1º Salão de Motos de Competição de Esposende 2016

Mais de 3.000 apaixonados pelo motociclismo passaram por Esposende, terra do campeão do mundo Paulo Gonçalves, para ver motos de corrida.

andardemoto.pt @ 11-2-2016 15:40:40

Texto Rogério Carmo       Fotos: Mário Ferreira Fernandes
                           


O 1º Salão de Motos de Competição de Esposende foi um evento organizado por Alexandre Laranjeira, ex-piloto e campeão nacional de velocidade, figura bem conhecida dos motociclistas portugueses veteranos, pelas suas aventuras internacionais no campeonato do mundo de Endurance como piloto da equipa Suzuki/Shell, e não só.

Nesta exposição, que decorreu nos passados dias 29, 30 e 31 de Janeiro, para além do contacto com alguns pilotos dos diversos campeonatos nacionais e das grandes vedetas internacionais que são o Paulo Gonçalves e o Miguel Oliveira, o público pôde apreciar motos cheias de história e de histórias, como a já referida Suzuki da equipa Suzuki/Shell.


Mais motos famosas e de diversos géneros, todo-o-terreno, trial ou clássicas, algumas ligadas a nomes sonantes do motociclismo nacional, como Hélder Rodrigues, Felisberto Teixeira, Rui Reigoto, Pedro Bianchi Prata, ou Bernando Villar, num total de 52 exemplares, abrilhantaram esta exposição, onde também se destacaram a Bultaco que sagrou campeão do mundo o espanhol Ricardo Tormo e a Honda CRF450 Rally com que o piloto da terra disputou o último Rali Dakar.

O objectivo de Alex Laranjeira de “mostrar a diversidade e a evolução das motos de competição ao longos das últimas décadas”, foi por isso conseguido e até suplantado.

Apesar dos receios iniciais de que este certame pudesse não chamar a atenção do público, o organizador mostrou-se satisfeito com o desenrolar do evento, agradecendo aos mais de 3.000 visitantes, à Câmara Municipal de Esposende e ao Moto Clube da Guia, sem a ajuda de quem, reconhece, “nada disto  teria sido possível”, lamentando apenas a falta de interesse e apoio generalizada da imprensa da especialidade perante esta iniciativa única e pioneira no cenário motociclístico nacional.

Tudo aponta para que este evento se volte a repetir! Esperamos por ele!


Pode ver aqui a reportagem da televisão local:

andardemoto.pt @ 11-2-2016 15:40:40