Datas e percurso do Rali Dakar 2021 estão definidos!

O próximo Rali Dakar vai acontecer de 3 a 15 de janeiro de 2021 tendo novamente um percurso totalmente desenhado na Arábia Saudita. A ASO promete etapas 100% inéditas e bastantes novidades.

andardemoto.pt @ 12-6-2020 11:18:15

A Amauri Sport Organisation (ASO) divulgou oficialmente as datas e primeiras informações do percurso da 43ª edição do Rali Dakar, que se realizará, tal como em 2020, apenas na Arábia Saudita.

Apesar de não entrar em muitos detalhes, a ASO já nos deu a conhecer algumas partes importantes da edição de 2021 do maior e mais duro rali do mundo.

Em relação ao calendário, o Rali Dakar terá o seu início a 3 de janeiro e terminará a 15 de janeiro. Com partida e chegada em Jeddah, os participantes terão ainda um dia de descanso a 9 de janeiro em Ha’il.

A organização da prova promete que as etapas levarão os pilotos a descobrir o deserto saudita através de percursos 100% novos. Para além das etapas normais, o próximo Rali Dakar contará com duas etapas tipo “loop” (partida e chegada no mesmo ponto) e uma etapa maratona que vai colocar à prova a resistência de pilotos e máquinas.



A ASO pretende continuar a dar protagonismo à navegação. O “road book” será entregue a cada piloto todas as manhãs e antes da partida para a especial. Dependendo da categoria onde estão inscritos, haverá pilotos que vão poder contar com “road book” eletrónico.

Também a pensar na melhoria da segurança dos pilotos, serão em breve apresentadas alterações aos regulamentos cujo objetivo também será de reduzir a velocidade dos veículos.

Haverá alertas sonoros quando se aproximam determinadas dificuldades, os “road book” irão apresentar novidades na definição das zonas lentas, será reduzido o número de pneus disponíveis para as motos, e, para os pilotos, será obrigatório o uso de coletes com airbag integrado que ajudarão a reduzir as lesões em caso de queda.



Em 2021 assistiremos ainda ao nascimento do Dakar Classic.

Esta será uma prova de regularidade em que vão poder participar veículos que competiram nas provas de rali raid até ao ano 2000. O Dakar Classic vai realizar-se em paralelo à competição principal, o que ajudará a dar um colorido bem diferente ao Dakar, e relembrar as máquinas e pilotos que atingiram a glória no passado desta disciplina do “offroad”.

andardemoto.pt @ 12-6-2020 11:18:15


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021