Olga Rouckova - a mulher do Quad no Dakar 2018

A piloto Checa já cumpriu metade da prova, mas a etapa maratona deixou-a de rastos...

andardemoto.pt @ 16-1-2018 01:20:48

Sem contar com as muitas horas gastas nos troços de ligação, a piloto #277, Olga Roučková, de 34 anos, proveniente da República Checa, já consumiu 70 horas aos comandos do seu quad (mais do dobro do tempo gasto pelo líder da classe à 7ª edição, Ignacio Casale) desde que no passado dia 6 de Janeiro partiu de Lima, naquela que é a sua primeira participação na grande maratona.

A sua carreira como piloto profissional começou nas “Bajas”, e a sua participação na FIM Baja Europe nos últimos 3 anos acabou sempre no pódio. A estreia nos Rallys teve lugar em 2017, com uma participação no Merzouga Rally, prova de preparação para a sua estreia no Dakar, em 2018.


Entretanto não tem sido fácil, mas a sua resistência e determinação têm chamado a atenção dos mais diversos meios de comunicação.

Praticamente todos os dias do Dakar 2018, Olga está entre os últimos participantes a chegar ao bivouac, muitas vezes completamente exausta e à beira de um esgotamento psicológico. Como no final do primeiro dia da etapa maratona em que afirmava:

Estou realmente muito cansada. Só consegui dormir duas horas. Esta etapa maratona deu cabo de mim. Fui a última a acabar, e cheguei muito tarde ao bivouac. E ainda tive que trabalhar no quad, estudar o roadbook, lavar-me, comer… fiquei sem tempo para descansar!


Mas os contratempos e as longas horas de condução não desmotivam a jovem piloto. “É o meu primeiro Dakar, encontro-o muito difícil, mas estou a adorar! Sei que ainda faltam algumas etapas bastante difíceis, mas não me importo. Eu gosto! Por vezes chove, outras vezes há sol, e claro, as dunas! Adoro dunas! Não temos dunas na República Checa! O meu objectivo é chegar ao final. E, quem sabe, talvez voltar no Dakar 2019".

Entretanto, a sorte está do seu lado, já que com a anulação da nona etapa, entre Tupiza e Salta, a piloto pode aproveitar para um ligeiro descanso.

andardemoto.pt @ 16-1-2018 01:20:48


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2018