esteve parado até agora.

andardemoto.pt @ 7-12-2020 11:44:22

Há já vários anos que o grupo indiano Bajaj Auto, através da sua subsidiária holandesa Bajaj Auto International Holdings BV, detém uma substancial percentagem de ações na marca austríaca KTM.

Por força dos diversos acordos de parceria com o grupo Pierer Mobility AG (PMAG), liderado pelo carismático Stefan Pierer, a Bajaj Auto conseguiu atingir uma posição bastante sólida detendo de momento 48% da KTM. A PMAG detém 51,7%, o que ainda lhe dá uma posição maioritária.

Presente nas bolsas de Viena, Zurique e Frankfurt, a PMAG é uma empresa que está com uma boa cotação no mercado, e as performances em termos de vendas das marcas do grupo – KTM, Husqvarna e mais recentemente a GasGas – posicionam a PMAG como líder no mercado europeu de fabricantes de motos.



Atenta à boa performance económica e à valorização das ações que se prevê para o futuro a médio prazo, os indianos da Bajaj Auto pretendem agora trocar parte da sua posição na marca KTM AG por um reforço da posição que atualmente têm na PMAG. Qual será a percentagem que a Bajaj Auto perde na KTM AG está ainda em discussão e em completo segredo.

O negócio já tinha sido tentado em março de 2019. Mas nessa altura Stefan Pierer abortou as negociações pois não estava disposto a abrir mão e a ver a Bajaj Auto conquistar uma posição reforçada na PMAG. Desde então a opinião de Stefan Pierer alterou-se e as negociações estão novamente a decorrer.

Já não teremos de aguardar muito mais tempo para saber o que acontece ao grupo PMAG. E o seu Andar de Moto está atento a este negócio muito complexo que poderá alterar o equilíbrio de forças entre a Bajaj Auto e Stefan Pierer no controlo dos destinos da KTM, Husqvarna e também da GasGas.

andardemoto.pt @ 7-12-2020 11:44:22


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews