Morreu Hubert Auriol, lenda do Rali Dakar

Três vezes vencedor e uma autêntica lenda do Rali Dakar, Hubert Auriol não resistiu aos problemas de saúde e infeção por Covid-19. Morreu aos 68 anos e deixa a sua marca na história da maior e mais dura prova de todo o terreno do mundo.

andardemoto.pt @ 11-1-2021 12:56:46

A caravana do Rali Dakar, que hoje cumpriu a sua 8ª Etapa, está de luto depois de se saber que no passado domingo Hubert Auriol morreu, vítima de complicações de saúde. Infetado com Covid-19 desde meados de novembro, Hubert Auriol é um dos maiores nomes do Rali Dakar.

Uma lenda da maior e mais dura prova de todo o terreno do mundo, Hubert Auriol deixa a sua marca na história do Dakar.

Venceu por duas vezes na categoria das motos (1981 e 1983), utilizando então um equipamento branco e que lhe valeu a alcunha de “Cavaleiro Branco”. Hubert Auriol sofreu depois um grave acidente que o levou a passar para as quatro rodas, e já em 1992 venceu o Rali Dakar nos automóveis.



Foi o primeiro piloto a conseguir vencer em motos e automóveis. Um feito que ainda hoje é assinalável se tivermos em conta que depois de Hubert Auriol, também conhecido como “O Africano”, nascido na Etiópia em 1952, apenas Stéphane Peterhansel e Nani Roma conseguiram repetir.

Mas não foram apenas as suas vitórias que o tornaram numa lenda do Rali Dakar. A paixão que Hubert Auriol sempre demonstrou levaram-no a assumir funções de diretor de prova (1995 a 2003), até que em 2008 decidiu abrir novos caminhos fundando então o Africa Eco Race, prova que ao contrário do Rali Dakar que entretanto se tinha mudado para a América do Sul, regressava às raízes dos troços africanos.



Fontes próximas da ASO apontam para “Um acidente cardiovascular na luta contra doença prolongada” como causa da morte, uma luta que se tornou ainda mais difícil quando ficou infetado com Covid-19.

Hubert Auriol, de 68 anos, deixa um enorme vazio no Rali Dakar e ficará na memória dos fãs do todo o terreno pelas suas prestações, vitórias, mas principalmente pela paixão que sempre demonstrou por esta disciplina da competição motorizada.

andardemoto.pt @ 11-1-2021 12:56:46


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021