Dakar 2020 – Paulo Gonçalves faleceu vítima de queda

Piloto português de 40 anos sofreu uma queda durante a especial da 7ª etapa do Rali Dakar na Arábia Saudita. Paulo Gonçalves não resistiu às lesões e o óbito foi confirmado no hospital de Layla.

andardemoto.pt @ 12-1-2020 10:47:17

Infelizmente esta é uma daquelas notícias que não queremos dar: o piloto português Paulo Gonçalves faleceu durante a 7ª etapa do Rali Dakar. Aos 40 anos de idade, “Speedy” Gonçalves como também é conhecido, sofreu uma queda ao km 276, e o óbito foi confirmado já no hospital de Layla para onde foi transportado de helicóptero.

A ASO confirmou a notícia com uma nota no site oficial do Rali Dakar.

Nessa mesma nota a organização refere que Paulo Gonçalves já se encontrava inconsciente quando os médicos chegaram ao local da queda, vítima de paragem cardiorrespiratória, e apesar das várias tentativas de reanimação realizadas pelos médicos no local, a morte de Paulo Gonçalves acabou, infelizmente, por ser confirmada.


O piloto português estava na sua 13ª participação no Rali Dakar, onde obteve como melhor resultado um 2º lugar desde que começou a enfrentar a dureza do Dakar em 2006.

Paulo Gonçalves, natural de Esposende, tem um currículo verdadeiramente de luxo: 13 títulos de Campeão Nacional de Motocross, 6 títulos de Campeão Nacional de Supercross, 4 de Campeão Nacional de Enduro, 1 de Todo-o-Terreno, campeão do mundo de Ralis Cross Country, 1 de vice Campeão de Motocross, 1 de vice campeão de Supercross, 3 de vice campeão Nacional de Enduro e três medalhas de Ouro nos Seis Dias de Enduro.

No Rali Dakar, prova que este ano enfrentou aos comandos de uma Hero Motorsport, Paulo Gonçalves demonstrou em diversas ocasiões o verdadeiro espírito do Dakar, ajudando outros pilotos, mesmo de equipas rivais, por vezes prejudicando a sua prova.


Também com a sua “assinatura” temos momentos inacreditáveis de superação.

Quem não se recorda da queda brutal que sofreu numa das edições realizadas na América do Sul, em que nas imagens de TV apenas vemos uma nuvem de pó a cobrir moto e piloto, e quando poucos pensavam, Paulo Gonçalves levanta-se e continua em prova quase como se nada fosse?

Momentos destes ficarão para sempre na nossa memória, e o Andar de Moto deixa aqui os seus mais sinceros sentimentos e condolências à família e amigos de Paulo Gonçalves.

andardemoto.pt @ 12-1-2020 10:47:17


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto