MotoGP – As Ducati a mais de 400 km/h? Sim, é possível!
Quem o diz é Michele Pirro, piloto de testes da Ducati em MotoGP. O piloto italiano abordou o tema da velocidade máxima atingida pela Ducati Desmosedici GP21 durante o Grande Prémio do Qatar, e não tem dúvidas que o protótipo italiano “pode atingir facilmente velocidades superiores aos 400 km/h”!
andardemoto.pt @ 1-4-2021 16:12:42
Os
362,4 km/h registados pelo francês Johann Zarco na quarta sessão de treinos
livres a contar para o Grande Prémio do Qatar continuam a dar que falar. Não só
essa velocidade passou a ser, agora de forma oficial, como o novo recorde de
velocidade máxima de MotoGP, como durante a corrida de domingo vimos as
restantes motos do construtor de Bolonha a revelarem-se imbatíveis neste capítulo.
A performance das Ducati Desmosedici GP21 é de tal forma impressionante que as
conversas em torno das motos italianas têm girado sempre em torno das velocidade
e potência do motor V4.
Com mais de 270 cv, o motor quatro cilindros em V das Ducati é conhecido como o
mais potente de todo o plantel. Desde a chegada de Luigi Dall’Igna que a Ducati
Corse tem conseguido extrair uma potência superior do V4, e bastante superior
ao que conseguem os fabricantes rivais, seja com motores quatro em linha ou
quatro em V.
Com os fãs impressionandos pela velocidade atingida no Qatar, quem não perdeu a
oportunidade para nos deixar ansiosos pela chegada do MotoGP ao circuito de
Mugello foi Michele Pirro.
Tudo porque em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, Pirro,
piloto de testes da Ducati em MotoGP, afirmou de forma descontraída que as
Ducati podem facilmente ultrapassar a barreira dos “impensáveis” 400 km/h!
O circuito de Losail tem uma reta da meta (a sua maior em extensão) com 1068
metros. Pouco mais de um quilómetro de pura aceleração, antecedido por uma
curva lenta de entrada na reta da meta.
Michele Pirro faz questão de notar que o circuito de Mugello será a
oportunidade para vermos novos recordes de velocidade por parte das Ducati,
pois a curva de entrada na reta da meta é bastante rápida, o que permitirá
entrar com mais velocidade na reta, e com 1141 metros de extensão é
significativamente maior do que a reta de Losail.
No próximo dia 30 de maio em Mugello poderemos assistir assim a velocidades
estonteantes.
“Se pensarmos no Qatar, a reta tem pouco
mais do que um quilómetro. Isso significa que em cerca de 800 metros passas de
80 para 360 km/h. Imaginem se tivermos mais 500 metros de aceleração! Se derem
espaço a estas motos, e se continuarem o desenvolvimento, e se não te
preocupares com as curvas, passam facilmente dos 400 km/h”, afirma Michele
Pirro.
Tal como todos nós, também o piloto de testes da Ducati parece interessado em
descobrir até onde as Desmosedici GP21 podem ir ao nível da velocidade máxima.
De tal forma que Pirro já vai deixando um pedido a Luigi Dall’Igna: “Se este ano fizermos alguma coisa
importante, vou perguntar ao Gigi Dall’Igna se podemos ir para um aeroporto com
uma reta de dois ou três quilómetros a ver até que velocidade chega a Desmo”.
E será que apenas importa ter um motor potente para atingir estas velocidades?
Michele Pirro mais uma vez explica: “Temos
de perceber que não é só a potência. Sempre tivemos potência. O que mais
permite atingir estes limites é o pacote completo: a aerodinâmica que nos
mantém no solo, a eletrónica, o chassis. Quando vamos tão rápido na reta é
fantástico, e se chegarmos aos 370 km/h seremos igualmente felizes. Mas a curva
vai chegar mais rápido, e muda a força que temos de fazer na travagem. É
necessário habituação”.
De momento os 362,4 km/h de Johann Zarco no Qatar são a maior velocidade máxima
alguma vez registada, oficialmente, por um protótipo de MotoGP. Mas no final de
maio chega a visita ao circuito de Mugello é à sua enorme reta da meta.
Esperam-se novos recordes!
andardemoto.pt @ 1-4-2021 16:12:42
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