Dakar 2021 1ª Etapa – Toby Price assume a liderança

Em dia de navegação complicada o australiano Toby Price leva a KTM oficial à vitória na 1ª Etapa do Rali Dakar e assume a liderança da prova. Os quatro portugueses sentiram dificuldades mas continuam todos em prova, com Joaquim Rodrigues a ser o melhor posicionado.

andardemoto.pt @ 3-1-2021 19:41:31

Depois de um primeiro dia que serviu apenas para definir as posições de arranque para aquela que foi a 1ª Etapa a sério da 43ª edição do Rali Dakar, o dia de hoje já foi bastante mais complicado e levou à liderança o australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory).

Com 277 km a percorrer contra o relógio, a primeira etapa do Rali Dakar levou a caravana das motos de Jeddah a Bisha, através de inúmeras pistas bem definidas na areia, mas com múltiplas interseções a causarem problemas ao nível da navegação.

Com os pilotos a terem de encontrar o melhor caminho por entre os diversos vales, o campeão em título e mais rápido no Prólogo, Ricky Brabec (Monster Energy Honda) teve a missão de abrir caminho para os seus rivais. E o americano não esteve ao seu melhor nível.

Aos 37 km da especial, Brabec perdeu-se e perdia já 13 minutos para os mais rápidos. Depois não conseguiu encontrar o ritmo, e acabou o dia a perder nada menos do que 18m17s para Toby Price, terminando a etapa em 24º, um lugar atrás do português Joaquim Rodrigues (Hero Motorsport Team Rally).

Foto: DPPI A.Vincent

Foto: DPPI A.Vincent


Quem não sentiu grandes problemas para encontrar o melhor caminho para chegar a Bisha foi Toby Price. O piloto da KTM está à procura de recuperar o ceptro do Rali Dakar, ceptro que já conquistou por duas vezes. Nesta 1ª Etapa do Dakar 2021 o australiano “roubou” a liderança do dia a Xavier de Soultrait à passagem do quilómetro 135, e depois foi mantendo a vantagem até ao fim.

Price foi o melhor do dia e fechou o cronómetro com 35 segundos de vantagem sobre Kevin Benavides (Monster Energy Honda), enquanto Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory) foi terceiro ao empatar com Benavides na diferença para Price.

Na classificação geral do Rali Dakar, a liderança das motos está agora nas mãos de Toby Price, com Benavides em segundo a 27 segundos, enquanto Walkner segue então na terceira posição a 1m15s do seu companheiro de equipa.

Joaquim Rodrigues

Joaquim Rodrigues


Quanto aos quatro portugueses em prova, todos terminaram a 1ª Etapa e continuam na luta pela chegada ao fim do Rali Dakar.

O melhor na etapa foi Joaquim Rodrigues que levou a sua Hero Motorsports ao 23º tempo, Rui Gonçalves em Sherco foi 27º, Sebastian Bühler e a sua Hero Motorsports sentiram muitas dificuldades na navegação e terminaram o dia na 29ª posição, enquanto Alexandre Azinhais em KTM foi 64º.

Na classificação geral das motos temos agora como melhor português Joaquim Rodrigues em 22º com uma diferença de 16m34s para Toby Price, Rui Gonçalves segue em 26º a 27m06s do líder, Bühler desce de 5º para 29º já a mais de meia hora do líder, e Alexandre Azinhais sobe a 64º com pouco mais de duas horas de atraso para Toby Price.


As reações dos pilotos após a 1ª Etapa do Rali Dakar

Alexandre Azinhais

Alexandre Azinhais


Joaquim Rodrigues – 23º tempo
“Pareceu a etapa mais longa de sempre. Não comecei bem, sem confiança, a minha velocidade não estava lá. No início comecei por tentar focar-me na navegação, vi muita gente a tentar andar rápido e um piloto passou-me, mas assim que passou perdeu-se. Havia tanto pó que ele perdeu-se. Depois perdi o meu foco, tive uma pequena queda nas rochas. Mas de qualquer forma este primeiro dia acabou, estou feliz, e agora vamos para a segunda etapa”.

Sebastian Bühler – 29º tempo
“Hoje foi a primeira etapa, e no geral foi uma etapa dura com muitas pedras. Quase parecia enduro. Cometi um pequeno erro no início em que perdi muito tempo, e depois andei muito tempo no pó, o que é muito perigoso. Mas foi apenas o primeiro dia e amanhã tentarei fazer melhor”.

Rui Gonçalves – 27º tempo
“Primeira etapa feita. Estava a correr bem até ao reabastecimento, com alguns erros e uma queda. Mas tudo OK. Depois, a cerca de 100 km do fim, a minha corrente saltou, penso que devido a uma pedra, e isso custou-me bastante tempo até voltar a andar, mas cheguei ao fim”.

Leia também – Resultados do Prólogo do Rali Dakar 2021

Classificação da 1ª Etapa do Rali Dakar

Foto: DPPI Frédéric Le Floch

Foto: DPPI Frédéric Le Floch


1 – Toby Price (KTM)
2 – Kevin Benavides (Honda) +35 seg
3 – Matthias Walkner (KTM) +35 seg
23 – Joaquim Rodrigues (Hero) +16m30s
27 – Rui Gonçalves (Sherco) +26m14s
29 – Sebastian Bühler (Hero) + 31m58s
64 – Alexandre Azinhais (KTM) +1h50m53s


Classificação geral das Motos após 1ª Etapa do Rali Dakar

Foto: DPPI F.Gooden

Foto: DPPI F.Gooden


1 – Toby Price
2 – Kevin Benavides +27 seg
3 – Matthias Walkner +1m15s
22 – Joaquim Rodrigues +16m34s
26 – Rui Gonçalves +27m06s
29 – Sebastian Bühler +31m34s
64 – Alexandre Azinhais +2h00m53s



Antevisão da 2ª Etapa do Rali Dakar


4 de janeiro
Distância total: 685 km / Distância Especial: 457 km
Início: Bisha / Fim: Wadi Ad-Dawasir
Aqui aparecem as primeiras dunas. Farão parte do cenário ao longo de uma extensão de 30 km no primeiro terço da etapa. Os pilotos enfrentam uma longa secção fora de percurso definido, antes da parte final em pistas de areia.

Galeria de fotos da 2ª etapa do Rali Dakar

andardemoto.pt @ 3-1-2021 19:41:31


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021