Aprilia Tuono 660 – O que tem de saber sobre a nova naked de Noale

A Aprilia está a apostar muito forte na plataforma 660. A Tuono é o segundo modelo que utiliza esta plataforma. E neste artigo vamos ficar a conhecer a Aprilia Tuono 660 através de cinco detalhes, como se compara com as rivais e ainda o preço.

andardemoto.pt @ 7-2-2021 19:46:57

Tal como aconteceu com a RS 660, uma novidade que o seu Andar de Moto testou em exclusivo nacional durante a apresentação internacional em Itália, também a variante naked da plataforma 660 da casa de Noale tem dado que falar entre os motociclistas.

A nova Aprilia Tuono 660 transformou-se num dos grandes destaques de 2021. E tendo em conta as sensações de condução e a performance que sentimos aos comandos da RS 660, podemos dizer que a Tuono 660 tem todos os argumentos para ser um caso de sucesso.

Depois de há algumas semanas a Aprilia ter revelado os detalhes técnicos da naked de média cilindrada, agora foi a vez da Officina Moto, importador em território nacional da marca italiana, revelar finalmente aquela que era a peça que faltava para completar o puzzle: o preço.


De acordo com o importador, a nova Aprilia Tuono 660 tem um PVP de 10.990€, ao que acresce o valor dos documentos de legalização.

À primeira vista é um valor elevado, sem dúvida. Afinal estamos perante uma naked de média cilindrada que se insere num segmento onde existem muitas propostas, e todas elas com um preço mais baixo, conforme poderá ver a seguir:

- Honda CB650R: 8.200€
- Kawasaki Z650: 7.390€
- Suzuki SV650: 6.999€
- Triumph Trident 660: 7.995€
- Yamaha MT-07: preço por definir

Olhando para a frieza dos preços, a Aprilia Tuono 660 coloca-se no patamar mais elevado ao nível do preço. A segunda moto mais dispendiosa de adquirir é a Honda CB650R, que custa 2.800€ a menos do que a italiana. Falta ainda saber qual o preço da extremamente popular Yamaha MT-07, mas não será muito diferente da geração anterior.

No entanto os preços não dizem tudo. Pelo menos à primeira vista.

Enquanto as suas rivais foram desenvolvidas para serem propostas construídas de acordo com um orçamento mais acessível para o cliente, a Aprilia optou por seguir um caminho ligeiramente diferente. O preço mais elevado resulta da utilização de componentes que, à partida, garantem à Aprilia que a Tuono 660 oferece uma performance superior a todos os níveis.

É por isso importante ficarmos a conhecer cinco pontos de destaque da nova Aprilia Tuono 660.

Design


Embora seja uma naked, a verdade é que a Aprilia Tuono 660 oferece uma proteção aerodinâmica bastante superior às suas rivais. A carenagem frontal deriva da carenagem utilizada na desportiva RS 660. É grande para os parâmetros de uma naked. Serve quase como uma semi-carenagem.

As três óticas dianteiras “Full LED”. A função de iluminação em curva estará dependente da opção de instalar a unidade de medição de inércia. E nesse caso a iluminação em condução de visibilidade reduzida será significativamente melhorada.

A vantagem aerodinâmica da carenagem dianteira não se esgota na proteção aerodinâmica do condutor. Na realidade a Aprilia Tuono 660 beneficia do mesmo conjunto de carenagens sobrepostas nas laterais, que embora sejam mais compactas do que as que encontramos nas carenagens integrais da variante RS, incluem também pequenas asas aerodinâmicas. Como resultado, a Aprilia garante que a nova Tuono 660 será uma naked bastante mais estável.

Na traseira de desenho agressivo e compacto encontramos um assento de passageiro que, para os parâmetros de uma naked, podemos considerar de dimensões normais. As pequenas pegas, dissimuladas de apêndices aerodinâmicos, permitem que o passageiro se agarre à moto.


Motor


O bicilíndrico de 660 cc da Aprilia é exatamente igual ao motor usado na RS 660. No entanto no caso da Tuono 660 a marca italiana redefiniu alguns parâmetros da injeção. Isso significa que a naked tem 95 cv de potência, um valor ligeiramente inferior em comparação com os 100 cv da RS 660.

Os 95 cv da Aprilia Tuono 660 colocam-na em igualdade com a Honda CB650R. A Triumph Trident 660 tem 81 cv, e nem mesmo a popular Yamaha MT-07 se aproxima deste valor com os seus 73 cv. Mais longe ficam a Kawasaki Z650 ou a Suzuki SV650.

Mas se olharmos para o binário, o bicilídrico em linha da Aprilia consegue ser o mais forte do grupo, em igualdade com a Yamaha MT-07: 67 Nm.

Dinâmica de condução


Embora partilhe com a sua irmã carenada RS grande parte dos componentes da ciclística, a Tuono 660 conta com uma posição de condução diferenciada. As mesas de direção têm um “offset” ligeiramente diferente, e a utilização de um guiador elevado em vez de avanços permitirá ao condutor sentir-se muito mais confortável na Tuono 660.

A posição do assento e dos poisa-pés permanece inalterada, pelo que o condutor da naked poderá conduzir esta moto de uma forma desportiva, com uma boa distância livre ao solo, obtendo ângulos de inclinação bastante aceitáveis.

Quanto à ciclística, e embora mantendo componentes semelhantes, deverão existir pequenas diferenças ao nível das suspensões entre a Tuono e a RS 660. Estas alterações carecem ainda de confirmação oficial, mas será expectável que estejam relacionadas com afinações das suspensões.

Eletrónica aPRC


Neste campo a Aprilia Tuono 660 não tem rival! O pacote eletrónico aPRC instalado na Tuono 660 é semelhante ao utilizado na RS 660. A naked de Noale conta com um pacote eletrónico que está ao nível das melhores superdesportivas do mercado.

Cinco modos de condução, incluindo dois modos específicos para pista. Dois destes modos de condução são totalmente personalizáveis ao gosto do condutor.

O aPRC da Tuono 660 conta ainda com controlo de tração ajustável em 8 níveis, “anti wheelie” ajustável em 3 níveis, três modos de potência do motor, ajuste independente do efeito travão motor, "cruise control" e ainda ABS. Caso o proprietário opte por instalar a unidade de medição de inércia, o ABS ganha função "cornering" e com isso torna-se ainda mais eficaz nas travagens em inclinação.

Também através da instalação da plataforma de medição de inércia o condutor vai usufruir de sistema de deteção do levantar da roda traseira, e ainda de luzes automáticas de emergência, que acionam os quatro intermitentes em caso de travagem forte, de forma a avisar quem circula atrás da Tuono 660 do perigo.

De realçar que o sistema de assistência à passagem de caixa é um opcional.


Peso


Tal como aconteceu com a RS 660, a desportiva de média cilindrada mais leve do segmento, também a Tuono 660 apontou a esse objetivo. E olhando para as fichas técnicas de cada rival, percebemos que apenas a Yamaha MT-07 se aproxima do peso da Aprilia Tuono 660.

A naked italiana anuncia 183 kg de peso a cheio, enquanto a naked japonesa marca 184 kg a cheio. Uma diferença mínima. No entanto a relação peso / potência de cada uma é bastante diferente, e com vantagem clara para a Aprilia: a Tuono 660 tem 1,9 kg por cada cavalo, enquanto a MT-07 tem 2,5 kg por cada cavalo.

A nova Aprilia Tuono 660 chegará aos concessionários nacionais até março deste ano. Este “timing” está dependente de várias condicionantes, nomeadamente da evolução da pandemia. Os clientes poderão optar pelas seguintes opções de cores: Concept Black, Iridium Grey e ainda a Acid Gold.

Galeria de fotos Aprilia Tuono 660

andardemoto.pt @ 7-2-2021 19:46:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews