52º Grande Prémio de Macau – André Pires sai de 21º com Hickman na pole

Peter Hickman (Bathams BMW) averbou a pole-position com uma série de voltas que deixou a meio segundo o seu colega de equipa, Michael Rutter

andardemoto.pt @ 17-11-2018 09:56:28

Hickman (BMW) acabou por fazer a pole

Hickman (BMW) acabou por fazer a pole

Rutter, a competir na Honda RC213V da Aspire-Ho by Bathams, ainda fez uma tentativa tardia de Rutter para recuperar a posição que manteve na primeira parte da sessão. Hickman afirmou: “Esta é a minha primeira ‘pole’ em Macau, (…) a moto tem funcionado muito bem, (…) é a mesma moto que pilotei o ano passado, o que me está a facilitar a vida. O Michael [Rutter] e o Martin [Jessopp] seriam sempre fortes adversários e tenho a certeza de que, na corrida, será muito mais competitivo (…) mas estou ansioso por poder vencer”.

Muito embora tenha melhorado o seu tempo e tenha reduzido a desvantagem para meio segundo, Rutter teve de se contentar com o segundo lugar, deixando que Hickman fosse o único abaixo de 2:24, a marca de 2:23.904 obtida a configurar uma estreia soberba em pole-positions em Macau. Rutter, vencedor por oito vezes em Macau, afirmou: “A equipa realizou um trabalho fantástico, dado que temos uma moto completamente nova e competimos com ela apenas por duas vezes. Aprendemos sempre que saímos para a pista – vamos um pouco mais depressa, e encontramos uma nova solução. (…) Fiquei um pouco desapontado com a minha qualificação, (…) não me concentrei na volta de qualificação e errei”.

Martin Jessopp (Tak Chun Ducati) também deixou a sua tentativa para chegar à primeira linha para tarde; esteve em quarto durante algum tempo, tirou a terceira posição a Danny Webb (MGM by Penz13) e depois perdeu-a para Gary Johnson (Briggs Kawasaki). Mas quando a sessão se aproximou do seu final, Jessopp assinou uma volta perfeita, com os seus melhores tempos em todos os quatro sectores, para garantir um registo de 2:25.356 e, assim, juntar-se à Conferência de Imprensa da primeira linha.


Desta forma, a segunda linha será formada por Gary Johnson, Danny Webb e Horst Saiger (Saiger Yamaha) quando a grelha de partida for formada para o 52º Grande Prémio de Motos de Macau Suncity Grupo. David Johnson (PR BMW) ficou imediatamente à frente de John McGuinness (PBM Ducati), Derek Sheils (Penz BMW) e Sam West (PRL/OHA BMW).

Davey Todd (Penz 13) foi, novamente, o mais rápido dos estreantes, como já o tinha sido nas sessões anteriores, ficando com o décimo primeiro lugar na grelha de partida, enquanto um pouco mais atrás, depois de ter chegado a andar em 14º, André Pires se qualificou em 21º na Yamaha R1 da Beauty Machine.

Entretanto, nos treinos de quinta-feira o Espanhol Raul Torras sofreu um aparatoso acidente e foi evacuado para o hospital local, ficando sob observação.

GP Macau - Treinos Qualificação

1. Peter Hickman – BMW – 2:23:904

2. Michael Rutter – Honda RC213V

3. Martin Jessop – Ducati

4. Gary Johnson – Kawasaki ZX10

5. DannyWebb - BMW

6. Horst Saiger – Yamaha R1

7. David Johnson – BMW

8. John McGuinness – Ducati

andardemoto.pt @ 17-11-2018 09:56:28