OPINIÃO
Travellers Event 2026 - O regresso ao ponto de encontro dos verdadeiros amantes da aventura
andardemoto.pt @ 16-9-2026 03:35:29 - Texto: Miguel Rico | Fotos: Marca
No passado dia 3 de Setembro tive oportunidade de regressar a um daqueles eventos que já conquistaram um lugar muito próprio no calendário nacional do motociclismo de aventura: o Traveler´s Event.
Organizado por Rui Baltazar, que há já 19 anos mantém viva esta iniciativa, o Traveller´s voltou a reunir em Avis mais de mil participantes, unidos por uma paixão comum: as motos, as viagens e, sobretudo, a aventura. E talvez seja precisamente esta combinação que explique a longevidade do evento.
Avis volta a ser a casa da aventura
O cenário dificilmente poderia ser mais adequado. Junto à Barragem do Maranhão, Avis oferece aquela combinação perfeita entre paisagem, boas estradas e percursos fora de estrada que fazem qualquer amante de motos Adventure sentir-se imediatamente em casa.
Mas o Traveller´s não é apenas um encontro onde estacionamos a moto, encontramos amigos e passamos um fim de semana agradável.
Uma das grandes virtudes do evento é permitir aos participantes experimentarem motos diferentes disponibilizadas pelas marcas presentes. Na minha opinião, esta continua a ser uma das melhores formas de um fabricante apresentar um produto.
Podemos falar de potência, binário, suspensões, eletrónica e equipamentos durante horas, mas nada substitui aquilo que acontece quando colocamos o capacete, ligamos o motor e fazemos alguns quilómetros.
Este ano tive oportunidade de experimentar várias das motos disponíveis e, mais uma vez, ficou evidente a importância deste contacto direto entre marcas e potenciais clientes.
Bianchi Prata estreia-se no Travellers
Uma das novidades desta edição foi a presença, pela primeira vez, de Bianchi Prata.
O conhecido piloto português de todo-o-terreno partilhou com alguns dos participantes a sua experiência e deu dicas importantes sobre técnicas de condução off-road.
Para quem está a começar a aventurar-se fora do asfalto, poder aprender diretamente com alguém com a experiência do Bianchi Prata é uma oportunidade difícil de encontrar.
E esta componente de aprendizagem acrescenta ainda mais valor ao evento.
Porque conduzir uma moto Adventure fora de estrada não significa apenas ter uma moto adequada. Técnica, posição de condução, leitura do terreno e confiança fazem uma diferença enorme — e há sempre qualquer coisa para aprender, independentemente da nossa experiência.
As motos são importantes. As histórias ainda mais.
Apesar de tudo isto, para mim o ponto alto do Travellers continua a ser outro: As histórias.
Ouvir os relatos das viagens e aventuras dos convidados da organização continua a ser aquilo que mais me fascina neste evento.
São motociclistas que atravessaram países, continentes e algumas das regiões mais remotas do planeta e que regressam com experiências que dificilmente conseguimos transmitir através de uma fotografia ou de um vídeo nas redes sociais.
Quando ouvimos alguém contar aquilo que viveu numa grande viagem de moto percebemos rapidamente que a aventura raramente está apenas no destino. Está nos imprevistos, nas pessoas que encontramos, nas dificuldades que aparecem quando menos esperamos e na capacidade de encontrar uma solução e continuar viagem.
Talvez seja também por isso que estas histórias têm um efeito curioso: enquanto ouvimos uma aventura de alguém, começamos inevitavelmente a imaginar a nossa próxima.
19 anos e a mesma essência
Num mundo onde aparecem constantemente novos eventos, manter um encontro desta natureza durante 19 anos merece reconhecimento. Mais ainda quando continua a conseguir reunir mais de mil pessoas em torno de uma paixão comum.
Rui Baltazar e a sua equipa conseguiram criar algo que ultrapassa o conceito tradicional de um evento de motos. O Travellers tornou-se um ponto de encontro de uma verdadeira comunidade.
Há motos para experimentar, equipamentos para conhecer, técnicas para aprender, passeios on e off-road e muitos quilómetros de conversa. Mas, acima de tudo, existem pessoas com a mesma vontade de descobrir o que está depois da próxima curva.
Regressei de Avis exatamente com a sensação com que gosto de sair deste tipo de encontros: com vontade de montar-me na mota, escolher uma direção ou destino e simplesmente partir. Porque, no final, é disso que trata o Travellers.
As motos levam-nos até lá. As histórias desafiam-nos a ir mais longe.
andardemoto.pt @ 16-9-2026 03:35:29 - Texto: Miguel Rico | Fotos: Marca
Outros artigos de Texto: Miguel Rico | Fotos: Marca:
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões