MotoGP Rep. Checa – Miguel Oliveira brilha nos treinos e fecha primeiro dia com 13º tempo

O regresso das férias de verão não podia ter sido muito melhor, com Miguel Oliveira a fazer o 4º tempo na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da República Checa. No fecho deste primeiro dia em Brno o piloto português terminou com o 13º melhor tempo a um segundo do mais rápido em MotoGP.

andardemoto.pt @ 2-8-2019 17:30:04

Miguel Oliveira e Hervé Poncharal, piloto e diretor da equipa Red Bull KTM Tech3, respetivamente, já tinham avisado que, apesar do mau resultado fruto da queda logo nas primeira voltas do Grande Prémio da Alemanha, a KTM RC16 tem vindo a subir gradualmente de performance e que atualmente já está num nível que permite ao piloto luso encontrar um bom “setting” base para atacar os melhores tempos.

Estas palavras, em antevisão ao Grande Prémio da República Checa, que começou com os dois primeiros treinos livres, deixaram-nos a todos nós com as expectativas altas para o que o Miguel Oliveira iria fazer no circuito de Brno. Mas a verdade é que nem nas nossas melhores previsões estava o 4º tempo obtido na sessão da manhã!

Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati) foi o piloto mais veloz em pista nessa primeira sessão, mas o português Miguel Oliveira não ficou muito longe do italiano vice-campeão de MotoGP. Menos de uma décima separou os dois. A explicação para este excelente resultado? O pneu traseiro.


Para além da KTM Racing ter estado a testar em Brno, o que lhes permitiu obter informações sobre como melhor afinar as suas RC16, Miguel Oliveira aproveitou a sessão de treinos desta manhã para tentar um registo veloz, e montou desde cedo um pneu traseiro macio. Isso permitiu-lhe surpreender tudo e todos, e o quarto melhor tempo foi um excelente resultado.

Da parte da tarde o jovem natural de Almada já não conseguiu estar tão acima na tabela de tempos liderada então por Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT), com o francês a ser o mais rápido neste primeiro dia do GP da República Checa em Brno.

Na segunda sessão de treinos livres Miguel Oliveira aproveitou para rodar com o objetivo de encontrar uma boa afinação para a corrida, e quando os pilotos que habitualmente vemos no topo da tabela de tempos de MotoGP decidiram colocar pneus traseiros macios, o “rookie” da Red Bull KTM Tech3 desceu um pouco na tabela de tempos combinados, terminando ainda assim num excelente 13º lugar, o que deixa boas perspetivas para o que pode acontecer amanhã

“Hoje foi um dia produtivo. Tivemos uma boa sessão logo durante a manhã, onde fomos muito rápidos e uns dos primeiros a colocar o pneu macio atrás, o que nos deu uma pequena vantagem. À tarde, o nosso plano foi avaliar se o pneu macio conseguia fazer a distância de corrida. Fizemos isso e no final realizámos uma volta rápida que poderia ter sido ainda melhor, mas ainda assim ficámos muito perto do Top 10 e isso deixa-nos muito felizes e com boas perspetivas para o dia de amanhã”, referiu Miguel Oliveira.


Resultados – Treinos Combinados (FP1 + FP2)

1. F. Quartararo (Yamaha) com 1min55.802s

2. M. Marquez (Honda) com 1min55.825s

3. J. Miller (Ducati) com 1min56.071s

4. A. Dovizioso (Ducati) com 1min56.071s

5. M. Viñales (Yamaha) com 1min56.084s

13. M. Oliveira (KTM) com 1min56.802s

andardemoto.pt @ 2-8-2019 17:30:04