Dakar 2018: a 10ª etapa foi do tipo baralha e dá de novo!

Matthias Walkner, da KTM vence etapa Salta - Belén e é o novo líder do Dakar 2018

andardemoto.pt @ 17-1-2018 00:41:36

Matthias Walkner

Matthias Walkner

O piloto austríaco assumiu hoje a liderança do Rally Dakar, ao ser o mais rápido nesta 10ª etapa, realizada entre Salta e Belén.

Matthias Walkner, que orgulhosamente carrega o número 2 na sua KTM, em alusão ao segundo lugar do pódio conquistado em 2017, granjeou uma vantagem de quase 40 minutos sobre os seus mais directos adversários, Joan Barreda e Kevin Benavides, os pilotos Honda que hoje tiveram um dia para esquecer, devido a se terem perdido e desviado quase 10 quilómetros do percurso.

Apesar dos 40 minutos que agora os separam de Walkner, eles são os únicos pilotos ainda capazes de discutir a vitória com a armada da KTM. Barreda mantém o segundo lugar, mas tem agora apenas 2 minutos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Benavides. No entanto, Guell, Price e Meo (todos em KTM) são agora quarto, quinto e sexto da geral, respectivamente, a apenas escassos minutos.


Joan Barreda não pode facilitar mais, se quer manter aspirações à vitória

Joan Barreda não pode facilitar mais, se quer manter aspirações à vitória

Adrien van Beveren teve tudo menos sorte e, apesar de ter sido magistral na navegação de hoje, sofreu uma violenta queda a escassos 3 quilómetros do final da especial cronometrada, sendo obrigado a desistir, com a clavícula direita partida e lesões torácicas e cervicais.

A Yamaha vê assim cair por terra a sua esperança de vencer o Dakar de 2018, já que a sua outra WRF 450 oficial está em 20º lugar, a perder quase 3 horas para o líder.

A piloto catalã da KTM, Laia Sanz, lidera a classe de senhoras, apesar de hoje ter sofrido uma aparatosa queda que lhe custou mais de 30 minutos de atraso. A perder cerca de duas horas para a liderança da prova, ainda assim Laia ocupa o 15º lugar da geral, podendo facilmente subir 3 ou 4 lugares se mantiver o bom ritmo que tem mostrado.

O piloto português Fausto Mota continua em prova, e ocupa o 45º lugar da geral.


Veja o vídeo do resumo da 10ª etapa:

andardemoto.pt @ 17-1-2018 00:41:36